Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Com curadoria da geógrafa e educadora Luiza Teixeira Bussius, ciclo começa com a exibição do filme Is the Man Who Is Tall Happy?, do cineasta francês Michel Gondry, no dia 18 de outubro de 2016, terça-feira, das 18h as 22h.

O Centro multicultural Marieta apresenta exibição de filmes e rodas de conversa voltadas para educadores e outros profissionais ligados à educação, além de estudantes interessados no tema.

Após cada sessão de cinema, acontece a roda de conversa conduzida pela curadora do ciclo, a geógrafa e educadora Luiza Teixeira Bussius. A partir das leituras da contemporaneidade presentes nos filmes, a proposta é trocar impressões, dialogar sobre os pontos de vista convergentes e divergentes, circular a palavra entre os presentes, alargar perspectivas de todos, refletir e fomentar novas práticas na educação.

O primeiro filme do ciclo é o filme Is the Man Who Is Tall Happy?, uma série de entrevistas realizadas por Michel Gondry, cineasta francês independente, com norte-americano Noam Chomsky, que além de intelectual fundamental desse início de século – é linguista, filósofo, cientista cognitivo e historiador – é um atuante crítico social e ativista político de nossos dias.

O Ciclo Educação é Formação acontece uma vez por mês, sempre à terça-feira, das 18h as 22h, no Centro multicultural Marieta, situado na região central de São Paulo (Rua Dona Maria Paula, 96, 2º andar, centro). A estação República do metrô é a mais fácil e há estacionamento ao lado, até 22h.

Programação

18 de outubro de 2016 (filme e roda de conversa) – Is the man who is tall happy? (O homem que é alto é feliz?). Direção de Michel Gondry. EUA, 2013, 1h20’. Michel Gondry entrevista o filósofo americano Noam Chomsky, que fala sobre sua teoria do surgimento da linguagem e usa de desenhos para ajudar na compreensão de assuntos mais complexos.

22 de novembro de 2016 (filme e roda de conversa) – Kynodontas (Dente Canino). Direção de Yorgos Lanthimos. Grécia, 2009, 1h34’. Com a intenção de preservar a inocência dos filhos já adultos – um rapaz e duas mulheres –, os pais os mantém em casa como se fossem detentos, onde só assistem aos filmes caseiros realizados pela família.

13 de dezembro de 2016 (filme e roda de conversa) – Filme a escolher. Participação especial de Julia Zylbersztajn, que apresentará a Videocamp, plataforma virtual gratuita de filmes engajados e transformadores, potenciais ferramentas de ensino para os educadores.

Sobre a curadora

Luiza Bussius é geógrafa e educadora, leciona Geografia para alunos do Fundamental 2 em escola particular e busca experimentar novas formas de ser e estar na educação.

programação marieta final de 2016

8 dez, quinta-feira, às 19h
GT Arte/Cidade – linha metálica Encontro 1: Patrimônio industrial e ferroviário

10 dez, sábado, das 15h às 21h
Festa de encerramento Marieta 2016: Olhar Instigado (filme), O Fim Das Últimas Árvores (performance sonora) e Luiza Lian, por ela mesma (pocket show)

12 dez, segunda-feira, às 19h
Questionando a cultura do estupro no Brasil: performance e debate com Emma Berentsen

13 dez, terça-feira, às 19h
Ciclo Educação é Formação: filme e roda de conversa sobre Videocamp com Julia Zylbersztajn, que apresentará a Videocamp

Ciclo Educação é Formação

happens
from 18/10/2016
to 13/12/2016

more
Sessões: 18 de outubro, 22 de novembro, e 13 de dezembro de 2016, terças, das 18h as 22h

where

Marieta Maria Paula
Rua Maria Paula 96 ap 2
Bela Vista São Paulo SP

source
Centro multicultural Marieta
São Paulo SP Brasil

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided