Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

O evento é parte integrante da programação científica da ANPUR – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.

Objetivo

O propósito do VI CinCci é reunir pesquisadores e pesquisadoras, profissionais e estudantes para discutir as atividades de comércio e serviços e sua relação com o território, a imagem da cidade e a paisagem urbana, bem como sobre seu papel na dinâmica urbana e regional e na produção arquitetônica, desde um ponto de vista interdisciplinar.

Temática

CIDADE, COMÉRCIO E CONSUMO: DESAFIOS PARA A GESTÃO URBANA E REGIONAL.

O crescimento acelerado das cidades; o incremento do consumo de bens, atividades, experiências e lugares; a intensidade dos fluxos materiais e virtuais; o mundo-24-horas; os avanços das mídias digitais e as mudanças na relação espaço-tempo impõem novos desafios ao planejamento e à gestão urbana. Convidamos a comunidade acadêmica a discutir essa temática submetendo trabalhos voltados ao comércio, serviços e consumo e sua relação com o espaço urbano.

Os eixos temáticos principais incluem, preferencialmente, mas não estão limitados a:

1. Aspectos sociais e culturais do comércio e serviços: história, espaço público, ética e cidadania, cultura e consumo, troca, cultura material.

2. Espaço urbano e as atividades de comércio e serviços varejistas: Políticas urbanas, gestão e planejamento; urbanismo comercial; teorias locacionais; geomarketing; análise de dinâmicas urbanas; políticas de requalificação comercial; resiliência comercial; mercado imobiliário; fluxos urbanos, cidades 24 horas, cidades inteligentes, cidades criativas, comércio eletrônico; comércio e serviços informais (ambulantes).

3. Arquitetura para as atividades de comércio e serviços e sua relação com a cidade: arquitetura comercial, espaços varejistas e inserção urbana, mercados públicos; ruas comerciais, lojas de departamento; galerias comerciais; franquias; shopping centers;outlets; flagship stores; business centers; conjuntos multiusos/multifuncionais, centros de recreação e lazer; museus; centros de exposição e eventos; entre outros.

4. Design, imagens e signos no comércio e serviços: vitrinas; visual merchandising; páginas na web; publicidade e marketing; paisagem urbana e mídia exterior; comunicação urbana, branding, show room; arquitetura promocional em feiras e exposições de negócios.

5. Turismo, produção e consumo do lugar: turismo e urbanização; turismo e mercado imobiliário; consumo dos lugares; turismo e centros urbanos; city marketing; turismo e requalificação urbana; turismo e patrimônio; turismo urbano; megaeventos; eventos e espaço público; segmentação do turismo (compras, negócios, cultural, etc.); turismo e arquitetura; arquitetura temática; atrações, serviços e infraestrutura turística; hotelaria e hospedagem.

6. Avanços no comércio e serviços: economia, gestão tecnologia e desenvolvimento urbano e regional: negócios varejistas, abastecimento alimentar; centros de distribuição e armazenagem; transporte de cargas  e modais de distribuição; logística portuária; hierarquias urbanas; mobilidade; distribuição de mercadorias.

Submissão de trabalhos

Serão aceitos trabalhos em Inglês, Português e Espanhol, conforme o template disponível em www.comercioecidade.com.

Os trabalhos deverão ser submetidos no formato de resumo expandido, fundamentados em projetos de pesquisa, teses, dissertações e trabalhos técnicos.

Os trabalhos deverão incluir: (1) resumo com máximo de 150 palavras; (2) entre 3 e 5 palavras-chave; (3) a identificação do problema a ser investigado e os objetivos do trabalho; (4) metodologia; (5) principais resultados obtidos e conclusões; (6) referências bibliográficas.

Os trabalhos não devem exceder 10.000 caracteres (sem espaço) e serem enviados em arquivo Word. Quando o trabalho incluir tabelas, gráficos, ilustrações, o arquivo final não deverá exceder a 3 MB. Os trabalhos devem estar devidamente identificados, com o nome (autoria), instituição de origem, e-mail, indicação da temática escolhida e serem enviados por e-mail para labcom@usp.br.

Os trabalhos aceitos serão publicados nos anais do Colóquio. Serão selecionados 50 trabalhos (via revisão por pares) para apresentação oral. Outros trabalhos poderão ser indicados para inclusão nos anais. Durante o Colóquio, serão anunciados os três melhores trabalhos do evento.

Pôsteres de graduação

A exposição de pôsteres é uma modalidade direcionada aos estudantes de graduação, visando valorizar a sua produção e estimular a formação de novos pesquisadores e pesquisadoras na área objeto do Colóquio. Serão aceitos trabalhos desenvolvidos como Iniciação Científica, trabalho de disciplinas ou Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação que tenham vinculação com as temáticas do Colóquio.

A submissão de trabalhos será feita a partir de um resumo a ser enviado para Frederico Braida no e-mail frederico.braida@ufjf.edu.br, de acordo com o template disponível no site.

Os resumos dos pôsteres serão selecionados por uma comissão científica e os selecionados serão publicados nos anais do evento. As datas limite para envio dos resumos, dos pôsteres e da inscrição constam do cronograma do evento. Os pôsteres deverão seguir o template disponível no site. Os estudantes deverão trazer seu pôster impresso no primeiro dia do evento para a exposição.

IV Concurso de fotografias

O IV Concurso de Fotografias vai ocorrer durante o VI CinCci com a temática: O LUGAR DO MERCADO E A IMAGEM DA TROCA.

O concurso visa incentivar um olhar reflexivo sobre as práticas da troca, comércio e consumo, através de imagens fotográficas. É voltado a fotógrafos amadores e profissionais e cada participante pode inscrever até 02 imagens.

As imagens devem ser enviadas em formato digital (JPG) com resolução mínima de 300 dpi, incluindo um título de não mais do que 10 palavras.

As imagens deverão ser enviadas a Ricardo Alexandre Paiva no e-mail: ricardopaiva@dau.ufc.br

O e-mail deverá conter o nome, endereço e profissão do autor(a). O envio das imagens implica no aceite às condições e regulamentos do concurso.

As imagens serão exibidas durante o VI CinCci sem identificação de autoria. A definição das três melhores imagens será feita pelos participantes do VI Colóquio. Cada participante poderá indicar três imagens em sequencia. A primeira receberá 3 (três) pontos, a segunda 2 (dois) pontos e a terceira 1 (um ponto). As três imagens que receberem a maior pontuação total serão as vencedoras.  Cada autor(a) irá receber um certificado de participação e os vencedores os certificados de premiação.

Leilão de livros

Visando a divulgação de produções intelectuais e artísticas na área e propiciar uma maior interação entre os participantes para além da troca de ideias, o VI CinCci realizará a quinta edição do “LEILÃO DE LIVROS”, que tem sido sempre exitosa.

Os participantes poderão participar oferecendo (em doação) livros, CDs, teses, dissertações e outras publicações (antigas, esgotadas, ou recém-publicadas). Este ano o leilão também poderá receber produtos, fotos, gravuras etc., de autoria dos participantes. O caráter é sempre de divulgação e como forma de movimentar o consumo de experiências. A aquisição das publicações pelos participantes será realizada durante o evento pela melhor oferta, muito abaixo do seu valor de mercado. Os recursos serão utilizados para cobrir despesas do evento.                    

Conversa com os autores e autoras

Para esta atividade, convidamos os participantes do evento que tenham livros publicados, recentemente, sobre a temática do evento, para participar nesta atividade.

Para tanto, solicitamos aos autores e autoras entrar em contato com a Comissão Organizadora no e-mail cincci.2018@ufrgs.br para participar desta atividade.

Programação preliminar

  • 03/09/2018 (manhã): Abertura do Colóquio, mesa redonda e abertura da exposição fotográfica.
  • 03/09/2018 (tarde): Apresentação de trabalhos, recepção de boas vindas, exposição dos pôsteres de graduação.
  • 04/09/2018 (manhã e tarde): Apresentação de trabalhos.
  • 05/09/2018 (manhã):  Apresentação de trabalhos.
  • 05/09/2018 (tarde): Conferência principal; Conversa com os autores e autoras, divulgação das premiações, cerimônia de encerramento.
  • 06/09/2018: Visita técnica

Inscrições

Taxas de inscrição:

  • Pesquisadores, Professores e Profissionais: R$ 500,00 (160 US$)
  • Estudantes de Pós-Graduação: R$ 400,00 (130 U$)
  • Estudantes de Graduação: R$ 200,00 (65 US$)

Datas importantes

  • 15 de Março, 2018- data limite para submissão de trabalhos e de resumos dos pôsteres de graduação.
  • 30 de Abril, 2018 - divulgação dos trabalhos aceitos para apresentação e/ou publicação nos anais; e dos pôsteres selecionados para exposição.
  • 31 de Maio, 2018- data limite para inscrição, como confirmação da presença dos autores dos trabalhos selecionados e pôsteres, garantindo a inclusão nos anais.
  • 31 de Maio, 2018 - data limite para envio das imagens para o Concurso Fotográfico.
  • 30 de Junho, 2018 – divulgação do Programa Preliminar.
  • 03 a 06 de Setembro, 2018 - Colóquio.

VI CinCci - Colóquio internacional sobre comércio e cidade

happens
from 03/09/2018
to 06/09/2018

where
FA UFRGS
Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Rua Sarmento Leite 320
Porto Alegre RS Brasil

source
Ricardo Paiva
PPGAU-UFC

share


© 2000–2018 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided