Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Inscrições para participar dos eventos com profissionais do setor dos dois países estão abertas

O Festival Varilux de Cinema Francês que anualmente apresenta ao público brasileiro produções recentes e relevantes da cinematografia francesa, além de promover eventos que estimulem o intercâmbio cultural e profissional entre os dois países, realiza nesta edição e, pela primeira vez, encontros entre profissionais de cinema da França e do Brasil. Entre outros assuntos, serão abordados temas como coprodução internacional, financiamento, regulamentação e mercados do cinema na Europa e no Brasil. Os encontros acontecem em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro nos dias 4, 6 e 8 de junho, respectivamente, com entrada franca. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site do festival.

Os encontros, destinados a profissionais do setor audiovisual, tem como objetivo reforçar as trocas e encorajar colaborações entre os dois países, assim como promover a capacitação internacional de produtores brasileiros e as possibilidades de inserção dos filmes nacionais nos mercados mundiais. Com mediação de François Sauvagnargues, que possui larga experiência em produção e mercado cinematográfico, os encontros contarão com a participação de uma delegação de professionais franceses: o diretor adjunto da Unifrance Films, Frederick Beyreziat; do diretor adjunto da ARTE Cinema, Remi Burah; dos produtores Laurent Lavolé, da Gloria Films; Marie Masmonteil, da Elzévir Films e Gilles Sacuto, da TS Production; de Laurence Gachet, da distribuidora Paname e de Pierre Menahem, da empresa de vendas internacional Still Moving. Haverá também participação de palestrantes brasileiros do setor, diferentes em cada cidade.

As inscrições, para se candidatar a uma vaga, podem ser realizadas até 1º de junho no site do festival. Com número restrito de vagas, o candidato deverá esperar confirmação de sua inscrição por email.

Sobre o mediador dos encontros, François Sauvagnargues

Iniciou sua carreira na Sociedade Francesa de Produção (SFP) no departamento de documentários, passando também pelo setor de Relações Internacionais e atuou como gerente de vendas na França Mídia Internacional. Posteriormente se tornou administrador de coproduções e aquisições no Canal ARTE França, antes de ser nomeado Diretor do Departamento de Ficção para TV do canal entre 2003 e 2011. Foi diretor artístico do Festival Internacional de Programação Audiovisual (FIPA) até 2018.

Sobre os profissionais da delegação francesa

Frédéric Bereyziat

Frédéric Bereyziat entrou na UnifranceFilms em 2015 para assumir o cargo de Diretor Geral Adjunto. Sua carreira, começada no Conseil d´Etat em 2004, passou pelo Ministério dos Assuntos Exteriores (o Itamaraty francês) e pelo CNC (Centro Nacional do Cinema), como diretor internacional.

Gilles Sacuto

Diretor de produção de 1990 a 1995 de 12 longas-metragens e filmes de TV (entre os quais O Odio de Mathieu Kassovitz, Night on Earth de Jim Jarmush e La Vie de Bohème de Ari Kaurismaki), Gilles Sacuto integrou a produtora TS Productions em 1996, com Miléna Poylo. Le Bleu des Villes, primeiro longa, produzido em 1996, marcou o começo de uma longa e frutuosa colaboração com o cineasta Stéphane Brizé. Com a TS Productions, Gilles Sacuto produziu aproximadamente 30 longas-metragens de autor, distribuídos com sucesso na França e no estrangeiro. Gilles assumiu o cargo de Presidente da seção Longa-Metragem no Sindicato dos Produtores Independentes (SPI) de 2014 a 2017, foi membro do Comitê Executivo da UnifranceFilms e Membro do CNC (desde 2015). Ele é também palestrante na prestigiosa escola FEMIS.

Rémi Burah

Rémi Burah começou sua carreira como banqueiro no setor audiovisual e trabalhou na produtora Haut et Court durante 8 anos. Ele está na ARTE France desde 2001, onde ele produziu grandes cineastas entre os quais: Wim Wenders, Lars Von Trier, Wong Kar-wai , Michael Haneke, Patrice Chereau, Aki Kaurismaki, Mathieu Amalric, Hou Hsiao Hsien, Luc e Jean-Pierre Dardenne. Ele dirige também a Sofica ARTE Cofinova e o fundo Arte Kino.

Laurence Gachet

Laurence Gachet trabalhou nas distribuidoras Gemini, Pyramide e MK2, antes de criar e dirigir a distribuidora independente Paname, em 2013, junto com Jean Jean Hernandez. Entre numerosos filmes de todos os países, a Paname distribuiu o aclamado filme brasileiro Aquarius de Kleber Mendonça Filho.

Laurent Lavolé

Laurent Lavolé se formou pela prestigiosa escola FEMIS. Em 1994, ele criou Gloria Films, produtora independente de filmes de todos os países, muitos deles em co-produção. Em 2017, produziu Nothingwood (Sonia Kronlund), selecionado na Quinzaine des Réalisateurs em Cannes e os documentários Belinda (Marie Dumora, apresentado em Cannes e Berlim) e America, de Claus Drexel. Suas duas últimas produções estão em seleção no festival de Cannes 2018: Meu tecido favorito primeira longa do cineasta sírio Gaya Jiji esta em Un certain regard e El Motoarrebatedor do cineasta argentino Augustin Toscano, esta na Quinzaine des Réalisateurs.

Marie Masmonteil

Marie Masmonteil, atriz e produtora, formada na École Nationale d'Administration (ENA) criou Elzevir Filmes em 1993, com Denis Carot. Entre os filmes produzidos destacam-se Va, vis deviens (2005), Tous au Larzac (2011), La source des femmes (2011) e Party Girl (2014). Ela também assume o cargo de Presidente do Sindicato dos produtores Independentes na França, desde 2001.

Pierre Menahem

Depois de cuidar durante muitos anos das vendas internacionais da Celuloid Dreams, Pierre Menahem fundo a vendedora e produtora Still Moving em 2015, junto com Juliette Lepoutre. Recentemente, adquiriu os direitos internacionais dos filmes Black Frost, do argentino Maximiliano Schonfeld; In The Last Day of the City, do egípcio El Said, e Pendular, a segunda longa-metragem da Julia Murat.

Encontro Franco-Brasileiro de Cinema 2018

happens
from 04/06/2018
to 08/06/2018

source
Comuniquese2
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided