Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Com peças de seu acervo pessoal inéditas, o espaço expositivo apresenta o crítico literário, sociólogo e professor em primeira pessoa, com suas próprias palavras escritas

Anotações para ensaios, cadernos de estudos, textos revisados mesmo depois de publicados, estudos para importantes obras como Formação da Literatura Brasileira e Parceiros do Rio Bonito, além de fotos, objetos, vídeos e documentação inédita do acervo pessoal, compõem a Ocupação Antonio Candido. Um dos principais intérpretes do Brasil, crítico literário, sociólogo e professor, ele é apresentado na exposição em primeira pessoa.  Abre no Itaú Cultural dia 23 de maio e segue até 12 de agosto. A curadoria é dos núcleos de Audiovisual e Literatura e da Enciclopédia do instituto com Laura Escorel, neta de Candido. Em paralelo, de 23 a 25 do mesmo mês, a instituição realiza um colóquio internacional para debater a sua vida, obra e militância. Em 24 de julho deste ano, ele completaria 100 anos.

Linha mestra da curadoria da exposição é o caminho percorrido por Antonio Candido, cujo trabalho entende o estudo e a criação como atos libertadores, para marcar posições político-sociais. Assim, a proposta curatorial é que a Ocupação seja um elogio à literatura, considerada por ele um direito universal, como ressaltou em seu texto O Direito à Literatura.

O Itaú Cultural apoia a organização dos acervos de Antonio Candido e Gilda de Melo e Souza, doados pela família ao Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP).

A partir de materiais inéditos conservados neste espólio, o espaço expositivo apresenta Antonio Candido em primeira pessoa. Ali é exibido o seu processo criativo permitindo ao visitante entrever como o autor planejava os seus trabalhos, como retornava, corrigia, reelaborava raciocínios, e perceber detalhes de seu processo de trabalho.

Fiel ao conceito de todas as Ocupações – esta é a 40ª da série iniciada em 2009 para fomentar o diálogo da nova geração de artistas com os criadores que os influenciaram, integrando uma das políticas permanentes do instituto, a preservação da memória artística –, a exposição, somada ao colóquio, percorre a vida, obra e processo de construção desta personalidade singular da sua infância até o fim.

Sete temas compõem a mostra: Autocrítica e artigos em destaque, Os Parceiros do Rio Bonito, Formação da Literatura Brasileira, Clima e Argumento, Suplemento Literário, Família e infância e Educador. Ali estão expostos cadernos de quando Candido era criança com anotações sobre autores que lia e que explicitam o início de seu processo de estudo e pesquisa. Também há fotos com os irmãos, Roberto e Miguel, e os pais Clarisse e Aristides, além de imagens do ambiente que fez parte de sua meninez, as cidades de Poços de Caldas e Santa Rita de Cássia, ambas em Minas Gerais, com alguns registros feitos pelo próprio Candido.

Destacam-se, a documentação sobre Os Parceiros do Rio Bonito – resultado da tese de doutorado defendida por ele na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em 1954, transformada em livro 10 anos mais tarde – e Formação da literatura brasileira, escrita entre 1945 e 1951, editada, em 1959, em dois volumes, e reeditada em 2007 em um único volume.

Na exposição, se vê ainda o começo de sua carreira como crítico literários, com a sua participação na revista Clima, representada pela página de expediente da publicação, e exemplares da Argumento. A primeira circulou de 1941 a 1944, com a participação de Antonio Candido (literatura), Décio Almeida Prado (teatro), Paulo Emílio Salles Gomes (cinema), Lourival Gomes Machado (artes plásticas) e Antonio Branco Lefèvre (música), além da professora de estética e crítica de arte Gilda de Mello e Souza – todos convidados pelo dramaturgo Alfredo Mesquita. A segunda, com o mesmo grupo, teve quatro números publicados entre 1973 e 1974, até que teve um número censurado e grupo decidiu cessar a sua produção.

Em 1943, passou a publicar críticas na grande imprensa, até 1945 na Folha da Manhã e, depois, até 1947 no Diário de S. Paulo. Nesse período, compôs 162 escritos, alguns dos quais podem ser vistos na mostra. Destacam-se Perto do Coração Selvagem, sobre o romance de estreia de Clarice Lispector, e Poesia ao Norte, que trata de Pedra do Sono, coletânea inaugural de poemas de João Cabral de Melo Neto.

Também está presente na mostra, o projeto do Suplemento Literário elaborado por Antonio Candido com indicações do conteúdo tratado e da lista de colaboradores necessários com sua respectiva remuneração é outra das preciosidades contidas nesta mostra. A publicação foi editada pelo jornal O Estado de São Paulo, de 1956 a 1974.

Atividades paralelas

Além da mostra, a Ocupação apresenta uma publicação, um hotsite e o Colóquio Internacional Antonio Candido, que conta com a participação dos brasileiros escritores Antonio Prata e Luiz Ruffato, os professores Celso Lafer, Marisa Lajolo e Walnice Nogueira Galvão e o ensaísta José Miguel Wisnik.

Vindos de fora do país, participam do colóquio, também, a professora e tradutora checa Šárka Grauová, chefe do Departamento de Estudos Luso-Brasileiros do Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade Carolina de Praga (República Checa), e o professor titular de Literatura uruguaia na Universidade Federal do Uruguai Pablo Rocca.

Nos dias 9, 16, 23 e 30 de junho, o Núcleo de Educação e Relacionamento, promove a Oficina para Ler e Criar. Nela, os participantes são convidados a criar o seu próprio livro de histórias por meio de simples materiais como tecidos, fitas e papéis, onde poderão escrever, desenhar, colar e também levar o seu livro para casa.

Desde o início da exposição, esta equipe realiza visitas guiadas de terça-feira a domingo, conforme demanda do público. Com duração aproximada de 60 minutos, podem ser realizadas em português, inglês, espanhol e Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Antonio Candido<br />Foto Guilherme Maranhão

Antonio Candido
Foto Guilherme Maranhão

Ocupação Antonio Candido

happens
from 23/05/2018
to 12/08/2018

where
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 (próximo à estação Brigadeiro do metr)
São Paulo SP Brasil
Terça a sexta 9h às 20h, sábado domingo feriado 11h às 20h
(11) 2168 1777

source
Conteúdo Comunicação
São Paulo SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided