Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

A Associação Parque Minhocão, com espaço expositivo, cedido pelo projeto Bem Viver programa (Minha Casa, Minha Vida no centro), organiza uma exposição coletiva sobre o Elevado Presidente João Goulart.

A coletiva exibirá fotos, documentários a partir dos registros dos moradores, frequentadores, visitantes brasileiros e estrangeiros, mostrando as conquistas da comunidade em prol da criação do Parque Minhocão que será compartilhado com os carros. Fotografias de Adriano Choque, Davi de Lacerda, Felipe Morozini, Felipe Rodrigues, Lena Kilina, Luciana Alexandrino, Norma Bonaccorso, Paulo Von Poser e Pietro Sargentelli.

As faixas demostram o anseio dos moradores, os abaixo assinados evidenciam a vontade materializada dos 23 mil membros da Associação, o engajamento e a tão importante participação social, democrática organizada pelos voluntários e ativistas dos coletivos, que apoiam a criação do Parque Minhocão; o tão sonhado Conselho Gestor, que regrará o uso do espaço, atendendo aos anseios, o respeito a tranquilidade e sossego dos moradores dos edifícios lindeiros ao elevado.

Por que uma exposição sobre o Minhocão fora dele? 

Recentemente os CONSEGs - Conselhos de Segurança do bairro entraram com representação no Ministério Público;  o promotor recomendou explicitamente a Prefeitura Municipal que não autorizasse nem um tipo de evento no elevado que conta com 2k e 800 metros.

O Minhocão é apropriado para a prática de esportes, para pedalar, para caminhar, correr, andar de cadeiras de rodas, para brincar, jogar bola enfim, é um dos poucos espaços adequados a socialização e frequência das várias tribos.

Este veto é para impedir, cercear, controlar para que não sejam realizados, eventos educativos, sócio culturais, esportivos (apenas os corredores podem passar pelo no Minhocão) . Até esta data, a Prefeitura da SE tem acatado a decisão do Ministério.

Por que uma exposição sobre o Minhocão aqui?

Na selva de pedra, um lote urbano que possa ser vivenciado é uma raridade. A exposição ocupará um espaço desta natureza. Um sítio temporário, adjacente ao Minhocão – um hiato urbano, entre um antigo estacionamento e um novo edifício habitacional – a partir do qual, tal o Elevado, vivência e memória serão sincrônicas. O que acontece com o lote antes de uma nova construção? Normalmente, fica fechado. A iniciativa do projeto Bem Viver foi dar a oportunidade para que a comunidade vivencie o espaço neste período. Esta exposição compartilha do diálogo urbano, que nestes últimos anos deve ser reforçado.

Programação 

14 de novembro de 2017 – 3ª feira

17h00 – Abertura da Exposição Minhocão 

17h30 – Apresentação Jazz São Paulo

18h30 – Mesa “Cidade e Minhocão” – com Marcio Kogan (fundador do StudioMK27), Guto Requena (fundador do Estudio Guto Requena), Renato Cymbalista (presidente do Instituto Pólis) e Fernando Serapião (crítico de arquitetura e editora da Revista Monolito). Mediação de Duda Alcântara (organizadora da Virada Política) e Felipe SS Rodrigues (arquiteto da Associação Parque Minhocão)

21h30 – Término

16 de novembro de 2017 – 5ª. Feira

17h30 – Mesa “Cidade e Teatro Oficina” – Zé Celso (dramaturgo e diretor do teatro Oficina), Abilio Guerra (historiador e arquiteto, editor do Portal Vitruvius e da Romano Guerra Editora), Andre Czitrom (idealizador Projeto Bem Viver). Mediação de Annabela Andrade (defensora popular e ativista socioambiental da Comunidade Brasil e membro do Parque Minhocão)

18 de novembro de 2017 – sábado 

16h – Mesa “Mobilidade Urbana e Ocupação dos Espaços Públicos” – com Ana Carolina Nunes (diretora da ONG Sampapé), Carolina Guido (fundadora da startup Urb-i), Clayton Brasil (idealizador do projeto Cia de rodas para o Ar) e Raíssa Pinheiro (coreógrafa do Cia de rodas para o Ar). Mediação Ana Paula Camargo (psicóloga da Associação Parque Minhocão) 

25 de novembro de 2017 - sábado

19h – Exibição de Documentário – Projeção do documentário feito por estudantes do Colégio São Domingos sobre o Minhocão apresenta um novo olhar.

02 de dezembro de 2017 - sábado

17h – Mesa “Bem-estar Harmônico Equilibrando o Nosso Centro” – com Monica Jurado (organizadora do Tambores Flow), Bruno Perel e Marina Prathes (Comunidade Dedo Verde e Ilumina Sampa), Estela Gomes (Danças Circulares nos Parques de São Paulo). Mediação de Bibi Cunha (geógrafa da Associação Parque Minhocão).

11 de dezembro de 2017 – terça-feira

16h – Mesa “Protagonismo Feminino” – Conversa com Janaina Rueda (fundadora do O Bar da Dona Onça e A Casa do Porco) em roda de mulheres.

Atividades permanentes:

Doação e recebimento de livros, CDs, Revistas do GAS – Grupo de Ação Social. 

Programa “Transformando Sucata em Cidadania” Projeto de educação ambiental, implantação da coleta seletiva com o movimento de catadoras, ponto de entrega voluntária de óleo de cozinha usado (Lirium Reciclagem) e a coleta de eletroeletrônicos retirados (Coopermiti).

Loga Ambiental – apresentará no Eco Móvel, no dia 25 de novembro, ações afirmativas de cunho socioambiental para crianças que estiverem no espaço. 

Gratidão aos apoiadores

 Projeto Bem Viver Centro “Minha Casa Minha Vida”, Casa do Porco, Dona Onça, Hortifruti,

Cachaçaria do Rancho, Loga Ambiental, Inova GSU, Comunidade Brasil. 

Parceiro de Comunicação A vida no Centro

Paulo Von Poser assina o convite do evento, a placa do espaço, as faixas que foram desenhadas por ele, que é professor, arquiteto e membro do Parque Minhocão. A exposição tem a curadoria dos voluntários da Associação Parque Minhocão, Felipe SS Rodrigues, arquiteto, mestrando em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie e Annabella Andrade, defensora popular, gestora ambiental, ativista socioambiental.

Exposição Parque Minhocão

happens
from 14/11/2017
to 20/11/2017

opening
14 de novembro, às 17h.

more
Rua Major Sertório 585, Vila Buarque – São Paulo, SP.

source
Felipe SS Rodrigues
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided