Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Com curadoria de Francesco Perrotta-Bosch, a mostra é a primeira realização do Arquivo Fabio Penteado, criado para difundir e preservar a obra do arquiteto, que completaria 90 anos em 2019

Autor de projetos de grande porte como o clube Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo, o Centro de Convivência Cultural, em Campinas, e o Parque Cecap, em Guarulhos, o arquiteto paulista Fabio Penteado (1929-2011), que completaria 90 anos no próximo mês de junho, terá sua obra revisitada em umaexposição em Portugal.

Com curadoria de Francesco Perrotta-Bosch, “Irradiações” abre dia 23 de fevereiro na Casa da Arquitectura, localizada em Matosinhos, cidade na região do Porto. Serão abordados cinco projetos de matrizes radiais desenvolvidos pelo arquiteto nos anos 1960, evidenciando sua atenção para as dimensões coletiva e pública dos espaços.

A seleção destaca 14 desenhos originais do Monumento da Playa Girón (Cuba, 1962), Monumento Comemorativo aos Trinta Anos (Goiânia, 1965), Mercado do Portão (Curitiba, 1965), Teatro de Ópera (Campinas, 1966) e do Centro de Convivência Cultural (Campinas, 1967-68).

Além dos desenhos, informações variadas e textos curatoriais dos projetos, umagrande maquete do Centro Cultural de Convivência será apresentada na mostra, que tem design gráfico de Celso Longo e Daniel Trench e expografia de Juliana Prado Godoy.

“Irradiações” é a primeira ação realizada pelo Arquivo Fabio Penteado, criado para difundir e preservar a obra do arquiteto, com coordenação de sua filhaAdriana Moura Penteado. O acervo com mais de dez mil itens também tem curadoria de Perrotta-Bosch. Outras ações estão previstas para este ano, como o lançamento do site com acervo digitalizado, a publicação de sua primeira biografia e uma retrospectiva em São Paulo.

Ilustrações de Fábio Penteado para o Teatro de Ópera<br />Imagem ddivulgação

Ilustrações de Fábio Penteado para o Teatro de Ópera
Imagem ddivulgação

Fabio Penteado | Irradiações

happens
from 23/02/2019
to 26/05/2019

where

Casa da Arquitectura
Av. Menéres 456
Matosinhos, Portugal

source
Sofia Carvalhosa Comunicação
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided