Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

No dia 5 de maio, sábado, às 15h, o Espaço Cultural Correios, em Niterói, vai abrir a exposição “Intersubjetividades”, com obras de vinte e dois artistas, inseridos no circuito de arte carioca.

Com curadoria de Áureo Guilherme Mendonça – Professor Associado da UFF/Rio das Ostras do Curso de Produção Cultural (Teoria e Crítica de Arte) – a mostra é uma realização do Ateliê Casa 404 de Rio das Ostras.

A exposição apresenta cerca de 30 obras entre fotos, pinturas, colagens, performance e objetos, que fazem referência à forma de observação, por meio da arte, das mudanças às quais as pessoas estão assistindo no mundo e que só podem realizá-las no decorrer do processo histórico, seja na cultura, na política ou nos movimentos sociais. Por isso, o subjetivo de cada artista em cada trabalho. “Na arte contemporânea, mais do que fechar uma exposição em torno de uma temática é provocar e instigar o pensamento através de uma convivência, de relações. Do diverso para o consenso. Dos estranhos para o que pode ser comum. A mostra propõe, por meio do diálogo entre artistas de universos diferentes, uma chamada ao estranhamento, ao questionamento constante”, explica Sílvia Neves, artista participante e coordenadora do Ateliê Casa 404. 

“Intersubjetividades” apresenta individualmente e no coletivo o impensado próprio da arte. Cada artista possui a sua individualidade, leva a sua vivência e a sua trajetória. Entretanto, a união entre eles, com as subjetividades características de cada um, se transforma no todo e é o resultado desta junção que o público vai poder ver e perceber na exposição. “A mostra instiga o público. Como traçar as conexões possíveis entre obras tão diversas?

A exposição, portanto, trabalha com a diversidade própria da vida.“No Espaço Cultural Correios, em Niterói, os artistas têm a oportunidade de dialogar com um espaço bastante propício para o aprofundamento dessas e outras questões. Nossa escolha se fundamentou em uma preocupação básica: as obras deveriam ter como ponto em comum exatamente o incomum, a tônica na diversidade, na experimentação constante, na dissonância que avança para além do paradigma da harmonia e da linearidade”, finaliza o curador.

Artistas participantes

Dani Cukierman, Evandro Oliveira, Fabiana Gomes, Katia Politzer, Luiz Badia, Lu Lessa Ventarola, Maria Amélia Raeder, Mariana Magalhães Costa, MarQo Rocha, Milena Soares, Patricia Tavares, Reitchel Komch, Rita Coppos, Rodrigo Pontes, Rosana Diuana, Sandra Moreira, Selma Jacob, Silvia Neves, Stella Margarita, Taisa Collaço, Vanessa Rocha Faria, Verônica Camisão.

Tempestade na madrugada    105x148 cm Verônica Camisão<br />Divulgação

Tempestade na madrugada 105x148 cm Verônica Camisão
Divulgação

Exposição “Intersubjetividades”

happens
from 07/05/2018
to 07/06/2018

opening
5 de maio, às 15h

where

Espaço Cultural Correios
Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro
Niterói RJ
De segunda a sábado, das 11h às 18h (exceto feriados)

source
Bárbara Chataignier
Rio de Janeiro RJ

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided