Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

newspaper

eventos

A programação compreenderá palestras, mesas redondas, apresentação de comunicações, debates, oficinas, visitas técnicas, atividades culturais e concursos de projeto, fotografia, croquis e pinturas.

O XIV ENEPEA tem como temática central Escalas da Paisagem: dos Fragmentos à Reconectividade, que consiste em tratar da problemática, desafios e potencialidades contemporâneas dentro do âmbito da Arquitetura Paisagística em termos de planejamento, projeto e gestão do Sistema de Espaços Livres e da Paisagem em suas diversas escalas de abordagem. 

As três Sessões Temáticas abaixo apresentadas podem estar permeadas por experiências acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão (conceitos, teorias, processos e metodologias) assim como por experiências desenvolvidas no âmbito da prática profissional em paisagismo.

Os três eixos temáticos, pelo seu caráter pluridisciplinar de enfoques e recortes, constituem um meio expressivo referente à compreensão dos processos de formação e configuração da paisagem, espaços livres e ambiente.

ST1 - Estratégias e projetos para espaços de transição

Este eixo temático visa compreender as possíveis e potenciais interfaces e/ou “sobras espaciais” na cidade e na região como um ponto fundamental de discussão que impõe novas regras de análise e ação: relações entre urbano e rural; periferia; periurbano e rururbano; fronteiras, bordas e limites entre a cidade formal e informal, entre o natural e o construído; entendimento e proposição para áreas com potencial de utilização bem como de produção e serviços (vazios urbanos, friches industriellesfriches urbaines, brownfields, áreas agrícolas/propriedades rurais, urbanismo produtivo - hortas/pomares comunitários, turismo, sítios da união).

ST2 - Multifuncionalidade da paisagem e dos usos e atividades nos espaços livres

Este eixo temático visa abordar as relações de funcionalidade, conectividade, planejamento e projeto de unidades e subunidades da paisagem, estruturas da paisagem (redes, matrizes, corredores, manchas e fragmentos) e espaços livres intraurbanos de lazer e recreação (unidades de conservação, parques, praças, ruas, calçadões, largos, balneários, praias etc.). Através da conexão entre as diversas escalas possibilita-se a conservação dos recursos naturais, a valorização das matrizes naturais, minimizando a fragmentação das mesmas pelo fomento à criação de redes ecológicas e corredores (verdes, azuis, amarelos e cinzas) e, ainda, a potencialização das redes e trocas sociais, vinculando as funções múltiplas destes espaços a usos ativos e/ou passivos, ecológicos, recreacionais, culturais, sociais, estéticos, paisagísticos e educativos. Sobreposição de padrões de usos e atividades previstas ou permanentes junto a ações de apropriação temporárias, valorizando os laços e as diferenças socioculturais. Relação entre presevação da biodiversidade com as demandas de crescimento urbano e regional, densificação e usos (mobilidade, acessibilidade, percepção e preferências socioculturais).

ST3 - Patrimônio paisagístico: teoria, história e práticas de intervenção na paisagem e nos espaços públicos

Este eixo temático pretende discutir a valorização da memória e das identidades locais e regionais por meio da história e da preservação patrimonial paisagística de paisagens e espaços públicos tombados e/ou com potencial de conservação. Elencar bases conceituais e metodológicas para a caracterização das paisagens e dos espaços públicos de forma a identificar os valores (ecológico, paisagístico, ambiental, cultural e social) e os modos de proteção (manutenção, conservação, restauração e reconstituição). Promover diretrizes para a proteção, gestão e ordenação via catálogos/cartas patrimoniais, políticas de paisagem, planos diretores e/ou legislação específica. Valorizar as dimensões histórica e cultural, bem como o potencial educador na gestão da paisagem e dos espaços públicos. Referências conceituais e técnicas projetuais de intervenção contemporâneas bem sucedidas relacionadas ao patrimônio paisagístico de modo a garantir a valorização e o reconhecimento histórico, artístico e ecológico.

O Encontro conta com a organização geral dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria (Campus Santa Maria e Cachoeira do Sul), do Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP-CAU-UFSM) e do Laboratório de Paisagismo e Arquitetura (PARQ). 

Website do XIV ENEPEA.

XIV ENEPEA

happens
from 02/10/2018
to 06/10/2018

where

Universidade Federal de Santa Maria
Av. Roraima, 1000, Prédio 7, Camobi
Santa Maria RS

source
Luis Guilherme Aita Pippi
Santa Maria RS

share


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided