Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

As peças ganhadoras e selecionadas pelo júri ficarão expostas de 10 de novembro de 2018 à 10 de fevereiro de 2019

No dia 10 de novembro, sábado, das 10h às 20h, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado gerida pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, abriu a exposição do 32º Prêmio Design MCB, realizado desde 1986, com o objetivo de valorizar a atuação dos profissionais de design junto à indústria do país e incentivar o debate acerca da produção nacional no segmento.

A exposição conta com 50 peças premiadas e 70 selecionadas pela comissão julgadora em 2018, junto à mostra do Concurso do Cartaz que traz a peça vencedora, além de 10 destaques e 90 trabalhos selecionados.

A abertura da exposição, que ganhou novo formato em 2017, trocando a cerimônia de premiação por uma feira de publicações especializadas em arquitetura e design, ocorreu em caráter de festival, contando com lançamento de livros, oficinas educativas e food trucks, além do tradicional encontro aberto com a comissão julgadora e os premiados.

Este ano, o Prêmio Design recebeu 663 trabalhos, que foram julgados por duas comissões independentes. Levi Girardi, designer formado pela FAAP-SP e sócio fundador do estúdio de design e inovação Questtonó, coordenou a comissão avaliadora nas categorias de produtos: Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis e Utensílios. E a categoria de Trabalhos Escritos foi coordenada por Cibele Haddad Taralli, graduada com mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP e atua em docência e pesquisa nos campos da arquitetura e do design.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Sobre o Prêmio Design MCB

O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira. A premiação revela talentos e consagra profissionais e empresas. O Prêmio é dividido em dois momentos principais: o Concurso do Cartaz e, em seguida, a premiação dos produtos e trabalhos escritos. Entre junho e agosto, o MCB recebe criações (protótipos ou em produção) nas categorias: Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Utensílios e Trabalhos Escritos. Os inscritos são analisados por duas comissões julgadoras independentes, uma para as categorias de Produto e outra para Trabalhos Escritos. Por fim, são escolhidos os premiados, divididos entre 1º, 2º e 3º lugares e menções honrosas, além dos selecionados que também compõe a exposição. Como resultado do Prêmio Design MCB, o Museu realiza uma mostra com os vencedores e selecionados de cada categoria da edição, que fica em cartaz por cerca de três meses.

Identidade do 32º Prêmio Design MCB<br />Imagem divulgação/ Autoria Celso Hartkopf Lopes Filho

Identidade do 32º Prêmio Design MCB
Imagem divulgação/ Autoria Celso Hartkopf Lopes Filho

32º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

happens
from 10/11/2018
to 10/01/2019

where
MCB
Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
São Paulo SP Brasil
De terça a domingo, das 10h às 18h
+55 11 30323727
e-mail

source
Museu da Casa Brasileira
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided