Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

Os encontros são gratuitos e acontecem de setembro a novembro, com aulas teóricas e vivência em campo. Inscrições até 14 de agosto.

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em parceria com o Sesc São Paulo promove de agosto a novembro o curso livre gratuito “Cultura, objeto e indústria: curso livre de mobiliário coletivo”, organizado pelos arquitetos José Paulo Gouvêa e Alexandre Benoit.

Teórico-prático sobre o mobiliário para espaços coletivos e sua relação com a cidade, tem como objetivo investigar questões referente à produção do mobiliário coletivo, desde os anos 50, operando entre a escala da prancheta, do projeto e do protótipo, sua interface com a indústria e com quem constrói, como também com os usuários e a dimensão cultural, histórica e política nela envolvida.

Contará com aulas expositivas, orientações em ateliê, visitas a locais de produção (indústrias de movelaria e oficinas), pesquisas de campo em áreas coletivas de interesse (museus, unidades do Sesc). As aulas serão subdivididas em quatro módulos: ensaios e experimentos; estudo preliminar; anteprojeto; executivo + produção.

O curso, que é voltado para estudantes de Arquitetura e Urbanismo, e Design, (cursando a partir do 3º ano), acontece às quintas-feiras, de 17 de agosto e 09 de novembro, sempre das 19h às 22h, na Escola da Cidade.

Organizadores

José Paulo Gouvêa, arquiteto e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Professor de Projeto da Escola da Cidade desde 2008, onde atualmente é editor da Editora da Cidade. Recebeu diversos prêmios, dentre os quais: 1º. Colocado no Concurso Renova-SP da Sehab (2011) e menção honrosa pelo Pavilhão do Brasil na Expo 2015 de Milão (2014). Colaborou com Barossi e Nakamura Arquitetos, Heberle und Meyer, GrupoSP, MMBB, Piratininga Arquitetos, Paulo Mendes da Rocha, entre outros. É autor, junto com Catherine Otondo, do livro “Itinerarios de Arquitectura IT06: Paulo Mendes da Rocha”, e diretor do documentário “PMR 29’: 29 minutos com Paulo Mendes da Rocha”. Coordena o escritório JPG.ARQ na cidade de São Paulo, desde 2005.

Alexandre Benoit, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), é doutorando pela mesma instituição na área de História da arte moderna. Professor da Escola da Cidade no curso de desenho. Com Bruno Lima e Alex Tonda coordenou curso de design de mobiliário na Sesc Pompeia (2015) e oficina de mobiliário infantil com José Paulo Gouvêa, no Espaço Cultural Porto Seguro (2017). Entre 2012 e 2014, participou da área de criação da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), desenvolvendo projetos de comunicação visual, sinalização e cenografia. É editor da revista Contravento.

Período do curso

17 de agosto a 09 de novembro

Informações e inscrições

Interessados devem se inscrever até dia 14 de agosto pelo site, onde podem ser obtidas mais informações.

“Cultura, objeto e indústria: curso livre de mobiliário coletivo”

happens
from 17/08/2017
to 09/11/2017

where
Escola da Cidade
Rua General Jardim, 65 Vila Buarque
São Paulo SP Brasil
Segunda à sexta, das 10h às 20h Sábados, das 10h às 14h

source
Cobogó Relações Públicas
São Paulo, SP

share


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided