Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Maquete da Casa de Vidro, arquiteta Lina Bo Bardi. Peça integrante da exposição Casas de Vidro, realizada na Casa de Vidro (São Paulo), no Elmhurst Art Museum (Elmhurst) e no Centro Carioca de Design (Rio de Janeiro)
Foto divulgação

A publicação bilíngue (português e inglês) se origina da exposição Casas de vidro/ Glass Houses produzida pelo Instituto Bardi e Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos em 2017, dentro do Programa Keeping it Modern, da Getty Foundation, que elaborou o plano de gestão da conservação da residência do casal Lina e Pietro Bardi.

Maquete da Farnsworth House, arquiteto Mies Van der Rohe. Peça integrante da exposição Casas de Vidro, realizada na Casa de Vidro (São Paulo), no Elmhurst Art Museum (Elmhurst) e no Centro Carioca de Design (Rio de Janeiro)
Foto divulgação

Editado pela Romano Guerra Editora, com organização de Renato Anelli e Sol Camacho, e prefácio de Barry Bergdoll, o livro apresenta um estudo comparativo entre a casa da arquiteta Lina Bo Bardi e as casas do casal Eames, na Califórnia, de Philip Johnson, em Connecticut, e Farnsworth, projeto de Mies van der Rohe, em Illinois, como uma ferramenta para entender a própria história e futuro da Casa de Vidro. Traz também fotos e desenhos inéditos dos quatro projetos.

Segundo Anelli, a seleção das casas apresentadas permite aprofundar o estudo da Casa de Vidro dos Bardi em relação às demais casas, todas contemporâneas a ela e concebidas em função da transparência das fachadas visando a integração com a paisagem. Exposição e livro apresentam as diferentes estratégias de implantação, sistemas construtivos e estruturação dos ambientes internos das quatro casas. Para isso foram elaboradas maquetes e desenhos especiais, que acompanham desenhos e fotos dos acervos do Instituto Bardi, Getty Foundation (Los Angeles, EUA), Museum of Modern Art – MoMA (Nova York, EUA), Eames Foundation (Los Angeles, EUA), Centro Studi e Archivio dela Comunicazione CSAC (Parma, Itália) e Avery Library, Columbia University (New York. EUA).

Além da arquitetura em si, são destacados aspectos da vida nas casas e o esforço dos proprietários das casas Bardi, Eames e Johnson para que elas se tornassem casas museu, dando assim uma nova vida ao seus legados. Atitude que contrasta com a casa Farnsworth, que exigiu um esforço da sociedade de Chicago para viabilizar sua preservação.

Maquete da Casa de Vidro, arquiteto Phillip Johnson. Peça integrante da exposição Casas de Vidro, realizada na Casa de Vidro (São Paulo), no Elmhurst Art Museum (Elmhurst) e no Centro Carioca de Design (Rio de Janeiro)
Foto divulgação

Maquete da Casa Eames, arquitetos Charles Eames e Ray Eames. Peça integrante da exposição Casas de Vidro, realizada na Casa de Vidro (São Paulo), no Elmhurst Art Museum (Elmhurst) e no Centro Carioca de Design (Rio de Janeiro)
Foto divulgação

Sobre os autores

Renato Anelli é arquiteto urbanista, professor titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos, pesquisador CNPq e conselheiro do Instituto Bardi/ Casa de Vidro.

Sol Camacho é arquiteta e urbanista formada pela Harvard University Graduate School of Design (2008). É diretora Cultural do Instituto Bardi/ Casa de Vidro, onde é responsável pelo arquivo dos Bardi e programação cultural da casa.

Barry Bergdoll é professor da Columbia University e ex-curador chefe de arquitetura e design do Museum of Modern Art – MoMA de Nova York.

Capa do livro Casas de Vidro, organizado por Renato Anelli e Sol Camacho
Imagem divulgação [Romano Guerra Editora]

Ficha técnica do livro

Casas de vidro/ Glass Houses
Renato Anelli e Sol Camacho (Org.)

Romano Guerra Editora, 2018

prefácio
Barry Bergdoll

Coordenação editorial
Abilio Guerra, Silvana Romano Santos e Fernanda Critelli

Realização
Proac SP, Secretaria Estadual de Cultura SP, Instituto Bardi/ Casa de Vidro, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos

Patrocínio
AGC

Apoio
Abvidro

1ª edição, 144 páginas, fotos, ilustrado, colorido,

21 x 26 cm, ISBN 978-85-88585-79-9

Preço de capa
R$ 75,00

Casas de vidro / Glass Houses

happens
in 23/02/2019

opening
23 de fevereiro de 2019, às 12h

where

Instituto Bardi / Casa de Vidro
Rua General Almério de Moura 200
São Paulo SP Brasil
+55 11 37449902
+55 11 37449830

source
Romano Guerra Editora
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided