Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Ciclo de palestras compõe o projeto 3 vezes 22, em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP

Familiares, amigos e ex-alunos homenageiam Antonio Candido  no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em ciclo de palestras que acontece de 18 a 20 de julho. Laura de Mello e Souza (filha), Augusto Massi , Carlos Augusto Calil, Augusto Massi , Walnice Nogueira Galvão, Telê Ancona Lopez, Adélia Bezerra de Menezes, João Cezar de Castro Rocha, Marcos Antonio de Moraes , Leandro Garcia, Max Gimenes, entre outros, falam sobre seu legado, sua  contribuição como crítico de cultura e da sociedade brasileiras. As mesas-redondas evidenciam o seu importante papel como professor/intelectual, a interação com personalidades e instituições, a militância socialista – temas relevantes para entender a envergadura do crítico e de sua presença em nosso tempo. 
A abertura conta com uma homenagem musical a Antonio Candido, com o músico Passoca interpretando canções caipiras que retratam a obra “Os parceiros do Rio Bonito” e com palestra da filha do crítico, Laura de Mello e Souza, que fala sobre a vida do intelectual no âmbito familiar.

O ciclo compõe o projeto 3 vezes 22, em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

Abertura

Dia 18/7

14h às 16h

Abertura musical. Os Parceiros do Rio Bonito

Convidado: Passoca

Mesa 1 – Antonio Candido em família

O intelectual no âmbito familiar, relação com as filhas, familiares e amigos. A mesa propõe lançar um olhar sobre Antonio Candido paralelamente à da figura pública. A memória dos familiares chama a atenção para as partilhas do afeto e da convicção.

Convidada: Laura de Mello e Souza

 

16h30 – 18h30

Mesa 2 – Gilda de Mello e Souza e Antonio Candido

A parceria iniciada na colaboração para a revista Clima e que se estendeu por mais de 60 anos. Os depoimentos de amigos e ex-alunos de Gilda e Antonio Candido elucidam os diálogos e os vínculos constituídos pelo casal na vida e na academia.

Convidados:  Augusto Massi  e Carlos Augusto Calil.

Dia 19/7

14h às 16h

Mesa 4 - Afeto e convicção: retratos de Antonio Candido

A mesa tenciona apresentar um retrato em movimento de Antonio Candido, sua visão de mundo, sua formação e o compromisso com a formação do cidadão. A presença indelével de suas convicções, que ainda permanecem naqueles que conviveram com ele.

Convidadas: Walnice Nogueira Galvão e Telê Ancona Lopez

16h30 – 18h30

Mesa 5 – Itinerário crítico

A mesa convida pesquisadores para discutir o itinerário crítico da obra de Antonio Candido, de sua atuação na revista Clima às suas principais publicações nas áreas de sociologia e literatura.

Convidados:  Maria Augusta Fonseca , Rodrigo Martins Ramassote  e Luiz Carlos Jackson

18h45 – 20h45

Mesa 6 - Antonio Candido, Na sala de aula

“Não se cruza com alguém assim impunemente”, afirma Adélia Bezerra de Menezes sobre a sua experiência como aluna de Antonio Candido. A figura do professor entra em debate nesta mesa, nos testemunhos de seus ex-alunos.

Convidada: Adélia Bezerra de Menezes

 

Dia 20/7

14h – 16h

Mesa 7 – Antonio Candido, América Latina

Esta mesa se propõe a refletir sobre a potência dos diálogos de Antonio Candido com intelectuais da América Latina, bem como a difusão e repercussão de seu pensamento crítico.

Convidado:  João Cezar de Castro Rocha

16h30 – 18h30

Mesa 8 – Diálogos, correspondência

A correspondência de um intelectual fornece importantes elementos biográficos e históricos; as cartas testemunham a configuração de redes de sociabilidade, formas de difusão do pensamento dos interlocutores e gestos de intervenção cultural. Esta mesa-redonda devota-se a observar os diálogos epistolares de Antonio Candido, com escritor Mário de Andrade, com o crítico Alceu Amoroso Lima e com o sociólogo Florestan Fernandes.

Convidados: Marcos Antonio de Moraes , Leandro Garcia e Max Gimenes

18h45 – 20h45

Mesa 9 – A refleção política de Antonio Candido

A mesa coloca em pauta os ideais e a atuação política de Antonio Candido.

Convidado: Paulo Vannuchi

Encerramento

Homenagem musical

Convidado: Passoca

<br />Andre Gomes de Melo/ Foto divulgação


Andre Gomes de Melo/ Foto divulgação

Homenagem ao centenário de Antonio Candido no Sesc

happens
from 18/07/2018
to 20/07/2018

where
CPF
Centro de Pesquisa e Formação - Sesc
Rua Pelotas, 141, 5º andar, Torre A
Vila Mariana - São Paulo
TEL.: 11 5080-3057
e-mail

source
Sesc São Paulo
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided