Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

O curso de especialização Paisagem e Paisagismo pretende aprofundar os conhecimentos dos profissionais para atuarem nas diversas escalas do projeto para os espaços abertos que integram as cidades, a partir da perspectiva do paisagismo e a sustentabilidade das áreas urbanas. Pretende-se também estudar os aspectos conceituais, de projeto, de produção e de apropriação social da paisagem construída e natural, investigar as bases biofísicas e construídas que condicionam e permitem a sustentação das paisagens e contribuem para o bom desempenho dos espaços construídos.

O curso está voltado para Arquitetos e Urbanistas, Engenheiros Agrônomos, Florestais, Ambientais e Civis, Designers, Biólogos, Geógrafos e outros profissionais graduados interessados na abordagem teórica e aplicabilidade prática das questões relativas à paisagem urbana, à arquitetura da paisagem, ao meio ambiente, ao design e ao paisagismo.

Ao final do curso serão oferecidos dois módulos de projeto paisagístico exclusivamente a arquitetos, ministrados pelo Arquiteto e Urbanista Leandro Schenk, filiado à Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), e amplamente premiado em importantes concursos paisagísticos.

Conteúdo programático

Conceitos e definições; Noções básicas de botânica: espécies vegetais; Noções básicas sobre solo; Representação livre e digital; Teoria e história do paisagismo; Micro e macro paisagismo; Elementos do paisagismo; Legislação ambiental e paisagística; Metodologia científica; Implantação e manutenção de áreas verdes; Gestão e planejamento; Projeto paisagístico 1: concepção; Projeto paisagístico 2: detalhamento; Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Metodologia

O curso é presencial e os encontros estão estruturados com aulas expositivas; dinâmicas em grupos para discussão de textos e temas atuais; práticas em canteiros experimentais e visitas a viveiro e ao Instituto Plantarum.

Corpo docente

Mestres, Doutores e Pós-doutores com amplo conhecimento na área. Adriana Leal de Almeida, Alexandre Kannebley, Ana Lúcia Cerávolo, André Serotini, Cintia Gomes, José Ricardo Macedo Pezzopane, Juliana Maria Manieri Varandas, Leandro Rodolfo Schenk, Luciana Helena Crnkovic, Luis Roberto Paschoal, Otávio Augusto Faria, Paulo Trigo Ferreira, Silmara Cristina Fanti, Tiago da Silva Pinto.

Carga horária

360h (curso básico) ou 450h (curso com a ênfase em projeto paisagístico – apenas para arquitetos).

Dias da semana e horários

Aos sábados quinzenalmente (exceto por feriados e eventos institucionais) das 8h às 18h.

Local

Rua Miguel Petroni, 5111, São Carlos - SP

Investimento

21 ou 24 parcelas de R$435,00

Curso de Especialização Paisagem e Paisagismo

happens
from 08/10/2016
to 30/01/2018

more
Programação ou através do telefone 16 3362-2111

where
UNICEP
Centro Universitário Central Paulista
Rua Miguel Petroni, 5111

source
UNICEP
São Carlos,SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided