Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

O ciclo de oficinas que compreende o período entre 21 de abril e 29 de julho relaciona-se ao conjunto de temas que fundamentam a programação de 2018 e tem na exposição Histórias Afro-atlânticas seu eixo conceitual.

Com uma grande mostra coletiva, a ser inaugurada no fim de junho, e outras exposições monográficas distribuídas ao longo do ano de artistas como Maria Auxiliadora, Aleijadinho, Emanoel Araújo, Melvin Edwards, Rubem Valentim, Sônia Gomes, Pedro Figari e Lucia Laguna, o museu dá continuidade ao projeto de evidenciar perspectivas que pluralizam e que, eventualmente, confrontam as narrativas convencionais da história da arte e da política.

Histórias Afro-atlânticas apresentará, por meio de obras e documentos, diversas formas de intercâmbios ocorridos entre África, Europa, Américas e Caribe, destacando a riqueza e a peculiaridade de manifestações culturais essencialmente híbridas, mas sem preterir o olhar crítico ao contexto trágico em que esses encontros se deram. À luz dos atuais debates raciais, artistas respondem aos traumas estruturantes das sociedades modernas ocidentais, ora expondo as violências que sobrevivem no momento contemporâneo, ora retomando e elaborando narrativas construtivas de uma noção identitária.

As oficinas buscam acentuar o caráter de encontro, referenciando-se, em certa medida, a um modelo de compartilhamento e preservação de saberes em que a oralidade tem particular importância. Nesse sentido, artistas, religiosos, mestres e pesquisadores foram convidados a compartilhar um conhecimento específico com o público, por meio de diálogos e propostas práticas que serão realizados quinzenalmente e ocuparão tanto os espaços internos do museu, como o vão livre e a avenida Paulista.

Em concomitância com as exposições Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência e Imagens do Aleijadinho, as oficinas do primeiro semestre de 2018 abordarão diferentes formas de religiosidades praticadas entre populações afrodescendentes no Brasil. Pretende-se, com essa programação, compreender os espaços do terreiro de candomblé e umbanda ou as irmandades católicas negras, como importantes pontos de preservação de conhecimentos ancestrais e conservação da cultura material produzida por comunidades que não têm considerável representabilidade em sistemas museológicos.

Organização
Pedro Andrada e Leonardo Matsuhei
Mediação e Programas Públicos, MASP

Programação

21 e 22 de abril
Oficina 1
Tecendo pequenos Axós: vestimenta e simbologia nos terreiros, com Fernanda Vilhena e Hanayrá Negreiros

5 e 6 de maio
Oficina 2
Ferramentaria de santo: cetros reais e indumentária de voduns e orixás, com Mãe Sandra de Xadantã, Denis Figueiredo e Eduardo Oliveira.

19 e 20 de maio
Oficina 3
Nsaba: plantas medicinais na tradição afro-brasileira, com Tata Jaga Anzulo, Ricardo Souza Chiarella e Pedro Carlesi.

2 e 3 de junho
Oficina 4
Técnicas e orientações em desenho e pintura, com João Cândido da Silva

16 e 17 de junho
Oficina 5
Universo da congada: toques, passos e adereços, com Isabella Santos e Congada de Santa Ifigênia de Mogi Das Cruzes

30 de junho e 01 de julho
Oficina 6
Ìkórítá: o caminhar como poética, com Moisés Patrício e Ogan Cleiton de ?àngó

14 e 15 de julho
Oficina 7
Narrativas negras em quadrinhos, com Marcelo D’salete

28 e 29 de julho
Oficina 8
A confirmar

Oficinas: Histórias afro-atlânticas

happens
from 21/04/2018
to 22/04/2018

where
MASP
Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578 Cerqueira César
São Paulo SP Brasil
Terças, quartas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h (bilheteria aberta até às 17h). Quintas-feiras, das 11h às 20h (bilheteria até às 19h)
(11) 3251 5644
e-mail

source
MASP
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided