Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

O IAU-USP sediará o 22o. Congresso Internacional da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital 2018. Além de palestras com pesquisadores e sessões temáticas de apresentações de trabalhos, o congresso contará com workshops e exposições.

A chamada de resumos (500 palavras, português, espanhol ou inglês) está aberta até 2 de abril de 2018. As normas de submissão podem ser encontradas aqui.

Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital (SIGraDi) é uma associação sem fins lucrativos que agrupa arquitetos, urbanistas, designers e artistas vinculados aos meios digitais. Seus objetivos principais são contribuir para o  debate acadêmico sobre os meios digitais e suas aplicações, promover a produção e o avanço do conhecimento científico em geral, e impulsionar a investigação e a educação neste contexto de grande transformação tecnológica. Os congressos da SIGraDi ocorrem anualmente desde 1997, tendo sido já realizados nos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México, Peru, Venezuela, Uruguai. No Brasil, o evento já foi sediado nas cidades de Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo e São Leopoldo.

O 22o Congresso da SIGraDi assume como tema as “Tecnopolíticas“. Entende-se que toda tecnologia é engendrada dentro de tecidos culturais, econômicos e sociais, assim como possui aspectos políticos em sua conformação e em seu uso. No entanto, não é raro que as tecnologias sejam pensadas de forma autônoma como prefiguradoras de futuros e soluções inequívocas para problemas ainda não conhecidos.

Diante de um mundo que enfrenta crises e desafios diversos, dos sociais aos políticos, dos urbanos aos ambientais, dos espaços imaginados aos construídos, as Tecnopolíticas são compreendidas como práticas de concepção, revisão e uso de artefatos tecnológicos que operam como bens comuns, podendo se contrapor aos modelos dominantes de aplicação tecnológica.

Considerando tais premissas e a presença intensiva das tecnologias digitais e híbridas na vida cotidiana, as Tecnopolíticas vêm sendo desenvolvidas e direcionadas à composição propositiva e crítica de um “mundo comum”: a vida urbana, o acesso e compartilhamento da informação e dos modos de fazer, as formas de participação e autogestão cidadã, os processos de decisão, o desenho e produção das cidades, e a potencialização das práticas criativas, dentre outros.

O enfoque das tecnologias digitais e seus usos na arquitetura, no design, nas artes e afins, segundo a abordagem proposta – e a partir das especificidades e do histórico da SIGraDi – pretende ampliar o debate em curso nestas áreas.

SIGraDi 2018

happens
from 07/11/2018
to 09/11/2018

where
IAU USP
Instituto de Arquitetura e Urbanismo - USP
Av. Trabalhador Sãocarlense, 400 - Centro
São Carlos SP Brasil

source
SIGraDi 2018
São Paulo, SP

share


© 2000–2018 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided