Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói abre, no dia 14 de abril, duas novas exposições: “Senhor dos caminhos”, do artista Ayrson Heráclito; e “Água parada”, da artista VívianCaccuri. Ambas têm a curadoria de Pablo León de la Barra e Raphael Fonseca

"Senhor dos caminhos", Ayrson Heráclito

Nascido e residente em Salvador, na Bahia, Ayrson leva ao museu uma série de novos trabalhos feitos na linguagem do vídeo e da fotografia.  O artista segue, com sua pesquisa em torno das maneiras de trazer para a contemporaneidade elementos sagrados das religiões africanas com uma linguagem que geralmente está na fronteira entre o documental e o ficcional. Há um claro diálogo de sua pesquisa com certa perspectiva espiritual e transcendental, mas sempre a afirmar seu lugar urbano e precário. Essa exposição está baseada em dois elementos centrais. Em primeiro lugar, se trata de uma homenagem ao orixá Ogum, reconhecido nas religiões afro-brasileiras como o "senhor dos caminhos". Ferreiro, senhor das guerras e da agricultura, Ogum é transformado no sincretismo católico na figura de São Jorge e, portanto, é uma das culturas afro-brasileiras mais celebradas. 

Na abertura da exposição será oferecida uma feijoada em homenagem a Ogum para os frequentadores do museu. Os elementos restantes dessa ação performática tomarão conta do centro do Salão Principal da exposição junto a duas grandes videoinstalações. Em uma, há um trem filmado em Cachoeira, na Bahia e, ao seu lado, outro vídeo em que aparece um ferreiro. Em outros dois, podem ser observados detalhes de uma feijoada sendo cozinhada, lembrando a ação da abertura. Em segundo lugar, outros três vídeos, também inéditos, partem da leitura feita pelo artista do livro ‘História do futuro’ (escrito em 1649 e publicado em 1718), do padre Antonio Vieira. A publicação, que chegou a ser acusada de heresia, devido à sua linguagem livre e cheia de teorias filosóficas, faz um elogio ao império português.

“O artista se apropria de fragmentos da escrita de Vieira e cria as suas próprias histórias do futuro, aqui representadas por três episódios: hidromancia, agromancia e aeromancia. Estas são as histórias do futuro escritas pela parceria inusitada de Ayrson e Vieira e filmadas nas viagens do artista pela África”, finaliza Pablo León de la Barra.

"Água parada", de Vívian Caccuri

No projeto que ocupará a varanda do museu, a artista dá prosseguimento à sua pesquisa sobre o som e como ele pode afetar de diferentes maneiras o corpo humano e sua experiência estética. Por meio de caixas de som espalhadas no espaço, a artista apresenta uma trilha inédita feita a partir dos ruídos de mosquitos.

No último ano, Vivian tem investigado as relações de veneração e medo proporcionados pelos mosquitos em diferentes culturas, em especial no Brasil e na África. “Responsável pela transmissão de doenças em tempo recorde, o mosquito tende a incomodar as pessoas devido ao seu zumbido que parece anunciar uma picada e faz com que a resposta física seja imediata. Nessa instalação, portanto, o público será recebido por faixas de fumaça que tornam a experiência da varanda peculiar e, somada ao ruído insistente, ofereceram uma experiência estética em que a visão será totalmente mediada pela audição e pelo tato”, explica Raphael Fonseca. 

A história do futuro_capítulo da Agromancia, O Baobá, Impressão fotográfica 150 x 225 cm

A história do futuro_capítulo da Agromancia, O Baobá, Impressão fotográfica 150 x 225 cm

MAC Niterói abre duas novas exposições inéditas

happens
from 14/04/2018
to 28/07/2018

where
MAC de Niterói
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem, Niterói - RJ, 242
Terça a domingos 10:00 ás 18:00

source
Bárbara Chataignier
Rio de Janeiro RJ

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided