Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

O objetivo é refletir e discutir a problemática do patrimônio material e imaterial, cultural e artístico católico, a partir do documento que institui legalmente o Acordo Brasil Santa Sé.

Inicialmente assinado em 7 de janeiro de 1890, o acordo reconheceu a personalidade jurídica da Igreja Católica, logo após a Proclamação da República. Revisto e ratificado, foi ampliado e promulgado em 11 de fevereiro de 2010. 

No âmbito do patrimônio, o documento define as ações da Igreja a respeito da importância da preservação de seus bens culturais, construídos no Brasil desde o seu descobrimento. O acordo também atribui à Igreja o papel de dividir com os órgãos legislativos ações de preservação e salvaguarda da memória nacional. 

Simpósio de Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural Católico irá debater maneiras de materializar esse acordo, de modo a tornar possível a difusão desse conhecimento, com a produção de material didático para todo território nacional. 

A intenção é explicitar a importância da construção da identidade histórica brasileira, assim como as maneiras de viabilizar os caminhos processuais, acerca dos modos de preservação de seus bens culturais. Como disse o historiador Jacques Le Goff  “a sociedade que não sabe preservar sua memória, é uma sociedade com graves problemas de identidade”. 

A comissão organizadora do evento é composta pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e grão-chanceler da PUC-SPpela advogada Ana Paula de Albuquerque Grillo, consultora jurídica chefe e procuradora da Fundação São Paulo, mantenedora da PUC-SP; pela professora Elaine Caramella, docente do Departamento de Arte da PUC-SP; professor Victor Emmanuel Vicente, gerente da Divisão de Tecnologia da Informação da PUC-SP; e por Jessica Barros de Freitas.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, até o dia 15/8, no site, onde também é possível conhecer a programação completa.

O Simpósio Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural Católico será realizado no dia 25/8, a partir das 14h30, e no dia 26/8, com início às 8h.

Simpósio sobre Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural Católico

happens
from 25/08/2017
to 26/08/2017

more
Inscrições até 15/08.

where
Teatro Tuca
Teatro Tuca PUC-SP
Rua Monte Alegre 1024 - Perdizes
São Paulo SP

source
Assessoria de Comunicação Institucional
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided