Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

agenda cultural

Annablue, Fapesp e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB) lançam livro “Ribeirão Preto, uma cidade em construção: o discurso da higiene, beleza e disciplina na modernização Entre Rios (1895-1930)”, de autoria de Rodrigo Santos de Faria. O lançamento ocorrerá na seção de livros do XI Seminário de História da Cidade e do Urbanismo na UFES-Vitória no dia 05 de outubro de 2010.

Sobre o livro

Resultante da dissertação de Mestrado (2003) em História pelo Departamento de História do IFCH Unicamp, orientada pela Profa. Dra. Cristina Meneguello - que escreveu o prefácio do livro -, é um estudo da cidade de Ribeirão Preto mediante reflexão sobre o discurso que orientou o processo de modernização e infra-estruturação urbana entre o final do século XIX e início do século XX. Centralidade espacial nessa modernização em voga, a Praça XV de Novembro e seu entorno delimitado pelos Córregos Retiro e Ribeirão Preto, foi ambiência privilegiada das ações implementadas por um conjunto de intervenções pontuais legitimadas e oficializadas pelos poderes legislativo e executivo, por meio de Posturas Municipais, Atas da Câmara Municipal e Relatórios de Intendentes Municipais. Ações que da Praça XV de Novembro paulatinamente se expandiram em direção à Praça da Estação, situada às margens do córrego Ribeirão Preto, pelo eixo viário que as unia: a Rua General Osório; na ambiência da Praça, os teatros Carlos Gomes e Pedro II, orientando, respectivamente o tempo da pesquisa: 1895-1930. Uma expansão que não incorporou a totalidade da área urbana do município que crescia com vários bairros em processo de formação, permanecendo décadas sem qualquer tipo de melhoramento urbano; como que uma contraposição entre “duas cidades” no mesmo município. E entre as “duas cidades”, fisicamente separadas pelos leitos dos dois córregos, optou-se pelo estudo daquela intra-rios, a cidade que efetivamente recebeu melhorias higienizadoras e embelezadoras; um cidade também um dia chamada de Entre Rios.

Sobre o autor

O autor é Arquiteto e Urbanismo, Mestre e Doutor em História pelo IFCH-Unicamp, Professor Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Departamento de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, atuando também como professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-UnB. Pesquisador do Centro Interdisciplinar de Estudos da Cidade (CIEC) do IFCH-Unicamp.

“Ribeirão Preto, uma cidade em construção: o discurso da higiene, beleza e disciplina na modernização Entre Rios (1895-1930)”, de Rodrigo Santos de Faria. São Paulo, Annablue, 2010, 156 p. ISBN 978-85-391-0155-9<br />Capa divulgação

“Ribeirão Preto, uma cidade em construção: o discurso da higiene, beleza e disciplina na modernização Entre Rios (1895-1930)”, de Rodrigo Santos de Faria. São Paulo, Annablue, 2010, 156 p. ISBN 978-85-391-0155-9
Capa divulgação

Lançamento do livro de Rodrigo Santos de Faria

happens
in 05/10/2010

where
Departamento de Arquitetura e Urbanismo UFES
Universidade Federal do Espírito Santo
Av. Fernando Ferrari 514, UFES Cemuni III Goiabeiras
Vitória ES Brasil

source
Rodrigo Faria
Brasília DF Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided