Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design (PPGAU+D) e o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) sediarão o VII ENEAC na cidade de Fortaleza entre os dias 02 e 04 de maio de 2018.

Em 2006, durante o congresso da ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia) em Curitiba, um grupo de pesquisadores interessados na matéria, identificando a necessidade de um evento específico para tratá-la, convergiu para a criação de um encontro nacional com tal finalidade. A este se vinculou o Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral, que desde então acontecem juntos.

O Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído – ENEAC e o Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral ocorrem simultaneamente e tem como objetivo reunir a comunidade acadêmica – pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área – que pesquisam e desenvolvem trabalhos nestas duas áreas, permitindo assim, aprofundar e compartilhar experiências.

Assim, este encontro se caracteriza como uma oportunidade ímpar para discutir e aprimorar as pesquisas desenvolvidas no país, na área da ergonomia e acessibilidade, onde o sistema humano-ambiente é o foco.

A relevância social do Encontro consiste na oportunidade de discussão e de apresentação de ideias, pesquisas, análises críticas de intervenções e práticas que têm como ponto de interseção o sistema humano-ambiente nas várias escalas, na área da ergonomia e acessibilidade.

Objetivos

O VII ENEAC tem como objetivo principal refletir sobre os métodos, técnicas e ferramentas aplicadas à EAC e à Acessibilidade, assim como a sua aplicação nas diversas configurações de espaços laborais e de atividades em geral.

Temática

O tema deste evento é – Ergonomia e Acessibilidade para Qualidade do Ambiente Construído.

O evento se divide em duas grandes temáticas relacionadas ao Ambiente Construído:

A) Ergonomia no ambiente construído

Serão aceitos trabalhos que abordem o sistema usuário x tarefa x ambiente construído, relacionados aos diferentes ambientes arquitetônicos – Residenciais, Assistenciais, Educacionais, Comerciais, Industriais e de Serviços – com foco em diversos aspectos, tais como: conforto ambiental (térmico, acústico e lumínico); lay-out e mobiliário; atributos de humanização e outros.

Os artigos podem abordar os seguintes tópicos:

• Aplicação de Métodos de Avaliação em Ergonomia em relação com o espaço físico;

• Resultados de Avaliação e de Intervenção ergonômica;

• Revisão teórica de diferentes aspectos que envolvam ergonomia no ambiente construído.

B) Acessibilidade integral

Serão aceitos trabalhos que abordem a acessibilidade em ambientes urbanos e arquitetônicos, com foco em diferentes usuários.

Os artigos podem abordar os seguintes tópicos:

• Aplicação de Métodos de Avaliação da Acessibilidade;

• Resultados de Avaliação e de Projetos de Acessibilidade;

• Revisão teórica de diferentes aspectos que envolvam os usuários e o ambiente construído;

• Estratégias de Ensino de Acessibilidade no Ambiente Construído.

Os trabalhos a serem enviados para as sessões técnicas deverão representar pesquisas desenvolvidas em uma destas temáticas. Serão aceitos artigos inéditos, não publicados em outros eventos similares.

Dos trabalhos

O Colóquio está organizado para receber trabalhos completos (para apresentação oral) e resumos expandidos (para exibição dos trabalhos na forma de pôster).

Os trabalhos selecionados por Comissão Científica formada por pares, pelo sistema blind review, para apresentação oral e exibição de pôsteres.

A submissão deve ser feita mediante envio do arquivo para o site do evento na sessão indicada para submissões.

O formato para envio do trabalho completo, resumo expandido e pôster será divulgado na forma de template no site do evento. 

Cronograma

31 de janeiro de 2018
Data limite para envio dos trabalhos completos e resumos expandidos

20 de março de 2018
Divulgação da relação dos trabalhos aceitos para apresentação oral e no formato de pôster.

04 de abril de 2018
Data limite para inscrição com desconto e garantia da publicação nos anais do Evento

02 de maio de 2017
Inscrição no Evento

02 a 04 de maio de 2018
VII ENEAC

VII ENEAC

happens
from 02/05/2018
to 04/05/2018

where
UFC
Universidade Federal do Ceará

source
Ricardo Paiva
Fortaleza, CE

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided