Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

No evento organizado em parceria com a Lote 42, o público poderá aprender na prática diversos tipos de impressão de forma gratuita e aberta

Tinta Fresca, evento gratuito de experiências gráficas e feira de publicações, chega a sua terceira edição no Espaço Cultural Porto Seguro, nos dias 26 e 27 de maio, sábado e domingo, das 12h às 19h. 

O Espaço Cultural Porto Seguro oferece, também, uma programação musical preparada especialmente para os dois dias de evento. No sábado (26), a cantora e compositora LaBaq faz show às 15h e a discotecagem fica por conta do DJ Formiga (Vinil é Arte). Já no domingo (27) será o show do trio Zé Pereira, também às 15h, e discotecagem de DiMangaba.

Serigrafia, tipografia, corte e dobra, carimbos e estêncil serão técnicas ensinadas ao longo do dia. Basta se aproximar de uma das mesas e experimentar as especificidades de cada técnica - um profissional da área estará disponível para instruir e esclarecer dúvidas. Não é necessário pagar inscrição ou levar material.

Há ainda oficinas mais aprofundadas, com 60 minutos de duração, de xilogravura, gravura em metal e encadernação, agendadas em horários específicos durante o evento.

As imagens impressas nas diversas oficinas são o resultado de um levantamento visual dos artistas Gilberto Tomé e Danilo de Paulo, da editora-ateliê Gráficafábrica. Assim como na edição de 2017, o bairro de Campos Elíseos, no entorno do Espaço Cultural Porto Seguro, serviu de inspiração para a criação de imagens e registros de placas, cartazes, nomes de prédios, entre outros elementos visuais. 

O público ficará livre para misturar diferentes linguagens gráficas e criar publicações únicas durante o evento. As obras impressas poderão ser levadas para casa.

O PortoFabLab, laboratório de fabricação digital do Espaço Cultural Porto Seguro, estará aberto ao público durante os dois dias. O laboratório conta com especialistas e máquinas de fabricação digital, como cortadora laser e impressora 3D, para a realização de experimentos voltados para o diálogo entre arte e novas tecnologias. Na visita, é possível conhecer os projetos já realizados, ver as máquinas em funcionamento e entender como foram criadas as peças usadas nas oficinas de estêncil, carimbo, serigrafia e xilogravura do Tinta Fresca.

Também haverá uma feira de editoras e artistas que exploram os limites do papel e da arte gráfica. Será a chance do público conhecer na prática técnicas de impressão e encadernação artesanal. Ao todo, mais de 60 editoras, artistas e coletivos vão participar da Tinta Fresca 2018.

“A realização de uma feira com publicações independentes, oficinas e programação musical colabora com nossa proposta de ser um lugar de encontro e difusão do conhecimento”, explica Marco Griesi, diretor geral do Espaço Cultural Porto Seguro.

Criado em 2016, o evento Tinta Fresca é uma parceria do Espaço Cultural Porto Seguro com a editora Lote 42. Responsável pela Banca Tatuí, que distribui o trabalho de mais de 170 editoras e artistas, a Lote 42 produz diversos eventos do circuito de publicações independente, como Feira Miolo(s) (Biblioteca Mário de Andrade) e a Printa-Feira (Sesc 24 de Maio), entre outros.

“A Tinta Fresca deste ano vem com uma grande renovação, com mais de 60% de novos expositores em relação ao ano passado, fazendo uma harmoniosa mistura entre veteranos e novos expoentes da arte impressa. As oficinas abertas ressaltam aspectos visuais do entorno do Espaço Cultural Porto Seguro, sublinhando assim a riqueza cultural da região em que o evento acontece” explica João Varella, sócio da editora Lote 42 e da Banca Tatuí.

Programação de shows

LaBaq – Dia 26 de maio, sábado, às 15h

Nome de destaque na nova cena da música indie no Brasil, a cantora e compositora Labaq apresenta show baseado no álbum de estreia, intitulado V.o.a., lançado no ano passado. O trabalho foi celebrado pela crítica especializada de Portugal, Espanha e França, por onde a artista fez turnê no final do ano passado. No início de 2018 foi selecionada para atuar no festival SXSW (Austin/Texas/USA).

DJ Formiga – Dia 26 de maio, sábado, das 12h às 19h

Paulistano, integrante do coletivo Vinil é Arte, apresenta sets que misturam músicas do passado com produções atuais. Mescla estilos como psicodelias brasileiras, MBP70, rap, música regional, original funk, boogie brasuca e afrobeat, que fundem-se e interagem, gerando novas leituras e evidenciando influências.

Zé Pereira – Dia 27 de outubro, domingo, às 15h

Trio de canção autoral, formado pelos músicos Felipe de Paula (Guitarra e voz), Felippe Rodrigues (Bateria) e Lucas Pierri (Baixo), a banda se destaca pelo som ritmado, com pontuais arranjos de vozes, criativos solos de guitarra, e inesperados breques. O primeiro disco, lançado no final de 2017 foi indicado pelo site Embrulhador, famoso por fazer a lista de 100 melhores lançamentos nacionais, entre os 12 melhores álbuns do ano, e a faixa Te Mete, Parça! teve o título de 15ª melhor música do ano. Site Oficial: www.ozepereira.com.br

DJ DiMangaba – Dia 27 de outubro, domingo, das 12h às 19h

Formado pelo jornalista Eduardo Lemos e pelo DJ Rafael Pucci, o DiMangaba é um projeto-tributo à música dançante, misturando ritmos da África, Brasil e Jamaica ao funk setentista norte-americano.

Tinta Fresca promove oficinas gratuitas de arte gráfica no Espaço Cultural Porto Seguro

happens
from 26/05/2018
to 27/05/2018

more
Das 12h às 19h.

where
Espaço Cultural Porto Seguro
Av. Rio Branco, 1489 – Campos Elísios
São Paulo SP Brasil

source
Comuniquese2
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided