Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Artista Marjorie Yamaguti ensina as técnicas milenares de amarrações do bambu e monge Francisco Handa realiza palestra sobre o sentido metafórico da planta no mês de junho.

Elemento onipresente na cultura japonesa, o bambu faz parte da cerimônia do chá, da mitologia e da literatura oriental e ocidental. Assim pela primeira vez a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, e a Japan House realizam a oficina “Bambu: Essencialmente vazio e potencialmente criativo” que acontece em ambos os espaços entre os dias 4 a 12 de junho, das 10h às 18h. Ministrada pela artista Marjorie Yamaguti, a atividade ensina as técnicas milenares do vegetal. Ainda dentro deste tema, o monge e doutor em História Social, Francisco Handa, ministra uma palestra sobre “O Bambu como metáfora da existência poética-mística”, no dia 13 de junho, às 19h30,

O curso “Bambu: Essencialmente vazio e potencialmente criativo” apresenta a complexidade por trás das histórias do bambu como material acessível ao homem. Além da aula, a artista Marjorie Yamaguti propõe a construção de uma instalação do vegetal usando técnicas de amarrações. A primeira aula teórica ocorre na Japan House no dia 4 de junho, das 11h às 14h. As outras sete aulas práticas acontecem entre os dias 6 a 12 de junho, das 10h às 18h, na Casa das Rosas. A artista e professora Marjorie Yamaguti participou e desenvolveu 14 estruturas de bambu em cinco países: Austrália, Brasil, Indonésia, Japão e Taiwan.

A palestra “O Bambu como metáfora da existência poética-mística” discute os sentidos e as representações do vegetal. Partindo do bambu como representação da literatura, e da pedagogia confuciana para dar sentido às várias etapas da vida em seu processo de envelhecimento físico e rejuvenescimento espiritual, a palestra aborda desde a poesia oriental até suas relações com a experiência vivenciada no momento presente. O evento acontece no Museu-Casa, com o monge e doutor em História Social, Francisco Handa, no dia 13 de junho, às 19h30.

Programação

Oficina Bambu:
Dia 4 de junho – das 11h às 14h.
Local: JAPAN HOUSE São Paulo.
Retirada de senhas 1h antes do início do evento.

Aulas práticas:
06 de junho – das 10h às 18h
07 de junho – das 10h às 18h
08 de junho – das 10h às 18h
09 de junho – das 10h às 18h
10 de junho – das 10h às 18h
Local: Casa das Rosas
Retirada de senhas 1h antes do início do evento, na Casa das Rosas.
Aulas independentes, não é preciso comparecer todos os dias
(15 vagas por aula)

Japan House oferece workshop de bambu na Casa das Rosas

happens
from 04/06/2017
to 10/06/2017

where
Casa das Rosas
Av Paulista 37 Bela Vista
São Paulo SP Brasil

where

Japan House
Av. Paulista, 52, Bela Vista
São Paulo, SP

source
Casa das Rosas
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided