Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

A mostra chega a sua 5ª edição com curadoria de Paulo Reis e destaca a presença de jovens artistas

De 22 de setembro a 28 de novembro, os galpões do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo receberão a “Paralela 2010 // A Contemplação do Mundo”. A mostra chega a sua 5ª edição com a participação de 82 artistas e sob a curadoria de Paulo Reis, diretor do Carpe Diem Arte e Pesquisa, centro cultural em Lisboa, e co-editor da Dardo Magazine, revista internacional de arte e contemporânea.

O tema desta edição – A Contemplação do mundo – é título de uma obra do sociólogo francês Michel Maffesoli, que, por meio de conceitos como cultura, tempo, memória, lugar e história, busca a compreensão da passagem do século XX para o XXI. “Tomemos a ideia de contemplar o mundo através das obras destes artistas, reconhecendo a capacidade de refletirem sobre temas comuns, problematizando-os e, sobretudo, criando uma representação, que é o papel da arte”, convida o curador.

Com a proposta de ser uma mostra complementar à Bienal de São Paulo (que acontece de 21 de setembro a 12 de dezembro, no Parque Ibirapuera), a Paralela 10 destaca a participação de jovens artistas ao lado de alguns dos principais nomes dos anos noventa. “Para o filósofo Arthur Schopenhauer, os artistas emprestam-nos seus olhos para vermos o mundo. Os oitenta e dois artistas aqui reunidos oferecem-nos generosamente suas visões, pois afinal o mistério é algo que se partilha”, justifica Paulo Reis.

Paralela 2010 // A Contemplação do Mundo
por Paulo Reis

As alterações políticas, sociais e científicas do mundo atual produzem atualizações ou atualização relacional naquilo que denominamos de cultura. Estando em um ritmo acelerado com as novas tecnologias de informação e de comunicação, a sociedade passa por um choque contínuo de aprendizado. A era atual, remotamente denominada de neobarroca por alguns autores, é muito mais neorenascentista dada à sua capacidade de expansão dos novos modelos de operação e de consciência. 

A partir de conceitos de hibridização, de miscigenação, de convergências e confluências de ideias acessíveis a todos – a tal biblioteca aberta nas palavras de Gilles Deleuze -, vivemos num mundo sendo constantemente atualizado. Hegel já previra nos termos de zeitgeist, o espírito do tempo cujo motor será sempre a história. O tempo não para, todavia perdeu a sua importância na emergência em que vivemos. A cibercultura preconizada por Pierre Lévy pensa a engenharia do laço social para construir árvores do conhecimento. Estas árvores, abertas e democraticamente acessíveis a todos graças às tecnologias existentes, é a sua mais valia.

Um dos autores fulcrais para a compreensão do século XX – bem como este que está começando – Michel Maffesoli indica-nos a chave para a passagem do portal do nosso tempo. O título A Contemplação do mundo, livro  profético de Maffesoli, foi tomado como farol para a discussão nesta Paralela 2010. Conceitos como cultura, tempo, memória, lugar, história e acontecimentos numa esfera global, servem-nos de fios para percorrer a este labirinto de imagens e poéticas. Sob a égide maffesoliana de que “o sonho e o pensamento estão estreitamente ligados, sobretudo nos momentos em que as sociedades sonham-se a si mesmas”, tomemos a ideia de contemplar o mundo através das obras destes artistas. Contudo não se trata da defesa de uma tese sociológica, ilustrada pelas obras de arte, mas do reconhecimento da capacidade dos artistas de refletirem sobre temas comuns, problematizando-os e, sobretudo criando uma representação que é o papel da arte.

A cientista social Susan Buck-Morss no seu livro Thinking past terror concluiu que o 11 de Setembro modificou de forma irrevogável o contexto da fala dos intelectuais. Em suas palavras, nós somos testemunhas das mutações atuais e se os intelectuais não tiverem capacidade de tomar parte no que acontece agora, ao separar o discurso acadêmico da vida política, corre-se o risco destes serem excluídos do pensamento global, para concluir que pensar e escrever para uma esfera global não é tarefa fácil. 

Este ano, a Paralela completa oito anos de existência. Foram quatro edições que no passado mostraram propostas insuspeitas da vitalidade da arte contemporânea brasileira através do olhar arguto dos curadores Moacir dos Anjos, Vitória Daniela Bousso e Rodrigo Moura. Se nas edições anteriores as experiências históricas cruzaram-se diacronicamente com o tempo presente, nesta edição privilegiamos colocar em palco nomes fulcrais dos anos noventa ao lado de nomes emergentes, pois como disse o poeta da geração o tempo não para. Para Schopenhauer os artistas emprestam-nos seus olhos para vermos o mundo. Os oitenta e dois artistas aqui reunidos oferecem-nos generosamente suas visões, pois afinal o mistério é algo que se partilha.

Participam da “Paralela 2010 // A Contemplação do Mundo” os artistas abaixo:

Adriana Varejão
Alex Cerveny
Alexandre da Cunha
André Komatsu
Brígida Baltar
Bruno Dunlay
CabeloCao Guimarães
Carla Zaccagnini
Carlos Bevilacqua
Chelpa Ferro
Chiara Banfi
Daniel Acosta
Débora Bolsoni
Detânico & LainDias & Riedweg
Ding MusaEder Santos
Edgard de Sousa
Eduardo Verderame
Erica Verzutti
Felipe Barbosa
Felipe Cama
Felipe Cohen
Felippe Segall
Fernanda Chieco
Fernanda Gomes
Flávia Metzler
Georgia Kiryakakis
Gustavo Rezende
Héctor Zamora
Iran do Espírito Santo
Jarbas Lopes
João Loureiro
José Rufino
Laura Belém
Laura VinciLays Mirrha
Lenora de Barros
Lina Kim
Lucas Bambozzi
Marcellvs L
Marcelo Amorim
Marcelo Moscheta
Marcelo Solá
Márcia de Moraes
Márcia Xavier
Marcos Chaves
Marepe
Mariana Manhães
Mariana Palma
Marina Rheingantz
Mauro Piva
Milton Marques
Nicolás Robbio
Niura Bellavinha
Ogrivo
Osgêmeos
Patricia Osses
Paulo Climachauska
Paulo Nenflídio
Pedro Motta
Rafael Assef
Rafael Carneiro
Raul Mourão
Regina Parra
Reginaldo Pereira
Renata Lucas
Rodolfo Parigi
Rodrigo Bivar
Rodrigo Matheus
Rogério Degaki
Rosana Palazyan
Rosana Ricalde
Sandra Cinto
Thiago Rocha Pitta
Tiago Carneiro da Cunha
Tiago Tebet
Tonico Lemos Auad
Valdirlei Dias Numes
Vânia Mignone
Wagner Malta Tavares

Mostra “Paralela 2010 // A Contemplação do Mundo” divulga a lista dos 82 artistas participantes

happens
from 23/09/2010
to 28/11/2010

more
terça a sexta das 12h às 18h, sábado e domingo das 10h às 18h
entrada gratuita

where
Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo
R. Cantareira, 1351 - Luz
São Paulo SP Brasil

source
Sofia Carvalhosa
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided