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As xilogravuras foram executadas durante o processo de demolição do largo da batata em Pinheiros para a execução do metrô
"Para Francisco Maringelli, a Cidade é o espaço que suas exposições preferem: as madeiras e os sintéticos vão recebendo papel que, impresso, também se expõe em interiores. Exterior ou interior, a exposição lida com gravuras de muitas dimensões. No exterior, distribuem-se volantes gravados que divulgam por escrito, mas também combinando textos e figuras, o que acontece na Cidade, seus cursos, exposições etc. A agressividade da incisão em Francisco Maringelli tem por efeito a emoção, tanto no cortante dos raios que lhe contornam os corpos quanto no dos que se descarregam aleatoriamente na cena. Referindo como seus antecedentes os gravadores nórdicos ou os da Brücke, não omite os daqui. De todos, retém a cena urbana como agressiva, no cortante da incisão e, ainda mais, na violência dos movimentos. Como cartaz, a gravura, em que a cidade se torna cena, volta à mesma cidade, como personagem. Embora a memória lhe mova a mão, não se trata, nas estampas, de manter-se o chavão 'resgate', termo piedoso que pereniza um passado bombom ou bombeiro, no qual a violência havida se edulcora, rosa, mas de seguir o tempo, pura passagem, registrada e meditada em tal ou qual retorno visual aos lugares, que são o corpo, a gravura, a cidade. Tudo, portanto, energiza-se dramaticamente nos tons baixos das estampas: o que está em jogo não é a perenidade da máscara, mas a travessia que encarquilha os seres, expressionista. (...) Na enxurrada de informações da Cidade, Francisco Maringelli é participativo, impondo seus cartazes construídos com imagens e frases que, agressivas, surpreendem o passante."
Leon Kossovitch e Mayra LaudannaKOSSOVITCH, Leon e LAUDANNA, Mayra. A Cidade. In: GRAVURA: arte brasileira do século XX. São Paulo : Itaú Cultural : Cosac & Naify, 2000. p. 33-34.