Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Encontro reune Mauro Calliari, Washington Fajardo, Carlos Leite e Eduardo Saron dia 4 de agosto na Biblioteca Mário de Andrade.

O Arq.Futuro – plataforma de discussão sobre o futuro das cidades brasileiras – realizará no dia 4/8 o seminário “Patrimônio e Desenvolvimento Urbano”, na Biblioteca Mario de Andrade, em São Paulo. Mediado por Mauro Calliari, autor do livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo” (BEI Editora, 2016), o seminário tratará das dificuldades das cidades brasileiras para manter vivos os centros históricos e áreas com patrimônio arquitetônico relevante. Os convidados Washington Fajardo, Carlos Leite e Eduardo Saron passarão por tópicos como Marco Regulatório, Incentivos, Degradação do Patrimônio e Soluções Inovadoras.

Mauro Calliari é administrador de empresas, mestre em urbanismo e consultor organizacional. Foi eleito representante no Conselho Participativo Municipal e também é conselheiro na ONG Oficina Municipal. Também é Doutorando pela FAU-USP em História dos Espaços Públicos, autor do blog “Caminhadas Urbanas”, do jornal O Estado de S. Paulo e colunista do Arq.Futuro.

Washington Fajardo presidiu o Conselho Municipal de Patrimônio do Rio de Janeiro (2009-2016) e o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (2012-2016), órgãos de tutela do patrimônio cultural da prefeitura do Rio. À frente desses órgãos promoveu a recuperação da área portuária, direcionou recursos para a preservação de imóveis históricos, reavaliou os tombamentos municipais e encabeçou projeto de recuperação da memória das milhões de pessoas escravizadas de origem africana que ali desembarcaram entre os séculos XVI e XIX. Esse esforço, que foi de escavações arqueológicas à criação de um circuito de turismo histórico-cultural, foi reconhecido no último mês de julho, quando o Cais do Valongo, principal sítio arqueológico da zona portuária, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Carlos Leite é Diretor de Intervenções Urbanas da SP Urbanismo, e tem experiência em projetos em Piracicaba, Nova Friburgo e Campos Elíseos. Urbanista com mestrado e doutorado pela FAU-USP e pós-doutorado pela Universidade Politécnica da Califórnia, Leite é professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor visitante em diversas instituições internacionais.

Eduardo Saron é diretor do Itaú Cultural. Mestre em Administração, com foco em Cidades Criativas, e pós-graduado pela USP, em Turismo Cultural, também é Secretário Geral da Associação Nacional de Entidades Culturais não Lucrativas (ANEC), Conselheiro da Fundação Bienal, Conselheiro do MASP, Membro do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), Membro do Conselho da Escola de Artes Visuais Parque Lage e ex-Membro da Comissão Nacional de Incentivo a Cultura (CNIC).

O seminário ocorrerá num dos edifícios públicos mais importantes da cidade de São Paulo, a sede da Biblioteca Mário de Andrade, uma elegante construção art déco de 1942, projeto do arquiteto francês Jean Pillon, que foi reinaugurada em 2010 após reforma e ampliação. Desde então, a BMA voltou a ser intensamente procurada, e quem entra ali se surpreende: é um oásis, um ambiente calmo, limpo e agradável no agitado centro de São Paulo. O próprio edifício e seu uso atual já suscitam diversas reflexões sobre os espaços públicos da cidade. A forte demanda por espaços de qualidade faz com que a BMA se veja obrigada a atender públicos e promover atividades que vão muito além – ou aquém – da leitura.

O evento será o primeiro de uma série de quatro debates organizados em torno do livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo” de Mauro Calliari, publicado em 2016 pela Editora BEI. Em cada evento, o autor receberá alguns convidados para abordar um tema diferente dentro da discussão sobre espaços públicos urbanos. Serão quatro seminários gratuitos, um por mês, em que Calliari e palestrantes de formações variadas abordarão diferentes aspectos dos usos do espaço público.

Para se inscrever no seminário, que tem entrada gratuita, basta acessar o link.

Arq.Futuro realiza seminário “Patrimônio e Desenvolvimento Urbano”

happens
in 04/08/2017

more
Das 10h às 12h.

where

Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94
São Paulo, SP

source
Cobogó Relações Públicas
São Paulo, SP

share


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided