Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Refletir sobre as formas de abordar a memória e a história da arquitetura e da cidade é fundamental para discutirmos qual patrimônio cultural estamos preservando. Somado a isso, é crescente o discurso sobre participação social nas políticas de preservação. No entanto, poucos são os meios e as formas de valorização de outros significados do patrimônio. Neste cenário, o método de Inventários Participativos de Referências Culturais se apresenta como um potencial instrumento para desenvolver processos participativos de preservação, a que se somam outros valores na argumentação da importância dos bens culturais. Por meio dele se constrói um conjunto de dados que é a imagem complexa de um território, a partir da mobilização coletiva e do diálogo entre os diferentes atores. No curso apresentaremos o método de Inventários Participativos, a partir de debates sobre a construção do campo do patrimônio cultural e estudos de casos, com foco na possibilidade de construção de outras perspectivas para o patrimônio cultural nas cidades.

Objetivo
O curso tem como objetivo de possibilitar a compreensão e a emersão de outros significados do patrimônio cultural a partir do método de Inventário Participativo de Referências Culturais.

Ementa
Refletir sobre o patrimônio cultural nas cidades, buscando outros significados a partir da metodologia de Inventário Participativo de Referências Culturais. Apresentar bases históricas e conceituais, problematizando a construção do campo do Patrimônio Cultural, bem como compartilhar experiências de inventariar.

Cronograma
Aula 1 (14/06) – Por que preservamos? | sexta-feira, das 19:00 às 21:00
Reflexão sobre memória social e a historiografia do campo do patrimônio no Brasil fundamentada em suas problemáticas contemporâneas.

Aula 2 (21/06)* – A relação entre educação e inventários participativos| sexta-feira, das 19:00 às 21:00
Discussão sobre educação patrimonial, em que contexto se inserem os inventários participativos, e início da apresentação do método.

Aula 3 (28/06) – Compreendendo as referências culturais | sexta-feira, das 19:00 às 21:00
Apresentação sobre o conceito de referências culturais e as categorias utilizadas no inventário participativo e exercício prático.

Aula 4 (05/07) – Olhares a contrapelo ao patrimônio urbano | sexta-feira, das 19:00 às 21:00
Estudos de casos sobre abordagens de inventário participativo no contexto urbano.

*A combinar com a turma a aula do dia 21/06 por questão do feriado.

Orientadores
João Lorandi Demarchi é mestrando em Geografia Humana, pela Universidade de São Paulo (USP). Leciona no Ensino Médio. Graduado em História (licenciatura e bacharelado) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Integrante da Rede Paulista de Educação Patrimonial (REPEP). Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica com bolsa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Mariana Kimie Nito é conselheira na Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) da prefeitura de São Paulo, na cadeira de representação da sociedade civil pelo IAB/SP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade, mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e especialização em Gestão de Restauro e Prática de Obras de Conservação do Patrimônio Cultural pelo Ceci/UFPE. É membro do conselho gestor da Repep.

Informações
Período: 14/06 a 05/07- sextas-feiras (das 19h às 21h)
4 encontros
Local: Sede do IABsp, Rua Bento Freitas, 306 – Mezanino
Custo: Sócio ou Amigo IABsp R$ 160
Não Sócio IABsp R$ 230

Inscrições através do site.

Número de participantes máximo e público-alvo
30 participantes; Estudantes e profissionais que atuam no campo do patrimônio cultural e demais interessados.

Carga horaria e programa
08 horas e período de 1 mês

Material e equipamentos necessários
– Projetor e tela;
– Papéis coloridos;
– Canetas, canetinhas coloridas, lápis, tesouras, fita crepe, cola, etc;
– Impressão de fotos (3 por participante) e trechos de textos;

Associe-se ao IABsp!

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

IAB sp

happens
from 14/06/2019
to 05/07/2019

where
IAB-SP
Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo
Rua Bento Freitas, 306, 4º andar Vila Buarque
São Paulo SP Brasil
+55 11 32596866
+55 11 32596597
e-mail

source
IABsp
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided