Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

O largo, que sedia o monumento mais antigo de São Paulo, é um dos raros testemunhos da São Paulo anterior ao café

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, promove a exposição ‘Memória: Visões de um pequeno largo’ sobre o Largo da Memória, região central de São Paulo e antigo ponto de descanso para tropeiros que realizavam o transporte de cargas e mercadorias, vindos da região oeste do Estado em direção ao vale do Rio Tietê no início do século 19.
A exposição mescla texto a diversas linguagens visuais — fotos, ilustrações, anúncios de jornal, cartões postais, etc. — e coloca o Largo no papel de narrador da própria história, dos eventos cotidianos ocorridos naquela região e das transformações sofridas pela cidade e ali testemunhadas. Apesar da vasta historiografia sobre São Paulo, não há quase material sobre o Largo, que sedia o primeiro monumento da cidade, datado de 1814.
Há exatos 100 anos, em 1919, o então prefeito Washington Luís encarregou o arquiteto Victor Dubugras de elaborar um projeto para o Largo da Memória como forma de celebrar o Centenário da Independência do Brasil, que ocorreria três anos depois. A série de melhorias passou pela construção de escadas em curva e pela colocação de um novo chafariz e de um painel de azulejos, ambos projetados pelo artista José Wasth Rodrigues. No painel constava, pela primeira vez em um monumento público, o brasão da cidade, símbolo criado por Wasth e por Guilherme de Almeida em 1917.
De lá para cá, o local e sua área próxima, o Piques, sofreram profundas transformações. A exposição ‘Memória’, de Gustavo Piqueira, conta essa história emoldurada pela série de leituras gráficas da São Paulo contemporânea realizadas por ele em parceria com Samia Jacintho, da Casa Rex. A abertura será realizada em 29 de junho, sábado, às 14h, com entrada gratuita.
Sobre MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
Sobre Gustavo Piqueira
À frente da Casa Rex, é um dos designers gráficos mais premiados do Brasil, com quase 500 prêmios internacionais de design; também é o designer com o maior número de projetos selecionados no mais importante prêmio nacional de design, a Bienal de Design Gráfico ADG. Sua Casa Rex foi eleita o Escritório de Design Brasileiro do Ano por 5 anos consecutivos (2013-2017) pela ABEDESIGN – Associação Brasileira das Empresas de Design. Como autor, publicou 24 livros de difícil classificação, todos marcados pela livre mistura entre texto, imagem, design e história.
<br />Foto divulgação  [Website Museu da Cada Brasileira]


Foto divulgação [Website Museu da Cada Brasileira]

Memória: Visões de um pequeno largo

happens
starting 29/06/2019

opening
29 de junho de 2019, sábado, às 14h

where
MCB
Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
São Paulo SP Brasil
De terça a domingo, das 10h às 18h
+55 11 30323727
e-mail

source
Museu da Casa Brasileira
São Paulo

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided