Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

A mostra reúne além de obras originais, desenhos, modelos volumétricos, vídeos e entrevistas com o arquiteto

Um panorama da obra de Ruy Ohtake, desde recém-formado até projetos atuais, poderá ser conferido no Instituto Tomie Ohtake, na mostra "Ruy Ohtake: O design da forma", que traz a sua produção como designer, por meio de aproximadamente 25 peças selecionadas pelos curadores Fábio Magalhães, Marili Brandão e Priscyla Gomes. Ocorre ao mesmo tempo, no Museu da Casa Brasileira, outra exposição que exibe cerca de 40 projetos construídos ou em construção, com curadoria de Agnaldo Farias. As duas exposições visam aprofundar dois momentos (arquitetura e mobiliário) que delineiam iniciativas e pesquisas únicas, nas quais o arquiteto debruçou-se com uma inventividade formal pautada pelo risco. A última exposição que situou em perspectiva o trabalho de Ohtake ocorreu em 2008, na FAU-USP para celebrar os 60 anos da faculdade.

No Instituto Tomie Ohtake estão reunidas peças de mobiliário, objetos e materiais de acabamento criados por Ohtake. Conforme Priscyla Gomes, o arquiteto múltiplo é perito em definir com precioso desenho desde projetos de escala urbana até detalhes mais sutis, que configuram uma longa e minuciosa investigação acerca de como se é possível desenvolver, concomitantemente, mobiliário e edificação. Em seus projetos de arquitetura desenha elementos como mesas, estantes, sofás, aparadores e escadas, em concreto. “Há muitos anos o arquiteto tem um modus operandi único, com a arquitetura e o design inseridos no mesmo corpo”, afirma Fabio Magalhães.

A partir de 1995, desloca este seu saber para a indústria. Cria peças nos mais variados materiais: porcelanato, madeira, aço, vidro, porcelana de inovadora resistência e prata. O enfoque da apresentação destas peças no Instituto Tomie Ohtake busca destrinchar atentamente sua proximidade com o estudo dos materiais, seus comportamentos e limites, além de um entendimento atento às etapas de produção.

A mostra reúne além de obras originais, desenhos, modelos volumétricos, vídeos e entrevistas com o arquiteto. Para Priscyla Gomes, os elementos selecionados reiteram associações entre seus raciocínios construtivos, nos quais cortes e dobras acabam por definir aspectos estruturais de sua composição. “A contemporaneidade do arquiteto está alinhada a um pensamento vanguardista no qual estar à frente é decidir com liberdade novos parâmetros à criação”, completa.

Programação

Laboratório com Ruy Ohtake / Outras possibilidades da madeira no design

Como parte da exposição, Ruy Ohtake ministra um laboratório destinado a estudantes universitários matriculados em cursos de design no qual irá explorar possibilidades de uso da madeira na produção de objetos. O laboratório acontece no Oficina Lab, escola, espaço de coworking, permanência e troca para os fazedores de todas as áreas, localizado na Barra Funda. Os estudantes selecionados devem participar obrigatoriamente dos três dias de laboratório, conforme calendário abaixo.

Público: Estudantes universitários de cursos de Design.
Vagas: 15
Local: Oficina Lab – Rua Dr. Ribeiro de Almeida, 166 – Barra Funda
Horário: das 14h às 18h
Datas: 23 de março (com a presença de Ruy Ohtake); 30 de março (com acompanhamento da equipe do Oficina Lab); e 06 de abril (com a presença de Ruy Ohtake)

Inscrições por e-mail (até dia 1 de março)
*Lista de selecionados será divulgada a partir do dia 15 de março

Os interessados devem fornecer no ato da inscrição:
Dados pessoais:
Nome completo;
Telefone;
E-mail;
Endereço;
Data de nascimento.

Documentos necessários:
Documento que comprove estar matriculado em curso de design universitário (matrícula ou declaração da Instituição de ensino);
Portfólio em PDF com até 3 paginas contendo estudos de projetos ou imagens de projetos já realizados (com até 5 MB).

Lançamento livro: O Design da forma

Data: 26 de março às 19h, com conversa com Ruy Ohtake.

Textos dos curadores Fabio Magalhães, Marili Brandão e ensaio fotográfico de Ruy Teixeira

Editora Olhares, 200 páginas, preço: R$95,00.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Ruy Ohtake: o design da forma

happens
from 25/02/2019
to 28/04/2019

opening
25 fevereiro 2019, às 20h

where
ITO
Instituto Tomie Ohtake
Av Faria Lima, 201, cep 05426-010, Pinheiros
São Paulo SP Brasil
terça a domingo, das 11h às 20h
+55 11 22451900

source
Instituto Tomie Ohtake
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided