Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

O MDU-UFPE, a UNICAP e o Grupo de Pesquisas Inquérito Portugal (PUC-Rio), articulou passagem do Professor Álvaro Domingues, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, pelo Recife, para palestra e workshop.

Palestra, dia 20 de novembro às 14h
Auditório Dom Hélder Câmara (UNICAP – Bloco A)

O Professor abordará o conceito de ‘Paisagens transgênicas’ desenvolvido em Vida no Campo (2012), ricamente ilustrado por fotografias produzidas em suas inúmeras incursões prospectivas ao interior de seu país. A partir dessa ideia, ele propõe um entendimento das transformações recentes e dos contrastes característicos do território português. Entrada franca.

Workshop, dia 21 de novembro às 14h
Concentração no CAC (campus UFPE)

A proposta do workshop é explorar o território em torno da BR-101 em seu trecho urbano a partir das perspectivas e conceitos propostos por Álvaro Domingues em A rua da estrada (2010) e das particularidades desta via que percorre boa parte do país em seu trecho recifense, ao longo da qual encontramos ocupações tão distintas quanto o campus da Universidade Federal de Pernambuco, o edifício sede da SUDENE, as terras remanescentes dos engenhos da Várzea do Rio Capibaribe e de seus afluentes, o Horto Dois Irmãos, o Açude de Apipucos e muitas áreas de ocupação informal instaladas sobre alagados e espaços residuais. Além de desenvolver análises e registros fotográficos e gráficos, o objetivo do workshop é aproximar o público recifense desta renovada perspectiva da geografia portuguesa.

Inscrições pelo email insustentavelarquitetura@gmail.com Podem se inscrever estudantes, profissionais, pesquisadores e docentes ligados aos campos da arquitetura, urbanismo, fotografia, história e geografia. Vagas limitadas. Para os estudantes, tanto a palestra como o workshop podem ser consideradas como carga horária de atividade complementar, mediante solicitação no momento da inscrição.

ÁLVARO DOMINGUES (Melgaço, 1959) é geógrafo e professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde também é investigador no CEAU-Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo. Suas pesquisas relacionam-se com a geografia urbana, o urbanismo e a paisagem. Das suas obras mais recentes, destacam-se Vida no campo (2012) e A Rua da Estrada (2010), publicadas pela Dafne Editora, além de Políticas Urbanas I e Políticas Urbanas II (com Nuno Portas e João Cabral, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003 e 2011) e Cidade e Democracia (Argumentum, 2006). 

Palestra com o Professor Álvaro Domingues

happens
from 20/11/2017
to 21/11/2017

where

Universidade Católica de Pernambuco
Rua do Príncipe, 526 - Boa Vista
Recife, PE

source
Diego Bis
Recife, PE

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided