Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

A Escola da Cidade em parceria com a Editora Miguilim, promove o lançamento do livro “Arquitetos Associados” e Exposição dos arquitetos Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Carlos Alberto Maciel, Bruno Santa Cecília e Paula Zasnicoff Cardoso

Se a arquitetura se caracterizou até o Século XX por um trabalho autoral, individual e bastante ligado à criação de linguagens pessoais, a obra do coletivo de arquitetos de Minas Gerais que dá nome ao livro sinaliza um caminho alternativo, que promove associações flutuantes e maneiras de pensar o edifício e a cidade pautadas pelo trabalho coletivo, pela colaboração e pelo reconhecimento de que a arquitetura é um produto cultural e transgeracional.

Essa contribuição, que extrapola o desenho dos edifícios e sinaliza uma mudança nos modos de fazer arquitetura, é pontuada na apresentação do livro, escrita por Angelo Bucci, o mais destacado arquiteto brasileiro de uma geração que antecede aquela dos Arquitetos Associados.

As obras selecionadas que integram o caderno de projetos são o Centro Educativo Burle Marx, a Galeria Miguel Rio Branco, a Galeria Cosmococa e a Galeria Claudia Andujar, todas em Inhotim, que sintetizam uma intensa pesquisa desenvolvida ao longo de anos na elaboração de projetos para a cultura; o edifício residencial Estudios Capelinha, que apresenta uma inserção não convencional na produção habitacional de mercado; e o redesenho urbano do entorno da Praça da Liberdade, que apresenta a visão dos arquitetos sobre a produção do espaço para a vida nas cidades como um suporte que ampara e estimula a experiência cotidiana, democrática e criativa dos espaços públicos na metrópole contemporânea.

Sobre os autores

Alexandre Brasil Garcia é arquiteto e urbanista pela Escola de Arquitetura da UFMG [1997] e mestre em construção metálica pela Escola de Engenharia da UFOP [2006]. É professor de projeto no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNI-BH.

André Luiz Prado é arquiteto e urbanista [1998], mestre [2005] e doutor [2014] em teoria e prática de projeto pela Escola de Arquitetura da UFMG. É professor de projeto no Curso de Arquitetura e Urbanismo da EA-UFMG.

Bruno Santa Cecília é arquiteto e urbanista [1999], mestre [2004] e doutor [2012-2016] em teoria e prática de projeto pela Escola de Arquitetura da UFMG. É professor de projeto nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo da FUMEC e da EA-UFMG.

Carlos Alberto Maciel é arquiteto e urbanista [1997], mestre [2000] e doutor [2015] em teoria e prática de projeto pela Escola de Arquitetura da UFMG. É professor de projeto no Curso de Arquitetura e Urbanismo da EA-UFMG. Em 2016 foi professor convidado para o workshop de verão da Universidade IUAV de Veneza, Itália.

Paula Zasnicoff Cardoso é arquiteta e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP [2000] e mestre em teoria e prática de projeto pela Escola de Arquitetura da UFMG [2007]. É professora de projeto no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNI-BH.

Lançamento do livro “Arquitetos Associados” e exposição

happens
in 11/05/2018

more
Às 20h.

where
Escola da Cidade
Rua General Jardim, 65 Vila Buarque
São Paulo SP Brasil
Segunda à sexta, das 10h às 20h Sábados, das 10h às 14h
11 3258-8108

source
Cobogó
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided