Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

A mostra - que abre no próximo dia 18 de abril - joga luz sobre o trabalho do francês Auguste Perret, um dos mais importantes arquitetos da primeira metade do século XX

No Brasil - e possivelmente na América Latina -, a única obra realizada por Perret foi justamente o projeto arquitetônico do prédio da FAAP, a partir de esboços feitos pelo conde Armando Alvares Penteado, idealizador da instituição.

Por esta razão, a mostra Abrindo arquivos: o arquiteto Auguste Perret e o projeto para o Museu da FAAP revela a importância de Perret para a arquitetura moderna, com a exposição de cartas, livros, revistas, croquis, plantas, imagens, entre outros documentos que apresentam a concretização do edifício, reconhecido, principalmente, por abrigar um painel de vitrais assinados por artistas como Lasar Segall, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, entre outros.

A exposição do MAB-FAAP insere-se no vasto panorama de redescobertas e apreciação da obra do arquiteto e da Frères Perret, empresa de arquitetura que liderava ao lado dos dois irmãos: Gustave e Claude. "São Paulo só tem a ganhar na valorização de uma de suas paisagens urbanas mais ricas", destaca a professora Maria Cristina Wolff de Carvalho, curadora da exposição ao lado do professor Francisco Barros. 

No cenário internacional, seguindo a tendência revisionista da arquitetura, a produção de Perret vem sendo reconhecida e celebrada com exposições, publicações, enquadramento em programas de preservação, restaurações e requalificações, a exemplo da cidade de Le Havre, na França, que foi reconstruída com projetos da Frères Perret, após ter sido severamente bombardeada na 2ª Guerra Mundial. O município foi tombado pela Unesco como patrimônio da humanidade e hoje é um destino turístico que movimenta artes, cultura e economia.

O início de tudo

A história do edifício-sede da FAAP tem início no ano de 1938, quando o conde Armando Alvares Penteado registrou em seu testamento a vontade de criar uma escola de artes e uma pinacoteca. Ao falecer, em 1947, coube à D. Annie Alvares Penteado, sua esposa, dar continuidade ao seu desejo, criando a instituição que levaria seu nome.

Armando Alvares Penteado havia deixado um esboço do projeto arquitetônico da FAAP, que foi aprimorado em estudo preliminar pelo arquiteto franco-polonês radicado no Brasil, Antoni Wincenty Dygat (1886-1949) e, a pedido de D. Annie, encaminhado a Auguste Perret, em 1947. Em 1949, o projeto definitivo ficou a cargo dos irmãos Perret, da empresa Frères Perret: Auguste (1874-1954), Gustave (1876-1952) e Claude (1880-1960).

As obras dos irmãos Perret têm um significado muito abrangente, que vai da teoria da arquitetura ao desenvolvimento de processos de construção inovadores. "Ao aliar a concepção estrutural ao uso de um sistema construtivo racionalizado e modulado e ao propor o emprego de um material até então ignorado na construção de edifícios, o concreto armado, a Frères Perret abriu caminho para uma revolução no modo de se conceber e também perceber a arquitetura", explica a curadora.

A exposição do MAB-FAAP traz novamente à tona a arquitetura perretiana, por muito tempo estigmatizada e vista com desconfiança por sua estética evidentemente clássica, por seus vínculos com o historicismo e por fugir dos padrões modernistas mais disseminados.

Em cartaz até 27 de maio, poderá ser visitada de segunda a sexta-feira (com exceção de terças-feiras), das 10h às 18h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Exposição do MAB-FAAP retorma a história de seu edifício-sede do arquiteto francês Auguste Perret

happens
from 18/04/2018
to 27/05/2018

where
MAB Faap
Museu de Arte Brasileira Faap
Rua Alagoas 903 Higienópolis
São Paulo SP Brasil
terça a sexta-feira, das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
(11) 36627198

source
FAAP
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided