Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Escritório completa 32 anos de produção com arquitetura que busca compreender e responder às transformações econômicas e culturais brasileiras; evento será no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo

Com 32 anos de trajetória, o escritório de Mario Biselli e Artur Katchboriantem projetado em todas as escalas e temas: residências, edifícios públicos e privados, projetos comerciais e de serviços, escolas, centros esportivos e projetos urbanos. Sua arquitetura procura compreender e responder às transformações econômicas e culturais brasileiras. No próximo dia18 de junho lançam no Museu da Casa Brasileira - pela editora Acácia Cultural -o livro que marca este momento: Biselli Katchborian Arquitetos traz uma abordagem holística sobre o trabalho desenvolvido em mais de três décadas.

Um texto do arquiteto, crítico e organizador da obra Francesco Perrotta-Bosch abre o livro, seguido por um perfil escrito pela jornalista Michele Oliveira, que reflete, entre outros assuntos, sobre o momento chave da mudança de escala de atuação do escritório a partir da vitória nos concursos do Teatro de Natal e do Aeroporto de Florianópolis. Na sequência, um artigo da arquiteta e professora Elisabete França com o tema “A presença da arquitetura nos programas públicos de habitação”, e um texto-aula de Mario Biselli intitulado “História da Arquitetura enquanto história da técnica”, o qual apresenta uma leitura particular da transformação dos modos construtivos nos projetos arquitetônicos ao longo de oito séculos, além de ser uma generosa apresentação das referências que povoam o imaginário da dupla titular do Biselli + Katchborian.

Uma característica notável é o sucesso obtido em concursos públicos e privados. Nos últimos 15 anos, foram um dos grandes vencedores de competições arquitetônicas do Brasil, o que aparece em destaque no livro com a quantidade de projetos oriundos desse processo. “Os concursos são os laboratórios de reflexão de Mario e Artur. São os momentos em que eles experimentam estratégias de projeto e, de certo modo, fundamentam as características arquitetônicas que dão singularidade a sua obra”, explica Francesco.

O livro ainda apresenta projetos de grande relevância de Biselli + Katchborian, como os de aeroportos (Florianópolis e Guarulhos), os culturais (Teatro de Natal e a renovação do Setor Social do Clube Pinheiros), esportivos (Ginásio de Barueri) educacionais (CEU Pimentas) e habitacionais (Conjunto Habitacional em Heliópolis e o Complexo Julio Prestes).

Sobre Biselli + Katchborian Arquitetos Associados

O escritório de Mario Biselli e Artur Katchborian foi fundado em 1987. Com uma arquitetura que procurou compreender e responder às transformações econômicas e culturais brasileiras, Mario Biselli e Artur Katchborian tem projetado em todas as escalas e temas, desde um sem número de residências, edifícios públicos e privados, residenciais, comerciais e de serviços, edifícios de interesse coletivo como habitação, escolas, centros esportivos e aeroportos, até projetos de escala urbana, tanto através de clientes privados como de concursos públicos, nos quais obtiveram premiações de destaque. Os projetos tem sido objeto de publicações nacionais e internacionais, e tem participado de diversas exposições de arquitetura, como a Mostra de Arquitetura da Bienal de Veneza, Italia, em 2010 e 2014, e a recente exposição “Infinito Vão “da Casa de Arquitectura de Portugal, 2018. Mario Biselli é Professor Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Para além das atividades do escritório, Biselli desempenha intensa atuação docente nas Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Biselli é também autor de vários artigos científicos e culturais. Atualmente está concluindo a edição de seu livro teórico "Apontamentos de Teoria e Prática do Projeto", com lançamento previsto para este ano pela Editora Appris. Artur Katchborian é também pós-graduado e tem atividade docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do SENAC.

Sobre a Acácia Cultural

A editora floresceu na Vila Mariana, bairro paulistano cuja influência imigratória de todas as partes do mundo pode ser sentida em seu legado histórico e em sua pluralidade cultural. Nossa produção está enraizada nessa pluralidade —resultado do entroncamento de uma gama de cabeças e personalidades em livre pensar. Somos dedicados à difusão das mais primorosas manifestações da criatividade, que chegam a nossos leitores por meio de publicações que se destacam no mercado editorial brasileiro devido a seu conteúdo apurado e sua excelência gráfica. Acreditamos que adentrar o universo contido nas páginas de um livro é como alçar-se a uma realidade distinta —mas não distante— de nosso cotidiano palpável. Durante essa vivência, somos como o barão de Italo Calvino que sobe às árvores e experiência uma existência inteiramente nova: não em isolamento de seu mundo dantes, mas relacionando-se com este mesmo mundo sob um outro olhar, sob uma perspectiva inédita. E assim buscamos impactar nossos leitores, trasladando-os para terras inexploradas por meio de edições marcantes sobre os mais ricos frutos da criatividade brasileira.

Sobre Francesco Perrotta-Bosch (Org.)

Francesco Perrotta-Bosch é arquiteto e ensaísta. Mestre e doutorando pela FAU USP, venceu o Prêmio de Ensaísmo Serrote (2013), do IMS. Foi curador da exposição "Irradiações" (2019) na Casa da Arquitectura, em Portugal. Curador assistente do Pavilhão Brasileiro da Bienal de Veneza (2016) e curador de exposições no Studio X Rio, da Universidade de Columbia. É membro da Associação Paulista de Críticos de Arte e escreve para a Folha de S. Paulo.

Livro ‘Biselli Katchborian Arquitetos’

1ª Edição

Edição bilíngue | Português e inglês

304 páginas 

ISBN 978-85-69959-06-9

Preço de capa | R$180

Onde encontrar I À venda na Livraria Martins Fontes em São Paulo. A partir de julho nas melhores livrarias do país.

<br />Imagem divulgação


Imagem divulgação

Biselli Katchborian Arquitetos

happens
from 18/06/2019
to 18/06/2019

opening
18 de junho de 2019, terça-feira, das 19

where
MCB
Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
São Paulo SP Brasil
De terça a domingo, das 10h às 18h
+55 11 30323727
e-mail

source
Cobogó
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided