Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Além das exposições em cartaz, o mês de dezembro tem programação intensa no centro cultural, incluindo visitas guiadas às mostras vigentes, bate papo sobre o mais novo livro do escritor japonês Haruki Murakami e a última sessão do ciclo Chawan Project

O final do ano chegou e a JAPAN HOUSE São Paulo preparou para o mês de dezembro um calendário repleto de atividades para animar as férias escolares. A programação destaca diferentes vertentes do Japão contemporâneo, como a moda, as artes, a cerâmica e literatura, por meio de visitas guiadas, atividades imersivas, lançamento de livro e atividade que encerra o ciclo Chawan Project. Além deste calendário, estão em cartaz até 06 de janeiro de 2019, as mostras A Light Un Light, sobre o vestuário do futuro e Dimensão, sobre tecnologia na arte.

Aberta ao público há menos de um mês, A Light Un Light aborda o universo da moda japonesa com a proposta de despertar o público para o vestuário do futuro, por meio de itens criados pelo designer japonês Kunihiko Morinaga que, em uma combinação perfeita entre alta tecnologia e inspirações em elementos simples ou pequenos detalhes, surpreende pela inovação em suas criações. Quando vista a olhos nus, a exposição é uma e, outra completamente diferente, quando observada com flashes fotográficos e luz UV.

Nos dias 04, 11 e 18 de dezembro, estão programadas visitas guiadas pela mostra com três sessões em cada uma das datas, às 11h, 15h30 e 19h. Uma excelente oportunidade para conhecer sobre os avanços da ciência e tecnologia e os impactos na elaboração de tecidos e designs únicos de vestuário. Confira a seguir outros destaques da programação:

+ Mergulhe em outros universos: Exposição DIMENSÃO + ATIVIDADES ESPECIAIS

Inspirada pela cena jovem e pulsante da cidade de Tóquio, a JAPAN HOUSE São Paulo revela a mostra Dimensão, do duo NONOTAK, que propõe a quebra entre as fronteiras das artes visuais e da arquitetura. São três instalações imersivas e sensoriais, que ficam em cartaz até 06 de janeiro de 2019, no térreo do centro cultural. As obras alteram a perspectiva espacial dos visitantes e apresentam uma nova relação entre arte, som, tecnologia e público por meio de uma linguagem dinâmica e sensorial.

Explorando as instalações imersivas da exposição, nos dias 04, 11 e 18, às 20h, acontece uma série de atividades que propõem experimentações sensoriais e reflexões acerca dos objetivos da tecnologia e suas implicações. Para os dias 06, 13, 20 e 27, estão programadas visitas guiadas pela mostra, com três sessões em cada uma das datas, às 11h, 15h30 e 19h.

Ainda com foco nas luzes e voltados para consciência ambiental e sustentabilidade, dia 08 de dezembro, às 10h30, acontece o workshop "Construção de lampião solar", promovido pela organização Litro de Luz Brasil. A ideia é que os participantes aprendam a construir lampiões, feitos a partir de garrafas pet abastecidas com água e alvejante. A atividade integra o movimento global "Liter of Light", iniciado no ano de 2011, nas Filipinas, para solucionar a falta de luz dentro das residências. A atividade se contrapõe positivamente à explosão de luzes e tecnologia da visita guiada pela exposição Dimensão.

+ Entenda a filosofia por trás da milenar arte japonesa da cerâmica: CHAWAN PROJECT

Já no dia 18 de dezembro (às 19h), acontece o encerramento do ciclo de palestras e atividades Chawan Project, sob a curadoria da renomada ceramista Hideko Honma. Neste dia, acontece uma mesa-redonda com a participação de todos os palestrantes (prof. Kenichiro Hayashi - Centro de Chado Urasenke do Brasil; e os ceramistas: Akinori Nakatani, Kenjiro Ikoma, Kimi Nii, Shugo Izumi e Mitsue Yuba) com a mediação do curador e administrador cultural Jo Takahashi e convidados. Em japonês, a palavra chawan significa "existe todo um universo" e guarda uma tradição milenar, mas no ocidente é reduzido por tigela.

+ Conheça mais da literatura contemporânea japonesa: Uma conversa sobre Haruki Murakami e seu novo livro "O assassinato do comendador – Vol 1"

Destacando a literatura nipônica contemporânea, dia 06 de dezembro, às 19h, acontece um bate-papo sobre a obra do autor Haruki Murakami, que lança a versão em português de "O assassinato do comendador - Vol 1", seu primeiro romance após o sucesso de 1Q84. O evento trará para o público um debate entre a tradutora do livro, Rita Kohl, e os especialistas em literatura Marcia Namekata, Vanessa Higashi e João Anzanello Carrascoza. Murakami é considerado um dos autores mais importantes da atualidade no Japão. Sua obra foi traduzida para mais de quarenta idiomas e recebeu importantes prêmios, como o Yomiuri — que já foi concedido a autores como Yukio Mishima, Kenzaburo Oe e Kobo Abe — e o Franz Kafka Prize. Este evento é realizado pela Alfaguara e Companhia das Letras com a colaboração da JAPAN HOUSE São Paulo.

Programação

Exposição A Light Un Light

De 06 de novembro a 06 de janeiro 2019
Entrada gratuita
Segundo Piso

Visitas Guiadas Exposição A Light Un Light Quando
04, 11, 18 de dezembro, às 11h, 15h30 e 19h
Entrada gratuita
Participação livre

Exposição Dimensão De 02 de outubro a 06 de janeiro 2019
Entrada gratuita
Térreo

Atividades Especiais

“Dimensão – Experiências Sensoriais" Quando
04, 11 e 18 de dezembro, às 20h
Entrada gratuita
Senhas disponíveis para retirada na recepção uma hora antes da atividade

Visitas Guiadas Exposição Dimensão Quando: 04, 11 e 18 de dezembro, às 11h, 15h30 e 19h
Entrada gratuita
Participação Livre

Workshop "Construção de lampião solar" Exposição Dimensão
Quando: 08 de dezembro, às 10h30
Entrada Gratuita
Senhas disponíveis para retirada na recepção 30 minutos antes da atividade

CHAWAN PROJECT 2018 Quando
18 de dezembro de 2018, às 19h
Entrada gratuita
Senhas disponíveis para retirada na recepção uma hora antes da atividade

"O assassinato do comendador – Vol 1" Uma conversa sobre Haruki Murakami e seu novo livro
Quando
06 de dezembro, às 19h
Entrada gratuita

Confira a programação no Facebook.

Sobre a Japan House São Paulo A Japan House São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de um milhão de visitantes.

Magnitude<br />Foto NONOTAK

Magnitude
Foto NONOTAK

Mês de dezembro na Japan House São Paulo

happens
from 02/12/2018
to 18/12/2018

where

Japan House
Av. Paulista, 52, Bela Vista
São Paulo, SP

source
Japan House
São Paulo

share


© 2000–2018 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided