Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Com curadoria de Chico Homem de Melo e Solange Ferraz de Lima, a mostra exibe cerca de 500 rótulos e materiais produzidos entre 1890 e o fim de década de 1990 cujo destino era o lixo

Entre os dias 9 de maio e 26 de agosto de 2018, o Sesc Ipiranga recebe a exposição “Papéis Efêmeros: Memórias Gráficas do Cotidiano”, com um acervo inusitado do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido como Museu do Ipiranga. Com curadoria do designer Chico Homem de Melo e da diretora do museuSolange Ferraz de Lima, a mostra explora o design de impressos cujo destino mais comum é o descarte imediato após o uso.

“Durante um ciclo de oficinas em parceria, as equipes do Sesc Ipiranga e do Museu do Ipiranga descobriram a presença de documentos que não são esperados em um museu de história, como esses papéis efêmeros que integram muitas coleções de famílias de todas as classes. Esse foi o disparador para esta primeira exposição em conjunto, que motiva ambas as instituições a darem continuidade a essa pesquisa de possíveis recortes do acervo para projetos futuros”, revela Antonio Martinelli, gerente do Sesc Ipiranga.  

Estarão expostas cerca de 500 peças gráficas que revelam hábitos e costumes dos brasileiros entre o ano de 1890 e o fim da década de 1990. “O que elas têm em comum é o fato do design muitas vezes não ser assinado, o uso de técnicas que já desapareceram, como a litografia e a tipografia, e o fato de essas peças lidarem com vários sentidos efêmeros, permitindo uma reflexão sobre o tempo” conta Solange.

Grande parte do acervo pertence a Coleção Egydio Colombo (1955-2013), doada para o Museu do Ipiranga em 2003. O arquiteto e professor de História da Arte preservou, durante duas décadas, os mais variados rótulos e embalagens. Para a exposição, foram selecionados alguns papéis de balas, como Dulcora e Juquinha, santinhos católicos, filipetas de oráculos, rótulos de aguardentes, como Cascata, de fogos de artifício, como Caramuru, e de fósforos, como Gato Preto, entre outros.

“Conforme reuníamos o material, que foi complementado por coleções particulares, fomos expandindo o sentido de efêmero. Além dos itens de descarte rápido, estamos trazendo mídias que desapareceram, como as partituras com capas ilustradas utilizadas nos saraus entre as décadas de 1910 e 1930, assim como catálogos de moda do Mappin e cadernos de caligrafia”, explica Chico.

Todos esses itens foram agrupados em três eixos temáticos principais, Consumo, Educação e Cultura, e dois transversais, Técnicas de Impressão e Design. Além dos materiais presentes no cotidiano, a exposição traz peças icônicas, como cartazes de Andy Warhol, revistas de design nacionais e internacionais e capas clássicas de livros e discos.

Segundo os curadores, a mostra captura momentos importantes da história do design. É possível perceber, por exemplo, o aumento da presença da fotografia no século 20, substituindo as ilustrações, e, na educação, a valorização da imagem atrelada ao aprendizado, como no caso da cartilha Caminho Suave, que pregava a alfabetização por meio de figuras.

Parceria entre instituições

A parceria entre o Museu Paulista da Universidade de São Paulo e o Sesc Ipiranga começou em 2017, com a realização de oficinas de conservação e atividades educativas com o corpo técnico do museu no Sesc Ipiranga.

Outras atrações foram desenvolvidas conjuntamente. No dia 7 de setembro, o “Museu do Ipiranga em Festa” levou para o Parque da Independência mais de 20 atividades de teatro, circo, dança, música e literatura, envolvendo cerca de 150 artistas, todas gratuitas. O dia foi encerrado com o concerto da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) e do CoralUSP, sob a batuta do maestro Roberto Tibiriçá.

Além de um dia inteiro de atrações culturais, na ocasião, a USP lançou concurso público para os projetos de restauro e modernização do Museu do Ipiranga.

Entre os dias 8 de novembro e 3 de dezembro, o espetáculo “Leopoldina, Independência e Morte [estudo#2]” teve sessões gratuitas no saguão do edifício monumento do museu. O estudo teatral fez um recorte histórico sobre a primeira mulher a governar o país e seu importante envolvimento no episódio da independência. O público teve acesso ao museu (fechado) e pôde encontrar e conhecer essa icônica figura do Brasil imperial.

Para o ano de 2018, estão previstas outras ações conjuntas. Entre agosto de 2018 e março de 2019, está prevista uma ocupação com performances e espetáculos de teatro e dança no Salão Nobre do Museu. Além disso, exposições em parceria também seguirão até 2022, no Sesc Ipiranga e possivelmente em outras unidades do Sesc São Paulo.

Sobre os curadores

Solange Ferraz de Lima é diretora do Museu Paulista da Universidade de São Paulo desde junho de 2016. Ela possui graduação em História, mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo e livre-docência pelo Museu Paulista da USP. Tem experiência na área de História, com ênfase em Cultural Material e Cultura Visual. Sua produção acadêmica resulta da pesquisa e curadoria de acervos, principalmente nos temas de cultura visual, cultura material, fotografia, ornamentação, cidades, coleções, curadoria e museus.

Chico Homem de Melo é designer e professor de programação visual da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde graduou-se em Arquitetura e fez o mestrado e o doutorado. É sócio da Homem de Melo & Troia Design, escritório dedicado a projetos relacionados à educação e à cultura. Publicou os livros ‘Os desafios do designer’ (Rosari, 2003) e ‘Signofobia’ (Rosari, 2005), além de ter organizado as publicações ‘O Design Gráfico Brasileiro: anos 60’ (Cosac Naify, 2006) e ‘Linha do tempo do design gráfico no Brasil’ (Cosac Naify, 2012). Este último contém o levantamento mais abrangente já realizado sobre a atividade no país.

Papéis de bala da Coleção Egydio Colombo<br />Imagem divulgação

Papéis de bala da Coleção Egydio Colombo
Imagem divulgação

Cartaz de apoio pedagógico Caminho Suave e Caligrafia Americana<br />Imagem divulgação

Cartaz de apoio pedagógico Caminho Suave e Caligrafia Americana
Imagem divulgação

Exposição “Papéis Efêmeros: Memórias Gráficas do Cotidiano” revela acervo inédito do Museu do Ipiranga

happens
from 10/05/2018
to 26/08/2018

opening
9 de maio, às 20h.

where
SESC Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822 - Ipiranga
São Paulo SP Brasil
(11) 3340-2000
0800 118220

source
Sofia Carvalhosa Comunicação
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided