Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Com a exposição os pesquisadores têm o prazer de convidar a todos a perceber como podem nascer verdadeiros projetos arquitetônicos a partir da exploração formal dos blocos de montar

Os jogos estão presentes em toda história da sociedade. No contexto educacional, apresentam-se como materiais lúdicos, os quais podem ser amplamente utilizados nos processos de ensino e aprendizagem. No que diz respeito aos jogos de blocos de montar, dentre os quais merecem ser destacados os Fröebel Gifts (os blocos de Fröebel) e os mundialmente famosos bloquinhos de LEGO, eles contribuem para a estimulação da criatividade e para o desenvolvimento da abstração formal.

No campo da Arquitetura, com os blocos de montar, podem ser construídos os primeiros esboços volumétricos de um projeto. Com esses jogos, os arquitetos conseguem testar algumas soluções formais e estruturais de suas criações. No ensino da Arquitetura, os jogos podem ser utilizados no estudo da forma, das noções geométricas, de composição, de escala e proporção, etc.

É esse universo de possibilidades dos jogos de montar para a concepção de projetos arquitetônicos que apresentamos nesta exposição. Nela, estão reunidos alguns projetos desenvolvidos por graduandos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF a partir da utilização dos seguintes jogos: LEGO Architecture Studio, Arckit, Brincando de Engenheiro, Tegu, Montatudo, Playmags, Pinos Mágicos, Material Dourado e Multiblocks. Ainda há projetos que utilizam os jogos digitais Minecraft e LEGO Digital Designer.

Além desses, também apresentamos o Archbricks, um jogo desenvolvido pelo LEAUD, concebido para ser produzido com auxílio de tecnologias de fabricação digital, mais especificamente, com o uso de impressoras 3D. Assim, buscamos democratizar o acesso ao jogo por nós projetado, tendo como premissa a cultura maker e as noções contemporâneas de open source (código aberto) e de DIY (faça você mesmo).

Esta exposição é resultado de uma pesquisa intitulada “A linguagem lúdica e volumétrica dos blocos de montar, das maquetes e dos modelos tridimensionais e o ensino da Arquitetura e Urbanismo na contemporaneidade”, a qual tem sido desenvolvida, desde 2014, sob a coordenação do Prof. Dr. Frederico Braida, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFJF) e no Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído (PROAC/UFJF), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Ao longo desses anos de investigação, foram diversos alunos e pesquisadores que deram suas contribuições para chegarmos aos resultados que por ora apresentamos. Deixamos aqui nossos agradecimentos a todos que participaram ou ainda participam da pesquisa, dentre os quais merecem destaque: Ashiley Adelaide Rosa, Isabela Ruback Cascardo de Almeida, Izabela Ferreira e Silva, Janaina Mendes de Castro e Marcela Martins Cavalari Cardoso (bolsistas de iniciação científica PROBIC/FAPEMIG), Carlos Victor Rosa de Lima, Icaro Chagas da Silva e Lais de Almeida Freitas Moraes (bolsistas de iniciação científica PROPP/UFJF), Cheyenne Azevedo Barros (bolsista de apoio técnico – BAT 2/ FAPEMIG), Letícia Bedendo Campanha Pires e Luiz Antônio Rozendo Pereira (bolsistas de treinamento profissional PROGRAD/UFJF), Rafael Henriques Campos Dias, Mariana Alves Zancaneli e Paloma Almeida Romanos Ferreira (mestrandos PROAC/UFJF).

Desejamos que esta exposição, para além de evidenciar as possíveis relações entre a Arquitetura e os blocos de montar, possa rememorar em todos o prazer e o encantamento pelos jogos.

Exposição “Projetando com jogos de montar”

happens
from 10/04/2018
to 04/05/2018

where
UFJF
Universidade Federal de Juiz de Fora
Juiz de Fora MG Brasil
e-mail

source
Frederico Braida
Juiz de Fora

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided