In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.
Cilco de debates sobre a produção, distribuição e consumo cultural hoje, desenvolvido no âmbito do programa Cultura & Pensamento do Ministério da Cultura, sob patrocínio da Petrobrás
O evento busca discutir, sob um ponto de vista plural, tanto questões teóricas e gerais como domínios específicos, dentre os quais a literatura, a música, o cinema, a publicidade, as mídias tradicionais e a internet.
programação
10/09 (sexta-feira/ 10H00)
Redes sociais, internet e cultura digital Nestor Garcia-Canclini
Nestor García-Canclini é professor na Universidad Autónoma Metropolitana (México) desde 1990. É autor de Consumidores e cidadãos (Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, 2008), Culturas híbridas: estrategias para entrar e sair da modernidade (São Paulo, EDUSP, 2002), entre outros.
15/09
Mídia, marketing, difusão Venício Artur de Lima
Venicio Lima é professor da Universidade de Brasília (UnB). É autor, dentre outros livros, de Rádios comunitárias: coronelismo eletrônico de novo tipo (São Paulo, Observatório da Imprensa, 2007), Mídia: teoria e política (São Paulo, Fundação Perseu Abramo, 2001).
22/09
Dimensões conscientes e inconscientes da publicidade Vladimir Safatle
Vladimir Safatle é Professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Autor de Cinismo e falência da crítica (São Paulo, Boitempo, 2008), A filosofia após Freud (São Paulo, Humanitas, 2008) e Lacan (São Paulo, Publifolha, 2007).
04/10 (segunda-feira/ 20H)
Literatura e Cultura de Massas
Luiz Costa Lima
Luiz Costa Lima atualmente é professor de Literatura Comparada, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e de História Cultural, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Pioneiro na reflexão brasileira acerca do impacto da cultura de massas na literatura, publicou mais de 20 livros, dentre os quais: Mimesis e modernidade, O redemunho do horror, Intervenções. Organizou ainda o volume Teoria da cultura de massas.
13/10
Entretenimento e consumismo Gabriel Cohn
Gabriel Cohn é professor aposentado do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) Universidade de São Paulo (USP). Autor, dentre outros livros, de Weber (São Paulo, Ática, 2005) e Crítica e resignação (São Paulo, Martins Fontes, 2003), bem como organizador de Theodor Adorno (São Paulo, Ática, 1986) e Comunicação e indústria cultural (São Paulo, Cia. Editora Nacional/Edusp, 1971).
20/10
Cultura popular/ cultura erudita na música brasileira José Miguel Wisnik
José Miguel Wisnik é músico e ensaísta. É professor aposentado do Departamento de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) Universidade de São Paulo (USP). É autor de O coro dos contrários: a música em torno da Semana de 22 (São Paulo, Duas Cidades, 1978), Machado Maxixe: o caso Pestana (São Paulo, Publifolha, 2008), entre outros. Gravou os discos: “José Miguel Wisnik” (1992), “São Paulo Rio” (2000), “Pérolas aos poucos” (2003).
10/11
Cinema e cultura de massas Claudio Assis
Cláudio Assis é diretor de longas como Amarelo manga (2002), Texas Hotel (2005) e Baixio das bestas (2006), além de vários curtas. Como ator, participou não somente do seu Baixio das bestas, mas também de Crime delicado (Beto Brant, 2005), Madame Satã (Karim Ainouz, 2002) e Conceição (Heitor Dhalia, 2000).
17/11
Atualidade dos conceitos de Adorno e Horkheimer Robert Kurz
Robert Kurz é crítico e ensaísta. Foi cofundador da revista teórica EXIT! – Crítica e Crise da Sociedade da Mercadoria. Autor, dentre outros livros, de Com todo vapor ao colapso (Juiz de Fora, Ed. UFJF, 2004), Últimos combates (São Paulo, Vozes, 1998), O retorno de Potemkin (Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1994) e O colapso da modernização (Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991).