Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Conhecidos por suas obras repletas de discurso político e ironia, os argentinos apresentam Plato del día, além de estarem presentes na SP-Arte dentro do estande da Adelina Galeria

O coletivo DOMA, formado por artistas argentinos, inaugura Plato del día na Adelina Galeria no próximo dia 10 de abril, terça-feira, a partir das 19 horas. Expondo pela segunda vez no País, os artistas criaram as peças depois de uma residência em São Paulo, onde puderam se aproximar mais da cultura brasileira.

Assim como em outros trabalhos, o DOMA apresenta uma exposição carregada de ironia  e com fortes críticas políticas. Em 11 peças que compõem Plato del día, o público poderá refletir sobre machismo, o efeito do uso excessivo de celulares, o culto ao corpo perfeito, bem como uma cultura de ostentação fruto de uma sociedade baseada no consumo e, claro, também falam sobre o conturbado momento político nacional. 

“O DOMA usa os conceitos de site specifc art. Criamos a partir da necessidade do espaço onde vamos expor ou, como é o caso dessa mostra, baseados numa relação com o local - muito mais ligada à questão da experimentação social e cultural. Fiquei cerca de quatro meses em São Paulo, buscando referências, tentando me aproximar mais da cultura brasileira e dos seus costumes, o que acaba se refletindo nas peças. A exposição é o resultado de uma experiência, de um encanto pelo diferente e uma fascinação pelo ridículo, pelo injusto e pelo verdadeiro estilo brasileiro”, explica o artista Orilo Blandini, um dos criadores do DOMA ao lado de Julian Pablo Manzelli. 

DOMA

DOMA é um grupo de artistas argentinos que começou a trabalhar com arte urbana em Buenos Aires, em 1998 fazendo instalações, estêncils, projeções na rua e campanhas absurdas. Eles estudaram Ilustração, Cinema e Design Gráfico, mas depois trabalharam com diferentes mídias e formatos, explorando novas áreas e técnicas.  Desde o início eles criavam universos conceituais, mundos diferentes e personagens que se desenvolveram até criarem vida com a especialização em instalaç?es, brinquedos, animação, dioramas e objetos de arte contemporânea. Em mais de uma década eles desenvolveram um estilo reconhecido, caracterizado por uma ácida e absurda visão da realidade.  DOMA é formado por Julian Pablo Manzelli/Orilo Blandini.

Sobre a Adelina Galeria

A Adelina Galeria, inaugurada em abril de 2017, nasceu como um espaço para comercializar, produzir, conviver, pesquisar e falar sobre arte contemporânea, buscando ampliar seus diálogos, suas possibilidades e seus públicos. Para isso, muitas são as relações com as quais a galeria se compromete a ativar, cultivar e transformar.

Como recorte, a Adelina Galeria representa e trabalha com artistas vinculados à América Latina. Além de propor uma relação mais próxima com os artistas, a galeria busca firmar parcerias de diversos perfis no bairro, reforçando o conceito de território que baseou a sua criação. O espaço, idealizado por Fabio Luchetti e dirigido por ele e sua equipe, está localizado em Perdizes.

Coletivo DOMA<br />Divulgação

Coletivo DOMA
Divulgação

Exposição do Coletivo DOMA

happens
from 11/04/2018
to 09/06/2018

opening
10 de abril, às 19h.

where

Adelina Instituto Cultural
Rua Cardoso de Almeida, 1285, Perdizes
São Paulo, SP
de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e, aos sábados, das 10h às 17h.

source
Vanessa Fontes
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided