Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

A exposição fotográfica trata-se de um projeto de caráter etnográfico, um documento histórico, sobre mulheres das tribos minoritárias localizadas nas remotas montanhas de Myanmar e Tailândia

Nas longínquas montanhas do Sudeste Asiático, subindo e descendo vales, passeando no assovio dos ventos e do tempo; o rastro da ancestralidade de grupos minoritários prestes a se extinguir. Está gravado em cada linha do rosto de suas anciãs, tatuadas ainda crianças, em cada argola que fizeram-nas carregar em seus ombros – e das quais aprenderam, em dor, a ser orgulhar: Suas histórias, saberes, folclore, medicinas. A montanha silenciosamente testemunha e conhece melhor do que ninguém suas alegrias e tristezas, a opressão tornada em sonho e vice-versa, os mais secretos sentimentos que habitam as mulheres mutiladas que vivem refugiadas ou em guerra. Assim como a própria montanha, as mulheres não têm voz. Naquele lugar, a mulher é a própria montanha. E assim seguem, responsáveis pela preservação de costumes seculares de suas tribos, honrando os dialetos, adornos e contando histórias ancestrais: as últimas mulheres marcadas da montanha.

Foram oito tribos visitadas de quatro etnias diferentes – a última geração de mulheres tatuadas do povoado Chin; as tão popularmente conhecidas “mulheres girafas” da etnia Kayan Lahwi; as mulheres Paulaung em uma de suas cerimonias tradicionais da lua cheia e, por último, as mulheres da minoria étnica Akha, conhecidas pelos trajes extravagantes que definem seu estado civil e idade.

O convite fica para os visitantes conhecerem a realidade cotidiana dessas mulheres: Mães, artesãs, trabalhadoras rurais, bruxas. O que suas marcas têm a dizer? Qual o peso de se manter uma tradição? O que elas compartilham em comum com nós, mulheres do lado de cá do mundo?

Ritual, Myanmar, 2017

<br />Foto Jessica Bittencourt

Ritual, Myanmar, 2017
Foto Jessica Bittencourt

Exposição fotográfica "O Silêncio da Montanha"

happens
from 07/07/2018
to 19/07/2018

opening
6 de julho

more
Local: Mahalila Café & Livros, Natal RN

source
Jessica Bittencourt
Natal RN

share


© 2000–2018 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided