Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Tony Camargo

Casa Triângulo tem o prazer de apresentar Num Logo Lugar, a quinta exposição individual de Tony Camargo na galeria. Depois de ganhar uma grande retrospectiva de seus 20 anos de trajetória no Museu Oscar Niemeyer, em 2018 - uma das exposições mais visitadas do museu nos últimos anos - , Tony Camargo apresenta, em São Paulo, sua mais recente produção de pinturas, esculturas, objetos e vídeos.

A produção de Tony Camargo reflete como a pintura pode ser atravessada por novas tecnologias. Conjugando sistemas poéticos aparentemente opostos, explorando os limites do espaço e transcendendo a linguagem e a materialidade, os trabalhos de Tony nos revelam descobertas entre a relação de linhas e planos, cores e formas, através do desbravamento do interior das coisas, transformando o real em pura visualidade.

Em seus vídeos, o artista faz uso da ironia humorística, nos quais induz a capacidade humana de rir diante do inesperado e de questionar os preceitos conceituais e visuais que pautam a

contemporaneidade. Em ações performáticas que se passam em cenários cotidianos, como

depósitos e garagens, Tony recria esses ambientes com objetos que passam a ter uma vocação pictórica, por meio de sua própria imagem, forma e cor.

Com a ajuda da tecnologia, busca criar suas próprias cores, ácidas e descomedidas, que não se imprimem de maneira precisa em catálogos. Através de cores computadorizadas e do rigor formal da geometria, suas pinturas transcendem a realidade material.

Para o artista, suas pinturas e vídeos pertencem a uma atmosfera poética que surge do embate entre o rigor plástico de suas pinturas geométricas de origem construtiva e o caos criativo de suas performances personalistas, diretamente conectadas a  imprevisibilidade da vida. O resultado é uma profunda investigação sobre a espacialidade do mundo real. 

Stephen Dean

A Casa Triangulo tem o prazer de apresentar a terceira individual do artista franco-americano Stephen Dean na galeria. Intitulada “Rehearsal with Props” (“Ensaio com Acessórios”), a mostra reúne trabalhos criados em vidro dicroico e aquarela que continuam a expandir os limites da cor ao entrelaçar as noções de transparência e duração. Paralelamente à exposição (em Março), Dean apresentará a instalação “Enigma of Arrival” (“Enigma de Chegada”) nas janelas da Hermes no Shopping Iguatemi.

Interessado nas características conceituais e perceptivas do vidro, o artista utilizou o material ao longo de toda a sua carreira. Vidro, para Dean, encarnado em suas qualidades de reflexibilidade, transparência e mutabilidade fluida, realça a transitoriedade temporal do mundo observado.

Na galeria, sua famosa escultura “Ladder” (Escada), uma escada sem base fixa com painéis de vidro dicroico, ao mesmo tempo reflexivos e translúcidos, parece estar em constante estado de transformação. A obra é uma escultura para além de si. Vista de perto, percebe-se densidade e saturação estranhas. Mesmo sua estrutura, toda preta, muda de tonalidade. Quando vista mais de longe, a obra se espalha no ambiente deixando difícil distinguir suas reflexões, suas projeções e suas sombras.

Na série “Rehearsal with props”, Dean põe em cena uma sintaxe quebrada ao justapor elementos de vidro e aquarelas. Etéreos e reminiscentes de fenômenos naturais, o fundo pintado entra em choque com o reflexo colorido do vidro, nunca revelando uma figura completa. Sua aparente simplicidade esconde o fato de que esses trabalhos operam de modo sofisticado: de movimentos sutis a gestos extraordinários - acompanhados sempre de instabilidade.

“As obras de Dean lidam de modo abstrato com o espaço, tanto geográfico quanto conceitual. O que conecta sua série é uma combinação de identificação comunal e especificidade no contexto das condições técnicas que nos cerca". Sara Reisman, diretora da Rubin foundation, Nova Iorque.

Os trabalhos do artista foram amplamente exibidos. Algumas exposições coletivas incluem: “The World’s Game”, no Perez Museum of Art Miami; “Shock of the News”, no National Gallery of Art, Washington D.C.; “Les Maitres du Désordre”, Musée du quai Branly, Paris; “Double Down: Two Visions of Las Vegas”, San Francisco Musem of Modern Art; “Mouth Open, Teeth Showing: Major Works from the True Collection”, Henry Art Gallery, Seattle. Dean também participou de inúmeras bienais. Entre estas estão a Whitney Biennial, a Seville Biennial, a Istambul Biennial, a 51st Venice Biennial, a SITE Santa Fe Biennial e a Moscow Biennial.

Suas instalações, esculturas e obras em papel podem ser encontradas nas coleções permanentes do Solomon R. Guggenheim Museum (Nova Iorque); do Whitney Museum of Art (Nova Iorque); da National Gallery of Art (Washington D.C.); da Fond National d’Art Contemporain (Paris) e da Fundacion Jumex (Cidade do México). Em 2017, a Percent for Art/New York City Department of Cultural Affairs comissionou ao artista uma instalação permanente de 23 metros intitulada de “Crosswords” (Caça-palavras) para a parede de uma escola pública no Brooklyn.

Em 2018 ele recebeu o prêmio Peter S. Reed para arte de mídia mista. Em Março, Dean apresentará a instalação “Enigma of Arrival” (Enigma de Chegada) nas janelas da Hermes no Iguatemi.

Ladder, de Stephen Dean<br />Foto divulgação

Ladder, de Stephen Dean
Foto divulgação

Tony Camargo e Stephen Dean

happens
from 09/02/2019
to 16/03/2019

opening
09 de fevereiro, das 14h às 18h

where
Casa Triângulo
Rua Paes de Araujo 77 - Itaim Bibi
São Paulo SP Brasil
Terça a sábado das 11 às 19 horas
(11) 31675621
e-mail

source
Casa Triângulo
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided