Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

competitions

Programa já realizado em cidades como Barcelona, Xangai e Toronto, busca propostas inovadoras para a revitalização de três passagens do bairro na zona sul de São Paulo, a fim de melhorar a mobilidade local e o acesso à Estrada do M’Boi Mirim.

O Instituto Cidade em Movimento (IVM - Institut pour la ville en Mouvement) abre nesta quarta-feira, 15 março, as inscrições para o concurso “Passagens Jardim Ângela”. Com sede na França e escritórios na China, Argentina e Brasil, a associação sem fins lucrativos criada em 2000, visa contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de mobilidade, acompanhando as transformações dos centros urbanos em todo o mundo.

Já realizado em cidades como Barcelona, Xangai, Toronto e Buenos Aires, o programa Passagens chega ao bairro da periferia de São Paulo. Com cerca de 300 mil habitantes e centenas de escadarias, rampas e vielas, o Jardim Ângela setornou conhecido por altos índices de violência, por estar instalado em área de mananciais, por sua ocupação irregular e a alta demanda por transporte, já que a grande maioria de seus moradores – mais de 80% – trabalha longe da casa.

O concurso “Passagens Jardim Ângela” propõe um novo olhar para a região. Ele tem como objetivo a revitalização de três passagens do bairro, a fim de melhorar a qualidade da mobilidade local, de pessoas e bens, e sua integração com a Estrada do M’Boi Mirim, principal eixo de comércio, serviços e conexão com a rede de transportes públicos.

Os projetos – para uma, duas ou as três passagens – devem ser inscritos até 10 de maio pelo site, onde também é possível consultar o edital do concurso. Podem participar jovens arquitetos, ativistas, coletivos, ONGs, profissionais e estudantes de todas as carreiras que tenham interesse em problemáticas urbanas, sociais e ambientais.

Em maio, o IVM anunciará os projetos finalistas, levando em conta alternativas inclusivas e replicáveis que provoquem o maior impacto urbano e social com a menor intervenção possível. Os autores participarão de um workshop internacional no Jardim Ângela no início de junho com organizações locais e os vencedores serão conhecidos no dia 10 de junho.

Jardim Ângela, São Paulo.

Jardim Ângela, São Paulo.

Escadarias e passagens no Jardim Ângela.

Escadarias e passagens no Jardim Ângela.

Instituto Cidade em Movimento (IVM) abre inscrições para o concurso “Passagens Jardim Ângela”

inscription dates
from 15/03/2017
to 10/05/2017

IVM
Instituto Cidade em Movimento
Rua Maria Antônia 101, 3° andar, Consolação
01222-010 São Paulo SP Brasil

source
Sofia Carvalhosa Comunicação
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided