Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Em cartaz até 16 de julho, com entrada gratuita, Ex Africa, maior mostra de arte contemporânea africana realizada no Brasil, reúne mais de 90 obras dos principais nomes das artes visuais do continente

Até 16 de julho, passado e presente de um povo que ajudou a moldar a cultura brasileira são destaque no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP). Maior exposição de arte contemporânea africana realizada no país, a Ex Africa traz nomes que são destaque na cena artística atual, cujas obras revelam, como nenhuma outra, a história e o novo momento do continente que, ao mesmo tempo em que tenta se reconstruir da ferida causada por séculos de tráfico negreiro e de colonização, volta a expandir as suas cores e cultura para outras fronteiras. O patrocínio é do Banco do Brasil, com apoio da BB DTVM e Ourocap.

Vinte artistas assinam as mais de 90 obras que estarão expostas pelos andares do CCBB SP até 16 de julho. São esculturas, fotografias, instalações, performances, pinturas e vídeos que traçam um microcosmo da África de ontem e de hoje, por meio de quatro eixos distintos: Ecos da História, Corpos e Retratos, O Drama Urbano e Explosões Musicais.

“A interseção desses eixos mostra que o continente africano vive um contínuo e efervescente processo de renovação criativa e artística”, sublinha o curador da exposição, Alfons Hug, que foi diretor do Instituto Goethe em Lagos, na Nigéria, e possui um extenso trabalho de pesquisa sobre a arte desse continente.

Ele conta ainda que o raciocínio por trás do conceito e do nome da exposição partiu da frase Ex Africa semper aliquid novi (da África sempre há novidades a reportar), cunhada há mais de 2 mil anos pelo escritor romano Caio Plínio.

África e Brasil

Nomes como os do ganês Ibrahim Mahama – que montará uma gigantesca instalação na entrada do CCBB –; do provocativo retratista senegalês Omar Victor Diop, do fotógrafo e ativista zimbabueano Kudzanai Chiurai e de outros 15 artistas de oito países africanos se juntam aos de dois brasileiros: Arjan Martins e Dalton Paula. Afrodescendentes, Arjan e Dalton possuem obras dedicadas à herança africana na cultura brasileira. Para isso, realizaram estudos noBrazilian Quarter, bairro localizado na capital nigeriana construído por brasileiros que retornaram ao continente após a abolição da escravatura, no final do século XIX.

"A exposição acontece num momento em que a herança africana volta a estar em evidência. Existe uma maior valorização da arte africana e afro-brasileira, porque a presença negra nessa cultura vem aumentando em quase todas as áreas. Além disso, os artistas africanos consideram o Brasil um país irmão e o intercâmbio cultural vem se intensificando aos poucos", destaca Hug.

Beri Beri, J. D. 'Okhai Ojeikere<br />Imagem divulgação

Beri Beri, J. D. 'Okhai Ojeikere
Imagem divulgação

Exposição "Ex Africa"

happens
from 01/05/2018
to 16/07/2018

where
CCBB SP
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
R Álvares Penteado 112 Centro
São Paulo SP Brasil
+55 11 31133651
+55 11 31133652

source
Agência Galo
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided