Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

O segundo encontro das Jornadas Culturais 2017, evento gratuito do Centro de Memória Bunge, tem o objetivo de discutir e trazer novos conhecimentos na área de preservação e memória, que este ano chega em sua décima terceira edição.

Com o tema “Concepção, Planejamento e Produção de Exposição” e curadoria de Marilucia Bottallo, diretora técnica do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), o evento abordará a exposição museológica como sistema comunicacional com lógica, sentidos e processos próprios, cujo objetivo é comunicar um discurso preexistente, porém com o diferencial de uma prática preservacionista.

O encontro trará também discussões sobre práticas de concepção e execução para uma exposição museológica e reflexões sobre o processo, considerando sua importância, custo e complexidade.

A Fundação Bunge, que mantém o Centro de Memória Bunge, um dos mais ricos acervos de memória empresarial do país com quase 23 anos de existência, é a idealizadora das Jornadas Culturais, que existe desde 2004 e vem contribuindo cada vez mais para a formação e a atualização profissional de milhares de participantes.

Palestrante

Luciana Nemes - graduada em Educação Artística e Pós-Graduada em Museologia pela Universidade de São Paulo – USP.  Atualmente assessora o projeto de reestruturação do Museu Santa Casa de São Paulo. Luciana se destaca por trabalhos de desenvolvido junto às produtoras Base7 Projetos Culturais e Arte3 Assessoria, Produção e Marketing Cultural, onde atuou como produtora executiva: projeto museográfico do Museu da História do Estado de São Paulo – MHSP, implantação do Museu do Holocausto - Curitiba, nas exposições “Caravaggio e seus seguidores” e “Resistir é Preciso”. Atuou como docente das disciplinas de Concepção, Planejamento de Exposições e Montagem de Exposição Sistema de Ações Museológicas no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Colaboradores

Álvaro Razuk - arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), com especialização em projetos para exposições culturais, cenários, museografia e expografia. Trabalha nesta especialidade desde 1996 tendo desenvolvido diversos projetos para vários artistas, curadores e instituições no Brasil e exterior.

Lee Dawkins - formado em cenografia teatral, trabalha nas áreas de cenografia, expografia e montagem fina a mais de 25 anos.

Miulnei Ribeiro Barbosa - há 35 anos no mercado de transporte de obra de arte- embalagens, logística nacional e internacional de obras de arte. Atualmente trabalha na Millenium Transportes como gerente do departamento de obras de arte.

Claudio Rubiño - formado em artes e educação inclusiva, coordena o Programa de Acessibilidade do Instituto Tomie Ohtake. Tem experiência teórica e prática com públicos de equipamentos culturais com ênfase no desenvolvimento de ações para pessoas com deficiência.

Jornada Cultural 2017

happens
from 14/09/2017
to 15/09/2017

where
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Rua José Antônio Coelho 879 - Vila Mariana
São Paulo SP Brasil

source
CDN Comunicação
São Paulo, SP

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided