Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Fotos de Lucca Messer, fotógrafo documentarista inglês que vive no Brasil há 12 anos, que durante 4 meses voltou suas lentes à comunidade de imigrantes haitianos que vivem no bairro do Glicério, região central de São Paulo, SP.

De acordo com o fotógrafo documentarista, o bairro transformou-se em um ponto de encontro dos haitianos devido ao isolamento cultural que sofrem na cidade. “A proposta é debater a imigração e dar destaque aos novos grupos de imigrantes na cidade”, fala Messer.

A mostra é um fragmento do trabalho do profissional, que pretende criar uma série das diversas comunidades ainda ignoradas no Brasil. O projeto foi produzido pelo haitiano Ocarl Joseph, que frequenta o bairro do Glicério, e conta com a colaboração de professores da Universidade de São Paulo (USP), especializados no tema de imigração, urbanismo e direitos humanos.

Além das imagens capturadas, será possível conhecer cada um dos personagens por meio de depoimentos em que os imigrantes revelam seus sonhos, família, trabalho, religiosidade e fé, como o de Esner Sylvain, 31 anos e que vive em São Paulo, há dois anos: “Nós jovens haitianos sempre temos um sonho de viajar, conhecer vários países e buscar uma vida melhor do que a no nosso país. Eu vim sozinho à cidade. O bairro do Glicério não me faz sentir que estou em um país estrangeiro, o bairro se parece um pouco com a minha cidade no Haiti. Aqui no centro tem muitos haitianos e nós haitianos gostamos de viver juntos e por isso estamos aqui juntos, no mesmo bairro."

Exposição fotográfica “Rostos Haitianos”

happens
from 09/12/2017
to 24/02/2018

where

Unibes Cultural
Rua Oscar Freire, 2.500
(11) 30654333

source
Janaína dos Santos
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided