Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Lançamento do livro e debate com convidados será no dia 07/12, às 19h, na Casa do Povo, com abertura da exposição “Cumbica”, do fotógrafo Tuca Vieira e exibição do filme Terminal 3, produzido pela Papel Social.

O projeto Contracondutas, desenvolvido no âmbito do Conselho Técnico da Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - como projeto de reparação coletiva indireta, chega à sua conclusão no dia 07/12 (quinta-feira), a partir das 19h, com o lançamento do livro “Contracondutas Ação Político-Pedagógica”, junto à exibição do documentário Terminal 3,produzido pela Papel Social, à abertura da Exposição Cumbica, do fotógrafo Tuca Vieira, com um debate sobre o tema entre os convidados Leonardo Sakamoto (Jornalista e Diretor da ONG Repórter Brasil); Marcus Menezes Barberino Mendes (Juiz Federal do Trabalho do TRT 15); Carlos Alberto Bezerra Junior (Médico, Deputado Estadual – PSDB e Presidente da Comissão de DH da Assembleia Legislativa de SP), e mediação de Ciro Pirondi, Arquiteto e Diretor da Escola da Cidade.

Este projeto busca responder com ações político-pedagógicas a parte das questões abertas pela fiscalização e flagrante de situações relacionadas ao trabalho análogo à escravidão em uma grande obra em Guarulhos, a do Terminal 3 do Aeroporto Internacional.

Por decisão do Ministério Público do Trabalho de Guarulhos, parte da verba do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), endereçado à construtora OAS, foi destinada à Associação Escola da Cidade para a elaboração de um projeto que problematizasse e impactasse o debate público sobre as grandes obras de infraestrutura, a migração e o trabalho análogo a escravo na contemporaneidade.

Idealizado por uma equipe interdisciplinar de profissionais, com curadoria de Carol Tonetti e Ligia Nobre, de maio de 2016 a dezembro de 2017, opera como dispositivo que atravessa diversas atividades didáticopedagógicas da Escola da Cidade, tais como o seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, o programa de Estágios de Pesquisa Científica e Experimental, disciplinas regulares de Meios de Expressão que tratam das relações entre Arte e Arquitetura e o Estúdio Vertical, ao mesmo tempo em que incorpora e provoca indagações acadêmicas, jornalísticas e artísticas, projetando-se em direção ao debate público do tema e de suas repercussões na cidade, nas relações sociais, na ocupação do território, nos fluxos migratórios, nas políticas públicas e nas produções culturais.

Entre tais ações previu-se a realização de intervenções de interesse público como forma efetiva de envolver outros agentes nos debates e na proposição de atuações.  Todas essas atividades e pesquisas encontram-se reunidas no site do projeto.

No âmbito da 11° Bienal de Arquitetura, que acontece em São Paulo, o projeto encontra um alinhamento às discussões propostas pela curadoria, destacando os questionamentos acerca do projeto singular e a importância de se valorizar a articulação de agentes e processos capazes de expandir a ação do arquiteto, somando e adensando as possibilidades de debates interdisciplinares junto da equipe da Casa do Povo, no momento de sua conclusão.

Por quê Contracondutas?

A escolha pelo nome Contracondutas se coloca como um posicionamento crítico e reflexivo em relação ao termo conduta, trabalhado por Foucault a partir de Montaigne, para se referir a uma série de técnicas e procedimentos que funcionam para a condução de um conjunto de indivíduos. Interessa aqui o caráter ambivalente do termo, ressaltado por Foucault, já que uma determinada conduta implica em conduzir também a maneira como nos deixamos conduzir, como nos comportamos sob o efeito do ato condutivo.  Aplicado ao campo disciplinar o termo coloca-se como necessária tomada de consciência e produção de conhecimento acerca dos sistemas e relações de trabalho, mapeando as condutas existentes, e para além disso, propondo “condutas outras” válidas como alternativas e ressignificação política a procedimentos normatizados no meio de atuação profissional em que nos situamos.

11ª Bienal de Arquitetura

A BaseMóvel, um dispositivo de mediação e práticas reflexivas do projeto - desenvolvido por Vitor Cesar junto da equipe do projeto e alunos do bacharelado em História da Arte da UNIFESP - circulou por praças e espaços públicos de Guarulhos e ocupa agora o salão da Casa do Povo. Durante os meses de novembro e dezembro, além de acolher as atividades dos coletivos e equipe da Casa do Povo, serão propostas conversas e oficinas que retomam e inserem o debate sobre a imigração e o trabalho escravo no território do Bom Retiro.

No terceiro andar da Casa, a exposição Cumbica apresenta o resultado de uma expedição fotográfica que o fotógrafo Tuca Vieira realizou a convite dos editores do projeto Contracondutas para integrar a publicação “Contracondutas Ação Político-Pedagógica”.

O resultado impactante das fotografias panorâmicas de Tuca Vieira durante expedição de bicicleta, que circundou os limites entre o Aeroporto de Guarulhos e a malha urbana de seu entorno, serão montadas em grande formato. Duas a duas, num total de seis, essas grandes fotografias ocupam três salas e propõem uma imersão nesse território descontinuado e desconhecido, que alternado à visão da metrópole, enquadrada pela arquitetura do terraço da Casa do Povo, reiteram a discussão proposta pelo urbanista Kazuo Nakano.

Motivado por essa expedição, e em diálogo com o trabalho de Tuca Vieira, Nakano reflete sobre a relação entre os espaços lisos e estriados da metrópole como lugares ao mesmo tempo de tensão e potencial transformação.

A ocupação do terceiro andar da Casa do Povo pela exposição Cumbica estabelece um diálogo arquitetônico entre a produção do artista e o espaço que o acolhe, o 3° andar, antes restrito ao acesso do público.

Lançamento do livro “Contracondutas, Ação Político-Pedagógica"

happens
in 07/12/2017

where

Casa do Povo
Rua Três Rios, 252 - Bom Retiro
São Paulo SP
e-mail

source
Cobogó
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided