Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Circuito Cultural Bradesco Seguros e Unibes Cultural reforçam o objetivo de gerar mudanças de paradigmas no público através de exposições experienciais e inaugura Diálogo com o Tempo

Depois de exibida na Alemanha, Suíça, Finlândia, Israel, Singapura e Taiwan, a exposição Diálogo com o Tempo chega pela primeira vez à América Latina, na Unibes Cultural, com patrocínio deBradesco Seguros e Cateno.

A iniciativa, apresentada pelo Circuito Cultural Bradesco Seguros, traz uma experiência interativa e intergeracional, onde sensações limitantes vividas pelo envelhecimento e os efeitos físicos desta passagem de tempo são simuladas, oferecendo uma possibilidade de reflexão sobre um tema cada vez mais presente na sociedade: a longevidade e nossa dificuldade em lidar com suas questões.

“Refletir e introduzir o tema da longevidade de forma ampla, reflexiva e potente é um dos nossos grandes desafios”, diz Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural, que completa: “Temos alguns estigmas sociais a serem vencidos em nossa sociedade e, sem duvida, este é um deles. Estamos bastante entusiasmados de poder trazer, ineditamente, ao Brasil esta exposição, que aborda o tema de forma única e pode contribuir para o nosso processo de civilidade”.

A exposição Diálogo com o Tempo fica em cartaz de abril a outubro de 2018 e permite que os visitantes experimentem o mundo das pessoas idosas ao apresentar vários aspectos sobre a idade de forma criativa, educativa e divertida. Ao mesmo tempo, reafirma o papel da Unibes Cultural como hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo – com a intenção de apoiar um debate positivo sobre o envelhecimento e diminuir perspectivas negativas sobre o avanço da idade. A Produção Executiva da montagem brasileira é de Calina Projetos.

Envelhecer não significa necessariamente declínio, isolamento e perda e quem mostra isso aos visitantes, seguindo o conceito das exposições criadas pela empresa alemã Dialogue Social Enterprise, são os próprios idosos, com idades entre 70 e 90 anos, que trabalham como guias facilitadores e comunicam estes aspectos. Eles são os especialistas que lideram e estimulam este especial diálogo intergeracional, ao compartilhar suas experiências sobre o envelhecimento e apresentar suas capacidades.

“No século XXI, este é um dos mais preciosos fatos que demandará um enorme compromisso de todos nós para lidarmos com esse entendimento. Pensar que a jornada da vida pode e deve ser uma agenda propositiva e de realizações múltiplas faz com que Diálogo com o Tempo seja um grande farol dessa perspectiva”, finaliza Assami.

Envelhecer é uma das mais importantes questões sociais da atualidade, especialmente frente a mudanças demográficas que estão acontecendo no mundo. É um tema crucial e (ainda) desconfortável, mas que precisa ser encarado. Em 2050, um terço da população mundial estará acima dos 65 anos e um grande número dessas pessoas poderá alcançar uma idade muito avançada.

Diálogo com o Tempo tem o potencial de agir como uma base importante para chamar a atenção para as condições humanas básicas que as pessoas idosas merecem, e, por outro lado, reduzir o medo do envelhecimento frente a uma geração mais jovem.

No Diálogo com o Tempo, os visitantes sentem que um envelhecimento feliz e saudável é possível e deve ser o objetivo de cada um, passando por seis ambientes cenograficamente desenvolvidos:

PRÓLOGO: Envelhecer é um processo natural

Nós normalmente não estamos atentos ao nosso constante envelhecimento. Mas cedo ou tarde, todos chegam ao ponto em que a idade se torna aparente e não pode mais ser ignorada. Os visitantes começam assistindo a um vídeo de 4 minutos, em que o rosto de uma mulher muda conforme o passar do tempo, numa demonstração poderosa do envelhecimento. Apesar de não ser visível no dia-a-dia, vai acontecendo aos poucos, e, em um certo momento, a idade avançada se faz presente.

SALA DE DIÁLOGO 1: Envelhecer é um assunto pessoal

Na primeira sala de diálogo, os visitantes conhecem o guia que os acompanhará durante a exposição. Ele se apresenta e dá breves detalhes sobre sua vida. Em seguida acontecem jogos que encorajarão uma primeira discussão a respeito das diferentes facetas do envelhecimento.

O jogo Envelhecimento Feliz chama atenção para o fato de que o envelhecimento é um assunto pessoal. Todos vivem e experimentam isso de formas diferentes. “Eu não conheço nenhuma pessoa mais velha que…” demonstra que todos podem ser influenciados por estereótipos.

SALA AMARELA : A diversidade do envelhecimento – Limitações

A cor amarela simboliza o modo como pessoas idosas podem enxergar com a idade avançada, quando sua percepção visual muda através da pigmentação da retina.

Nesta sala, diversas estações dão a oportunidade aos visitantes de simularem limitações relacionadas à idade. Por exemplo, subir escadas com pesos no corpo; tentar entender uma mensagem de voz com oscilações de volume; tentar utilizar um controle remoto usando luvas; identificar pequenas figuras em uma tela; e abrir uma porta com mãos trêmulas. Os visitantes descobrem quais estratégias auxiliam quando estas limitações ocorrem.

SALA ROSA: A diversidade do envelhecimento – Oportunidades

De acordo com a psicologia das cores, a cor rosa representa amor, compaixão, cuidado e esperança. Esta sala conta com três estações, cada uma com uma instalação de vídeo em que uma pessoa idosa conta uma pequena história. Os protagonistas compartilham sua sabedoria, experiências e paixões trazendo um impulso positivo para se lidar com a idade avançada.

Enquanto os visitantes estão explorando as salas amarela e rosa, alguns colares começam a incomodar, surpreendendo os visitantes. Os guias motivam os outros participantes a aplaudirem estas pessoas e os encaminha à “aposentadoria”. Os visitantes restantes continuam com suas atividades e os “aposentados” sentam-se em um banco em uma área especialmente demarcada “apenas para aposentados”. Eles podem observar as atividades dos outros mas já não têm a chance de participar. Depois de alguns minutos todos os visitantes (“aposentados” e “ativos”) são convidados a ir à próxima sala de diálogo.

SALA DE DIÁLOGO 2: O futuro da idade avançada

Esta sala explora a questão de como nosso ambiente deveria ser moldado para responder positivamente às mudanças demográficas e corresponder às demandas do envelhecimento da sociedade.

Primeiramente, os visitantes trabalham em uma série de gráficos animados para aprenderem sobre mudanças demográficas. Por exemplo, eles podem arriscar um palpite sobre o número de centenários no mundo em 2011/12 (316.000) e o número projetado para 2050 (3,2 milhões), segundo relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 2012. Algumas questões abrem um debate sobre situações da vida pessoal agora e no futuro.

EPÍLOGO: Nunca é tarde demais!

O epílogo completa a experiência da exposição. Aqui os visitantes aprendem fatos interessantes sobre idade, envelhecimento e pessoas idosas. Antes de deixar o Diálogo com o Tempo, os visitantes podem pegar dicas para um envelhecimento feliz e saudável e escrevem comentários no livro de visitas.

Exposição "Diálogo com o tempo"

happens
from 17/04/2018
to 13/10/2018

where

Unibes Cultural
Rua Oscar Freire, 2.500
(11) 30654333

source
Vicente Negrão Assessoria
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided