Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Promovido pela Prefeitura de Santo André e com apoio do Sesc SP, o Festival chega à sua 18ª edição, com programação gratuita nos dois últimos finais de semana do mês de julho: dias 21 e 22, e 28 e 29

Esta edição contará com cerca de 100 atrações entre apresentações musicais, de dança, teatro, literatura e exposições, entre outras. As atividades serão realizadas em vários espaços da vila, como a Praça do Antigo Mercado, o Clube União Lyra Serrano, o Galpão das Oficinas e a Rua Direita, onde será montado um dos palcos.

Como nas edições anteriores, a parceria com o Sesc garantirá uma programação especial no Clube União Lyra Serrano, construído na década de 1930. Mas ao invés de receber bailes e concertos do início do século XX, o espaço receberá atrações que vão desde shows, concertos, espetáculos teatrais, circenses e de dança a intervenções e oficinas. Além disso, as atividades se espalham pelos arredores do clube e convidam o público a olhar, participar e interagir.

Entre os destaques da programação estão os shows da Emblues Beer Band, que mescla influências do jazz, blues, folk e música regional brasileira, e o Trio Sinhá Flor, que apresenta rico repertório do forró tradicional em um trabalho de pesquisa e difusão da cultura nordestina. A Nomade Orquestra, em crescente visibilidade no atual cenário da música instrumental brasileira, se apresenta na ocupação do Clube Lyra, assim como Guga Stroeter & Orquestra Heartbreakers. A Orquestra Sinfônica de Santo André, único grupo sinfônico da região e sob regência do maestro Abel Rocha, apresenta repertório diversificado de estilos e gêneros musicais, sempre com a originalidade característica da orquestra que possui mais de 30 anos de existência. Para o concerto do 18º Festival de Inverno de Paranapiacaba, a OSSA convida o violinista Cármelo de los Santos para integrar a orquestra.

Para conhecer Paranapiacaba de uma maneira inusitada, a vivência Audiotour Ficcional convida o público para um passeio pelos arredores da vila. Equipados com fones de ouvido e aparelhos de MP3, os participantes mergulharão na história de ficção O Homem do Chapéu, que apresentará via áudio alguns personagens envolvidos em uma trama de mistérios. A história, que começa a partir de um passeio pela cidade, torna-se um passo a passo para uma história policial que se enlaça com a própria história da vila de Paranapiacaba.

Para a programação teatral, o grupo Damião e Cia. de Teatro traz As Presepadas de Damião, espetáculo baseado em contos populares que apresenta a história de um homem pobre que tem seu destino transformado após visitas inusitadas. O Festival recebe o Núcleo de Experimentos Malabarísticos e o espetáculo circense Projeto Fusões – Experimentos. O mágico Ricardo Malerbi realiza a intervenção Intimisterium, com mágicas de proximidade apresentadas por um personagem misterioso; assim como Celio Amino e a intervenção Matcha, que oferece números de mágicas para crianças e adultos.

Serão oferecidas diferentes oficinas de tecnologias e artes, como a Construção de Mané Gostoso, símbolo das tradições de brinquedos artesanais; a oficina Oráculo das Flores, que ensina técnicas de bordado em folhas secas e oferece aos participantes com sementes de árvores nativas da Mata Atlântica; além de oficinas de marchetaria, construção de brinquedos mutantes, serigrafia e monóculos fotográficos.

Atividades de literatura completam a programação com intervenções poéticas, como a Máquina de Fazer Poemas, assim como mediação de leitura e contações de história com Muda Práticas Culturais e Educativas.

Programação 

Dias 21 e 22/7 – sábado e domingo

Música

Emblues Beer Band – sábado, às 15h. Livre.
O grupo de Embu das Artes une a formação das tradicionais bandas de rua de Nova Orleans (EUA) com instrumentos não convencionais e a influência do jazz, blues, folk e da música regional brasileira. A banda é formada por Fábio Véio (trompete), Marcel Moreno (voz e violão), Juan Jarandilha (voz e ukulele), Ivan Valle (contrabaixo) e Rafael Massi (washboard).

Tributo a B.B. King, com Nuno Mindelis, Victor Biglione e Greg Wilson – sábado, às 18h. 12 anos.

Com o objetivo de homenagear um dos maiores ícones do Blues, os renomados guitarristas Nuno Mindelis, Victor Biglione e Greg Wilson prestam um grande tributo com novos arranjos e versões em músicas que remetem a arte de B.B. King. Os três preparam um repertório especial que recorda as canções que fizeram mais sucesso entre os 50 discos gravados nos 60 anos de carreira do bluesman norte-americano.
No palco do Clube União Lyra Serrano. Retirada de ingressos no local a partir das 17h. Limite de dois ingressos por pessoa. Capacidade limitada.

Guga Stroeter & Orquestra Heartbreakers – domingo, às 18h. 12 anos.
Desde sua criação, no final dos anos 80 do século passado, Guga Stroeter & Orquestra HB investem na pesquisa sistemática de três matizes da música contemporânea; todas elas ramificações peculiares da diáspora africana. De maneira geral, esses três complexos são: Samba, Jazz e Salsa. Pensando em contemplar esses aspectos distintos o projeto Guga Stroeter & Orquestra HB - 30 anos, consiste na apresentação de um grande show comemorativo com sua big band, uma oportunidade inédita de realizar e difundir, ao mesmo tempo, a Salsa na voz do cantor Hamilton Moreno e o Jazz nas vozes das cantoras Jesse Monroe e Anna Lu.
No palco do Clube União Lyra Serrano. Retirada de ingressos no local a partir das 17h. Limite de dois ingressos por pessoa. Capacidade limitada.

Intervenção
Discotecagem, com DJ Simoníssima – sábados e domingos, de 21 a 29/7. Livre.
Durante os dois finais de semana do fetival, a DJ Simoníssima comanda os toca discos e traz um repertório especial que será reproduzido enquanto acontecem oficinas e outras atividades. Simoníssima é Dj, pesquisadora musical e gestora cultural. É conhecida pelos seus sets criativos e buena onda, recheados de músicas para bailar, brasileiras e de outras bandas. Produz e apresenta o programa "Seleta Coletiva - Nas Batidas de um Brasil Plural" na rádio Graviola e já tocou em festas como Odara, na casa paulistana Cine Joia e no Mirante Nove de Julho e abriu o show da Orquestra Contemporânea de Olinda entre outras apresentações.

Circo

Espetáculos
Intimisterium, com Ricardo Malerbi – sábado e domingo, às 12h. Livre.
Uma intervenção itinerante com mágicas de proximidade apresentadas por um personagem misterioso. Pequenos e íntimos desafios da lógica e entendimento de mundo e das coisas como as conhecemos. Provocação e perguntas deixam o mistério no ar, intimamente plantados em cada espectador que interage com este personagem.

A Sanfonástica Mulher-Lona, com Livia Mattos – sábado e domingo, às 16h. Livre.
A artista, musicista e socióloga Lívia Mattos, sanfoneira da banda de Chico César, apresenta um mini concerto ambulante comandado por uma personagem vestida de lona de circo, que toca acordeom, transita pelo público e o carrega por todo o Festival, como um picadeiro ao ar livre.

Projeto Fusões – Experimentos, com Núcleo de Experimentos Malabarísticos – domingo, às 15h. Livre.
Este projeto traz à cena o que há de melhor no universo de malabares. Trata-se do NEM - Núcleo de Experimentos Malabarísticos, que desde novembro de 2016 iniciou sua pesquisa para o "Projeto Fusões / Experimentos". Em cena estão os malabaristas Cesar Lopes, Duba Becker e Fernando Proença, que criam o espetáculo de acordo com os desafios propostos pelo público. Após a apresentação, entra em cena um jogo cênico cômico e participativo, com eles incitando o público a pleitear algo mais difícil, surpreendente. Sem nenhum combinado prévio, promovem um sorteio de sugestões, onde o público propõe aos malabaristas dificuldades e desafios, ajudando-os a transcender e fundir suas técnicas.

Vivência
Malabarismo Possível – sábado e domingo, às 12h. Livre.
A vivência oferece a crianças e adultos a possibilidade de experimentar jogos cooperativos criados a partir de conceitos do malabarismo. São disponibilizadas cinco instalações nas quais os artistas da companhia atuam como mediadores, facilitando a exploração de diferentes dinâmicas com os participantes. A atividade acolhe desde pessoas inexperientes nas técnicas de manipulação de objetos, àquelas que, já possuindo conhecimentos anteriores, queiram experimentar novos estímulos criativos.

Dança

Performances Fabulosas, com Carolina Velasques – sábado, às 14h. Livre.
Os fabulosos são seres criados pela artista plástica e performer Carolina Velasquez, que mistura elementos humanos, animais e fantasiosos. Após a performance executada com música ao vivo, a artista convida o público a interagir com os Fabulosos, brincar com os tecidos e bexigas ao vento e com a própria respiração, em um exercício coletivo de dança, movimento e improvisação.

Pow Pow Pow, com Bollywood Clown – domingo, às 14h. Livre.
Em um programa de auditório interativo realizado ao ar livre, um grupo de performers e palhaços juntam a comédia circense com música e coreografias da televisão e do cinema indiano atual, a chamada Bollywood. Entre as sequências de dança, o público é convidado a participar de jogos de improvisação e humor além de aprender as coreografias.

Tecnologias e artes

Oficinas – sábado e domingo, das 12h às 16h30. Livre

Bololofos, com Cia. Bololofos.
Neste ateliê criativo, as crianças participantes usam a imaginação para criar um boneco de pelúcia original. Elas recebem um boneco em branco que pode ser customizado em qualquer posição, com desenhos, cores, membros, cabelos e acessórios acrescentados com orientação dos artistas. Uma atividade que valoriza a estética e a criatividade infantil.

Caramba, Carimbo!, com Editora Lote 42.
Sem restrições de idade, o público é convidado a montar um livro manualmente e usar a criatividade para construir o seu conteúdo a partir de uma ampla seleção de carimbos com padrões, texturas, figuras geométricas e trechos da literatura brasileira selecionados para a atividade.

Paisagem Invertida, com Cidade Invertida.
O trailer do Cidade Invertida é utilizado como câmera fotográfica gigante, onde os participantes podem observar a cena exterior à ela projetada no interior e invertida numa tela translúcida. De forma lúdica e interativa, o público praticará a fotografia com câmeras de orifício, construídas com caixas/latas, acompanhando a seguir o processo de revelação química da imagem, base da fotografia tradicional preto e branco.

Estampas em Sacolas de Tecido, com Jardim Miriam Arte Clube.
Nesta oficina, os participantes poderão aprender as noções básicas da técnica de estêncil, que consiste na pintura seriada a partir de molde vazado obtido por recorte de desenhos em folhas de acetato. As impressões serão desenvolvidas em sacolas de tecido e as padronagens serão relacionadas com a Vila Inglesa de Paranapiacaba.

Câmera Mágica, com Cidade Invertida.
Esta oficina é voltada principalmente a crianças e jovens, pelo seu caráter investigativo. O objetivo é unir a construção artesanal de um objeto óptico (uma câmara obscura portátil), com a criação visual do mundo por cada indivíduo, através do enquadramento e organização imagética das imagens, projetada no interior do dispositivo. A vivência continua após a oficina, quando o participante leva seu aparato para casa.

Tecimento Livre – Macramê Moderno, com Letícia Matos.
A artista ensina técnicas de tecimento livre, em que não é preciso usar ferramentas, como agulhas, para entrelaçar os fios. Os tecidos são confeccionados com as mãos e dedos e diversos tipos de nós. Os participantes vão conhecer as técnicas e produzir um suporte de plantas.

Literatura

Intervenção
Palavras Errantes, com Emile Andrade – sábado, das 12h às 14h. Livre.
Ao narrar seus pequenos episódios, que são como breves abraços, uma contadora de histórias dá notícias das bênçãos escondidas nos infortúnios e que não há atalho para as coisas que realmente importam. Com sua saia cheia de bolsos, caminha entre as pessoas e carrega em cada bolso uma palavra ou objeto que pertence à uma pequena estória. As pessoas, aos escolherem um bolso da saia, ouvem uma história e ajudam a narradora a seguir espalhando "errâncias" pelo mundo.

Máquina de Fazer Poemas, com Prana Teatro – domingo, das 12h às 14h. Livre
O violino está fazendo um chamado poético. Gire o seletor da Máquina de Fazer Poemas para escolher a palavra que mais gosta, sinta o chacoalhar do mecanismo e, num piscar de olhos, a gaveta abre e entrega um poema fresquinho com a palavra escolhida.

Contação de Histórias
Mediação de Leitura, com Muda Práticas Culturais e Educativas – sábado, das 12h às 16h. Livre.
Em uma estante construída com material reutilizado (caixas de laranja) encontram-se diversos livros ilustrados para todas as idades. Em um espaço com bancos e almofadas, o público terá o acompanhamento de uma dupla de mediadores.

Turismo

Vivência
Audiotour Ficcional, com BiNeural-MonoKultur – sábados e domingos, de 21 a 29/7. 16 anos.
O audiotour ficcional é uma experiência sonora individual que toma o Festival de Inverno de Paranapiacaba como cenário para um percurso ficcional onde o protagonista é você. Cada participante receberá um fone de ouvido conectado a um aparelho reprodutor de MP3. Percorrerá sozinho, então, um trajeto desconhecido, recebendo as instruções de um personagem de ficção.

Dias 28 e 29/7 – sábado e domingo

Música

Trio Sinhá Flor – sábado, às 15h. Livre.
Inspiradas pela música do Nordeste, as musicistas paulistas Carolina Bahiense, Cimara Fro´is e Talita del Collado vem marcando seu nome no universo do forró, quase sempre dominado pelos homens. O Trio Sinhá Flor comemora dez anos com foco nos arranjos vocais das três integrantes, em um repertório dançante que vai de Luiz Gonzaga a releituras de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Nomade Orquestra – sábado, às 18h. 12 anos.
Em crescente visibilidade no atual cenário da musica instrumental brasileira, a Nomade Orquestra traz consigo uma característica singular e de vanguarda. Pode se dizer que é um ponto de encontro onde diferentes vertentes e expressões musicais interagem de forma única, desenvolvendo um trabalho autoral de musica instrumental com influencias do funk70, jazz, dub, rock, afrobeat, ethiogrooves e outras expressões musicais. Formada em 2012 sua identidade musical pode se dar ao resultado da miscigenação cultural que existe no Brasil, sobretudo o Abc Paulista, pólo industrial situado na cidade de São Paulo, onde originou-se a orquestra.

Fuá Cortejada, com Grupo Pífanos Flautins de Matuá – domingo, às 15h. Livre.
Danças e ritmos brasileiros tradicionais, como o frevo, o cavalo-marinho, o maracatu, o xote, o baião e o coco tomam a rua neste espetáculo. O repertório traz músicas autorais, de domínio público e de mestres da cultura tradicional. O público é convidado a participar das coreografias.

Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA) – domingo, às 18h. 12 anos.
A OSSA (Orquestra Sinfônica de Santo André) prima por realizar uma série diversificada de espetáculos e ações musicais. A música sinfônica, em suas diversas facetas, estilos e gêneros, dá suporte a uma programação que inclui espetáculos como óperas, balés, concertos ao ar livre, concerto de música popular brasileira, música de câmara, solistas internacionais entre outros. Para o concerto do 18º Festival de Inverno de Paranapiacaba, a OSSA convida o violinista Cármelo de los Santos para integrar a orquestra.

Teatro

Espetáculo
As Presepadas de Damião, com Damião e Cia. de Teatro – domingo, às 14h. Livre.
Baseado em contos populares de enganar a morte, o espetáculo de rua narra a história de Damião, homem pobre e amigo da vadiagem, que tem seu destino transformado ao ser visitado por dois misteriosos viajantes - Jesus Cristo e São Pedro. Em agradecimento a sua hospitalidade, Damião recebe a prenda de três pedidos e acaba alterando o ciclo natural das coisas, ao impedir que a Morte cumpra sua sentença.

Intervenção
Onipotência do Sonho, com Centro Teatral e Etc e Tal – domingo, das 14h às 16h30. Livre.
Intervenções inspiradas no Surrealismo. Figuras masculinas e femininas sem rosto com figurinos que remetem à década de 20. Seres surreais passeiam pelos espaços inspirados nos personagens sem face de Magritte, nos cenários de Man Ray, nos textos de André Breton, Aragon e Artaud. Abajures voadores, cabeças entre gaiolas, noiva envoltas em saco bolha, homens coloridos, em virtuose musical, contorção ou de ponta cabeça. Atuação com uma movimentação corporal meticulosa e segmentada, o que causa estranhamento e fascínio no público de todas as idades.

Circo

Matcha, com Celio Amino – sábado e domingo, às 12h. Livre.
Matcha é o chá usado no Cha-do (Cerimônia do Chá). Circulando entre o público com um carrinho de chá, Amino-san oferece números de mágicas para as crianças e adultos. Para se comunicar com o público, utiliza os sons e entonações do japonês como uma espécie de língua onomatopaica.

Tecnologias e arte

Oficinas – sábado e domingo, das 12h às 16h30. Livre.
Construção de Mané Gostoso, com Matsuhiko.
O Mané gostoso é um brinquedo articulado, suspenso em um fio, preso entre duas varetas de madeira e que pela pressão da mão produz movimentos de malabarismo. O público terá a oportunidade de produzir e personalizar o seu próprio boneco.

Monóculos Fotográficos, com Roger Sassaki.
Os participantes desta atividade acompanham a produção dos monóculos, desde a fotografia com câmera analógica à revelação do filme e à montagem dos visualizadores com lente. Todos os monóculos ficam expostos para que o público possa relembrar como era ter uma fotografia em um ponto turístico ou evento especial, como um circo ou parque de diversões.

Ateliê Itinerante: Um Passeio Serigráfico, com Quiosco Cultural.
O público do Festival de Inverno de Paranapiacaba terá a oportunidade de  conhecer a técnica da Serigrafia, cada participante irá imprimir sua própria gravura com temas dos pontos turísticos da Vila. Após a impressão serigráfica, poderão colorir suas gravuras com o uso de rolinho de espuma com diversas cores no formato de ateliê aberto.

Dr. Gepetostein e os Brinquedos Mutantes, com Coletivo Unsquepensa.
Inspirados pelo criador do boneco do Pinóquio e pelo doutor Victor Frankenstein, o grupo paulista promove uma oficina para reaproveitar, modificar e ressignificar brinquedos usados, velhos e quebrados. Com a troca das partes de bonecas e bonecos, carrinhos e outros objetos, os participantes usam a criatividade para dar vida aos novos seres do universo da brincadeira.

Marchetaria, com Marcelo Bioni.
Oficina de marchetaria onde os participantes aprendem sobre esta técnica e produzem um marcador de páginas.

Oráculo das Folhas: O Que o Vento Sopra, com Clarice Borian.
A oficina tem o objetivo de transmitir para o público a vibração da natureza e da palavra, e somar a essa força a delicadeza do bordado. Podendo assim, ampliar o olhar sobre as árvores, a natureza, a simplicidade. Os participantes bordarão palavras poéticas em folhas secas e receberão uma semente de árvore nativa a ser cultivada.

Literatura

Intervenção
Palavras Errantes, com Emile Andrade – sábado, das 12h às 14h. Livre.
Ao narrar seus pequenos episódios, que são como breves abraços, uma contadora de histórias dá notícias das bênçãos escondidas nos infortúnios e que não há atalho para as coisas que realmente importam. Com sua saia cheia de bolsos, caminha entre as pessoas e carrega em cada bolso uma palavra ou objeto que pertence à uma pequena estória. As pessoas, aos escolherem um bolso da saia, ouvem uma história e ajudam a narradora a seguir espalhando "errâncias" pelo mundo.

Máquina de Fazer Poemas, com Prana Teatro – domingo, das 12h às 14h. Livre.
O violino está fazendo um chamado poético. Gire o seletor da Máquina de Fazer Poemas para escolher a palavra que mais gosta, sinta o chacoalhar do mecanismo e, num piscar de olhos, a gaveta abre e entrega um poema fresquinho com a palavra escolhida.

Contação de Histórias
Mediação de Leitura, com Muda Práticas Culturais e Educativas – domingo, das 12h às 16h. Livre.
Em uma estante construída com material reutilizado (caixas de laranja) encontram-se diversos livros ilustrados para todas as idades. Em um espaço com bancos e almofadas, o público terá o acompanhamento de uma dupla de mediadores.

Entrada do Clube União Lyra Serrano, local onde acontece parte da programação do Sesc Santo André<br />Foto: Guilherme Luiz de Carvalho  [Imagem: divulgação]

Entrada do Clube União Lyra Serrano, local onde acontece parte da programação do Sesc Santo André
Foto: Guilherme Luiz de Carvalho [Imagem: divulgação]

18º Festival de Inverno de Paranapiacaba

happens
from 21/07/2018
to 29/07/2018

where
SESC Santo André
Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar
Santo André SP Brasil
(11) 4469-1200

source
Sesc Santo André
Santo André

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided