Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Para analisar as dezenas de projetos de Penna, um corpo docente multidisciplinar da PUC irá se debruçar sobre os mais distintos aspectos que caracterizam a obra do arquiteto, incluindo a arte, a cultura, a história e a geografia dos espaços

No dia 09 de outubro, às 19h, na Cidade, em São Paulo, será lançada a pedra fundamental de Gustavo Penna 73/23 - 50 anos de arquitetura, desenho e palavra. O projeto de longo prazo, idealizado por uma equipe de professores da PUC Poços de Caldas e com patrocínio da Gerdau e Deca, prevê a publicação de livros, workshops, concursos, plataforma multimídia e exposição. As atividades antecipam as cinco décadas de carreira do arquiteto mineiro que se completarão em 2023.

Para analisar as dezenas de projetos de Penna, um corpo docente multidisciplinar da PUC irá se debruçar, de 2018 a 2023, sobre os mais distintos aspectos que caracterizam a obra do arquiteto, incluindo a intercomunicação com a Arte, a Cultura, a História e a Geografia dos espaços. Além dessa coordenação acadêmica, o programa conta com a colaboração das equipes da editora KPMO Cultura e Arte e do escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados. Ambas se dedicam à edição das pesquisas em coleção de livros e à organização dos diferentes eventos ao longo dos cinco anos de estudos: workshops em universidades públicas e privadas do país; concursos de ideias para estudantes acerca de soluções para os desafios da cidade contemporânea; residência arquitetônica para os vencedores dos concursos no escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados, com mentoria exclusiva do titular; exposição de obras do homenageado, apresentando também o processo de produção de Gustavo Penna 73/23 - 50 anos de arquitetura, desenho e palavra, em 2023.

O primeiro workshop, “Arquitetura como Símbolo”, acontece na escola de arquitetura da PUC Poços de Caldas, nos dias 19 e 20 de novembro. Sob o tema do workshop, o concurso de ideias sugere que os alunos apresentem uma proposta de intervenção para uma área da cidade de Poços de Caldas. A competição é aberta a estudantes do 4o ao 10o período de graduação, e a equipe vencedora irá participar da Residência Arquitetônica, com Gustavo Penna, entre os dias 14 de janeiro e 01 de fevereiro de 2019. Para saber mais sobre o concurso, clique aqui.

Outros concursos e workshops serão organizados nos anos seguintes de pesquisa, todos tendo como parte da premiação a residência com Gustavo Penna em seu escritório em Belo Horizonte. A cada edição novos temas serão propostos, sempre de acordo com os desafios das cidades e das universidades que irão sediar os debates. Para Gustavo Penna, não há maneira mais motivadora de celebrar seus 50 anos de carreira, pois é justamente no debate entre gerações que surgem novas maneiras de pensar e criar: “Meu entusiasmo é grande. Trabalho junto com os estudantes: ampliar o diálogo e imaginar territórios da invenção. É o movimento que celebra a vida.”.

Gustavo Penna

Formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde lecionou por três décadas. É arquiteto e fundador do escritório GPA&A. Conquistou prêmios internacionais, como o The International Architecture Award, em Chicago, o World Architecture Festival (WAF), em Cingapura, o Architizer A+Awards, em Londres e o Prix Versailles, no Chile. Seus trabalhos já foram expostos no Brasil e no mundo, dando destaque para a Bienal de Arquitetura, em São Paulo, a Bienal de Veneza, a Bienal de Buenos Aires, a Trienal de Arquitetura Mundial, em Belgrado e o Institut Français d’Architecture, em Paris. É membro do Conselho Curador da Fundação Oscar Niemeyer e da Fundação Dom Cabral. Sócio-fundador da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa (AEAULP). Gustavo é autor de projetos como o Expominas (Centro de Feiras e Exposições de Minas Gerais), o Monumento à Liberdade de Imprensa, o Memorial da Imigração Japonesa, na Pampulha, os Museu de Congonhas (patrimônio cultural da humanidade), Santana e Regina Mundi, o novo Estádio do Mineirão, a Escola Guignard (considerada uma das 30 obras mais relevantes da arquitetura no Brasil). Com 04 livros publicados, seus trabalhos já foram expostos no Brasil e no exterior, pelos principais sites, revistas e livros de arquitetura e design do mundo, como ArchDaily, Abitare, Architecture Magazine, Architecture Now, Le Mounter Architecture Mars, Architectural Digest, Enlace, Monocle, Architectural Record, Wallpaper, SUMMA +, entre outras.

O arquiteto Gustavo Penna<br />Foto Fernando Furtado

O arquiteto Gustavo Penna
Foto Fernando Furtado

Gustavo Penna 73/23 - 50 anos de arquitetura, desenho e palavra

happens
in 09/10/2018

opening
09 de outubro, às 19h

where
Cidad3
Centro de Informação de Decoração, Arquitetura e Design
Av. Pacaembu, 774 - Pacaembu
São Paulo SP

source
Pool de Comunicação
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided