Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

O livro de Carlo Gandolfi é apresentado no próximo dia 9, sábado, às 17h00. Segue-se uma conversa com o autor, André Tavares e Nuno Sampaio

A palavra inglesa matter remete em italiano para um duplo significado: para além de matéria, significa questão. A hipótese de fundo deste trabalho de pesquisa é tratar o tema do espaço em seus diversos significados nas escalas da arquitetura e da cidade.

No percurso entre teoria e prática, aborda-se a temática do espaço arquitetónico e urbano na cidade contemporânea a partir de uma experiência de formação do autor no estudo do Prémio Pritzker Brasileiro Paulo Mendes da Rocha, uma das figuras mais interessantes e enigmáticas do panorama arquitetónico internacional atual. A experiência prática é combinada com um rico aparato de reconstruções de projetos e questões teóricas que fornecem ao leitor uma densa série de instrumentos úteis para a prática do projecto de arquitectura.

O caráter pessoal do volume, que se baseia na premissa de que cada edifício envolve um sistema complexo de relações entre partes tectônicas e espaços internos e externos, destaca o papel específico que a arquitetura desempenha na arquitetura contemporânea, na construção do espaço arquitetônico e urbano.

Segundo Carlos Martí Arís, as referências ao mundo da arte, do cinema e da literatura, disseminadas de maneira homogénea em toda a obra, não a expõem ao risco de “excessiva sofisticação, enquanto sustentada por um olhar em que a relevância das ferramentas analíticas não nos impede de considerar a arquitetura como uma grande tarefa, tão antiga quanto o mundo”.

O volume faz parte da série AAC | Arti Architettura Città – studi, temi, ricerche da editora Accademia University Press (Turim, Italia).

Biografias

Carlo Gandolfi (Londres, 1980), arquiteto, estudou no Politecnico di Milano e na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Desde 2011 é doutor em “Composição Arquitectónica” (Universidade IUAV de Veneza) com uma tese sobre a obra de Paulo Mendes da Rocha. Lecionou no Politecnico di Turim e Milão, deu aulas e conferências em várias universidades, participando em seminários internacionais. Desde sempre estuda questões teóricas relacionadas com o projeto e recentemente traduziu e editou a edição italiana do livro “Motion, émotions” de Jacques Gubler. No 2005, fundou Bunker (www.bunkerarc.it), um estúdio de pesquisa com o qual criou obras e participou em concursos com os quais obteve prémios e distinções. Bunker está atualmente envolvido no projecto “Mare Culturale Urbano” em Milão. A obra do escritorio é publicada em revistas internacionais. Vive e trabalha em Milão e, a partir de 2013, ensina projeto na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Parma, onde é investigador.

André Tavares

Arquiteto e coordenador da Dafne Editora. Foi diretor do Jornal Arquitectos entre 2013 e 2015 e curador-geral, com Diogo Seixas Lopes, da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2016, The Form of Form. O seu último livro The Anatomy of the Architecutral Book (Lars Müller/Canadian Centre for Architecture, 2016), explora as relações cruzadas entre a história da arquitetura e do livro. Atualmente é investigador na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, e programador de arquitetura na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Nuno Sampaio

Nasceu no Porto em 1974. Licenciou-se em Arquitetura pela Universidade Lusíada do Porto (U.L.P.) em 1997. Integrou o Centro de Estudos da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) em 1998. É mestre pela Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona (ETSAB) da Universidade Politécnica de Catalunha (UPC), com trabalhos realizados em Veneza e Nápoles. Em 2000 funda o atelier “Nuno Sampaio – Arquitetos”, uma atividade que mantém como profissional projetista no desenvolvimento de distintos projetos e concursos. Foi membro do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, de 2008 a 2010. Professor convidado da Universitad Politécnica de Catalunya (UPC) – Master “La Gran Escala – Architecture & Other Environments” (2002)- Barcelona.
Fundou em 2009 a “Estratégia Urbana – Laboratório de Inovação de Arquitetura e Cidade”. Colabora desde o seu início, em 2007, com a “Trienal da Arquitectura de Lisboa”, sendo desde 2010 Vice-Presidente da criada “Associação Trienal da Arquitectura de Lisboa”. Júri em diversos concursos de arquitetura onde se destacam os Prémios FAD 2013. É desde 2014 Diretor-Executivo da Associação “Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura”, tendo funções como Comissário da instituição.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Matter of Space | Città e architettura in Paulo Mendes da Rocha

happens
in 09/02/2019

opening
9 de fevereiro de 2019, às 17h

where

Casa da Arquitectura
Av. Menéres 456
Matosinhos, Portugal

source
Casa de Arquitectura
Matosinhos

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided