Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

O 'esquenta' realizado pelas instituições acontece dias 21 e 22 de julho, com três programações envolvendo literatura, poesia, música e teatro, com temas ligados à preservação ambiental

Em setembro, de 14 a 16, Santo Antônio do Pinhal, cidade localizada a 20 minutos de Campos do Jordão (SP), será palco da primeira Festa Literária Internacional da Mantiqueira - FLIMA. Para esquentar os motores e colocar o público no clima da programação, o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro - instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, geridas em parceria com a ACAM Portinari - oferecem três ações especiais em julho.

O dia 21 de julho (sábado) começa com uma oficina de criação de livros em duas edições, às 10h00 e às 14h00. A atividade é um momento  imperdível para quem escreve, desenha ou é apaixonado por publicações impressas. O editor e designer Vanderley Mendonça -  um dos curadores da FLIMA 2018 - transmitirá noções básicas de design editorial, como a criação da capa, paginação, diagramação, escolha de papel, impressão e acabamento de forma artesanal, e ensinará a diagramar, a montar, a imprimir e a encadernar um livro. Cada participante sairá com o seu próprio livreto, fanzine ou plaquete. Quem quiser, pode levar textos e desenhos (em preto e branco) em arquivo digital. A idade mínima recomendada é de 14 anos; menores precisam estar acompanhados por um adulto responsável.

Na mesma data, às 16h30, a ação "Nuvens Ornamentais: Improvisos Poético-Musicais" ocorre no Projeto Pôr do Sol. Versos e sons se fundem e se confundem, criando paisagens sonoras ao vivo. Uma performance que combina poesia, música e incorpora o acaso para proporcionar uma experiência única. Mais do que um sarau, o espetáculo é uma sensível celebração da arte do improviso. Os responsáveis pela proposta são a cantora, poeta e atriz Natalia Barros  e João Taubkin, contrabaixista e compositor.

Para fechar a agenda do "Esquenta FLIMA", no dia 22 de julho (domingo), às 10h00, o Grupo Ziriguidum apresenta a peça Eu Não Quero um Mundo Imundo, inspirada na obra “Gnomos de Gnu” de Umberto Eco. A narrativa foca problemas atuais de poluição, saúde e sustentabilidade que tanto afligem o ser humano, e busca despertar no público a conscientização ecológica e a curiosidade de investigar novas obras literárias que ampliem sua capacidade de reflexão.

FLIMA - Festa Literária Internacional da Mantiqueira

A FLIMA 2018 reunirá autores brasileiros de grande prestígio, nomes conhecidos de um público mais amplo, novos talentos e convidados internacionais de 14 a 16 de setembro, em Santo Antônio do Pinhal. Mais que um evento literário, a Festa tem a questão ambiental como um de seus eixos temáticos e é uma celebração da literatura viva, aquela que está não apenas nos livros, mas também na internet, nos blogs, nos microcontos do Twitter, nas plataformas de autopublicação, como o wattpad, a Amazon e a Kobo, nas edições bem cuidadas da produção independente e artesanal, na poesia musicada.

Sem abrir mão das tradicionais mesas com autores debates, a programação da FLIMA 2018, que será divulgada em meados de agosto, incluirá atividades lúdicas e performáticas, para adultos e crianças, com destaque para a música, a poesia e a oralidade, com o objetivo de aproximar o público da literatura. O jornalismo, a fake news e a pós-verdade, além da representação e da representatividade do negro na literatura brasileira, são alguns dos temas abordados nesta edição, que homenageará Augusto de Campos, 87 anos, um dos mais importantes poetas vivos – não apenas do Brasil.

Serviço:

Esquenta FLIMA - Festa Literária Internacional da Mantiqueira

Oficina de Criação de Livros

Data: 21/07/2018 (sábado)

Horário: às 10h00 e às 14h00

 

Projeto Pôr do Sol - Nuvens Ornamentais: Improvisos Poético-Musicais

Data: 21/07/2018 (sábado)

Horário: às 16h30

Entrada: inteira R$10,00 e meia R$5,00 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos (conheça nossa política de gratuidade no www.museufelicialeirner.org.br/expediente-e-ingresso)

 

Eu Não Quero um Mundo Imundo com o Grupo Ziriguidum

Data: 22/07/2018 (domingo)

Horário: às 10h00

Entrada: gratuita

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro promovem ações especiais para lançar a FLIMA 2018

happens
from 21/07/2018
to 22/07/2018

where

Museu Felícia Leiner
Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 - Alto Boa Vista
Campos do Jordão - SP
(12) 3662-6000
e-mail

source
Museu Felícia Leiner
Campos do Jordão

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided