Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Se estrutura nas seguintes especializações: Arquitetura, Educação e Sociedade’, ‘Geografia, Cidade e Arquitetura’ e ‘Habitação e Cidade.

Arquitetura, Educação e Sociedade

A especialização lato sensu ‘Arquitetura, Educação e Sociedade’, que entra em sua terceira edição no ano de 2017, propõe uma ampla reflexão sobre a educação em Arquitetura e Urbanismo. Através de seminários e palestras com profissionais reconhecidos, pretende incentivar a discussão sobre o papel dos professores e a formação dos jovens profissionais na contemporaneidade.

A proposta é fomentar a reflexão sobre a atividade docente, estudando teorias e planos de ensino, experiências de ensino em diferentes universidades, discutidas como possibilidade para novas matrizes para o ensino de arquitetura, pesquisas específicas ligadas à pedagogia, a fim de relacionar esferas culturais, socioeconômicas e ambientais. Visa sistematizar e analisar os problemas enfrentados na prática do ensino de arquitetura e urbanismo, avaliar procedimentos adotados face aos seus resultados, além de estudar, através do exercício crítico, novas propostas para transformação da escola e formação de um corpo mais preparado de arquitetos para enfrentar demandas da sociedade atual.

Esta pós-graduação destina-se a arquitetos, urbanistas, engenheiros, artistas e demais interessados no tema, com ou sem experiência docente.

O curso é coordenado pelas arquitetas Cristiane Muniz e Maira Rios, com graduação e mestrado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAAUSP). Além do corpo docente da Escola e de convidados de diversas áreas do conhecimento no Brasil, a especialização conta com a participação de professores estrangeiros das faculdades de arquitetura conveniadas à Escola da Cidade.

Geografia, Cidade e Arquitetura

A proposta do curso ‘Geografia, Cidade e Arquitetura’ é apresentar um panorama crítico da produção cultural no território americano, por meio da Arquitetura.

Os módulos, bimestrais, definem as quatro regiões que serão discutidas como tema de trabalho. No ano de 2017, oitava edição do curso, os países estudados serão Chile, Espanha, Costa Rica e México. A ideia é refletir sobre as necessidades próprias destes países, as relacionando às esferas culturais, socioeconômicas e ambientais. O objetivo é promover o estudo de outros países continuamente e de forma rotativa. Desde 2016 a especialização passou a cotar com países fora da América como tema de pesquisa, com o estudo sobre Portugal. A intenção é ampliar essa participação nos anos seguintes com países africanos lusófonos.

Esta pós-graduação destina-se a arquitetos e urbanistas, artistas, engenheiros, internacionalistas, além de demais interessados no tema.

O curso é coordenado pelos arquitetos Alvaro Puntoni e Fernando Viégas, doutor e mestre, respectivamente, formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAAUSP). A professora de história, Marianna Al Assal, o geógrafo, Marcelo Ribeiro e o critico de arte, Felipe Chaimovich são corresponsáveis pela organização das aulas de Teoria América, Geografia e Arte Americana, respectivamente.

Além do corpo docente da Escola e de convidados nacionais de diversas áreas do conhecimento, a especialização conta com a participação de professores estrangeiros das faculdades de arquitetura conveniadas à Escola da Cidade.

Habitação e Cidade

Habitação e Cidade’ propõe uma atualização dos conhecimentos históricos e teóricos referentes à habitação coletiva e também da prática do projeto relacionado a esse tema.

O objetivo desta especialização lato sensu é dar continuidade à formação dos profissionais e acadêmicos que desenvolvem projetos e enfrentam a questão da Habitação de Interesse Social, nos territórios urbanos. Visa sistematizar e analisar os problemas enfrentados na prática da profissão, avaliar procedimentos adotados em projetos face aos seus resultados, além de, através do exercício projetual nas fases de Atelier de Projeto, estudar caminhos para possíveis transformações e melhorias no quadro atual.

Esta especialização é voltada para profissionais e acadêmicos que desenvolvem projetos e enfrentam a questão da Habitação de Interesse Social nos territórios urbanos (arquitetos, engenheiros, sociólogos, antropólogos, assistentes sociais e demais envolvidos).

O curso é coordenado pelos arquitetos Ruben Otero e Luis Octavio de Faria e Silva. Ruben Otero é formado pela Universidade da República do Uruguai (1983) e novamente pela Unesp, em 2007. Doutor em Projetos Arquitetônicos pela Universidade Politécnica da Catalunha (2008). Luis Octavio de Faria e Silva é formado (1989), com mestrado (2001) e doutorado (2008) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Conta com assistência de coordenação da arquiteta Maria Teresa Fedeli.

O corpo docente é constituído por professores da Escola da Cidade e convidados nacionais e estrangeiros, que são referência no que diz respeito à Habitação Social.

Inscrições

  • Arquitetura, Educação e Sociedade – inscrições abertas até 13 de fevereiro de 2017
  • Geografia, Cidade e Arquitetura – inscrições abertas até 09 de fevereiro de 2017
  • Habitação e Cidade – inscrições abertas até 06 de março de 2017

Inscrições pelo site ou na secretaria da Escola da Cidade.

Inscrição Pós Graduação Escola da Cidade 2017

happens
from 02/12/2016
to 06/03/2017

where
Escola da Cidade
Rua General Jardim, 65 Vila Buarque
São Paulo SP Brasil
Segunda à sexta, das 10h às 20h Sábados, das 10h às 14h

source
Imprensa Escola da Cidade
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided