Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Serão quatro encontros com as psicanalistas Maria Homem e Mara Selaibe em agosto.

Entre os dias 9 e 30 de agosto, as pesquisadoras e psicanalistas Maria Homem e Mara Selaibe ministram o curso Diferentes tipos de racionalidade e o inconsciente psicanalítico no Centro Universitário Maria Antonia da USP (CEUMA). As aulas acontecem às quartas-feiras, das 14h às 16h. O custo é de R$ 200, porém estudantes e professores têm 20% de desconto e idosos, 40%.

Em quatro aulas, Homem e Selaibe discutem formas alternativas de pensar a lógica da racionalidade na era contemporânea. O curso propõe um mergulho ao inconsciente em sua concepção freudiana, estabelecendo a compreensão humana para além dos moldes da razão clássica.

Para Sigmund Freud, o inconsciente se manifesta de diversas maneiras, seja através de sonhos, atos falhos ou desvios discursivos. Esses elementos mapeiam a construção do pensamento, ainda que não sejam validados pela normatividade científica. O curso, voltado para a comunidade geral interessada em modos de aprendizagem, aponta para a maneira como nos atentamos ao entendimento da arte e da cultura em seus mais amplos aspectos.

Um certificado de participação no curso é dado aos alunos e alunas que tiverem pelo menos 85% de frequência. Para informações sobre inscrições, ligue (11) 3123-5213/14 ou mande um e-mail para cursosma@usp.br.

Programação

9 de agosto

De Platão a Kant o pensamento ocidental valorou o Logos em detrimento do Pathos. A partir do século 19, alguns pensadores no Ocidente passaram a realocar a emoção e os afetos: Hegel, Nietzsche, Sartre, Deleuze e, em especial, Freud.

16 de agosto

Freud e uma virada de paradigma: o aparelho psíquico, o inconsciente e as pulsões.

23 de agosto

Sandor Ferenczi: os destinos do corpo, a instauração do psíquico e a simbolização. Presença e ausência: elos do simbolizar.

30 de agosto

Sobre as professoras

Mara Selaibe é psicanalista do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, professora colaboradora e pesquisadora no Núcleo Diversitas (FFLCH-USP). É também autora de Ensaio clínico sobre o sentido: pulsões, fantasia e pensamento onírico, e organizadora dos dois volumes de Psicanálise entrevista.

Maria Homem é psicanalista, pesquisadora no Núcleo Diversitas (FFLCH-USP) e professora da FAAP. Pós-graduação em Psicanálise e Estética pela Universidade de Paris VIII / Collège International de Philosophie e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É também autora de No limiar do silêncio e da letrae tem participação em Leitores e leituras de Clarice Lispector, Cinema e Psicanálise, entre outros.

Curso 'Diferentes tipos de racionalidade e o inconsciente psicanalítico'

happens
from 09/08/2017
to 30/08/2017

where
Mariantonia
Centro Universitário Maria Antonia - USP
Rua Maria Antônia, 294
São Paulo SP
Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h; estacionamento conveniado à Rua Maria Antonia 176

source
Pró Reitoria de Cultura Extensão Universitária
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided